Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

100 anos vivendo em fraternidade

12/12/2011

Notícias

Rio de Janeiro (RJ) – O Convento Santo Antônio do Largo da Carioca, Rio de Janeiro, comemorou com grande alegria e emoção a festa da Imaculada Conceição de Maria – padroeira da Ordem Franciscana – e o centenário de fundação da Fraternidade Santo Antônio. O evento foi prestigiado por várias fraternidades do Regional Sudeste II da OFS que vieram comemorar esse importante momento da vida fraterna.

O centenário da Fraternidade Santo Antônio do Largo da Carioca é uma prova atual da força e vitalidade do carisma franciscano num mundo marcado por grandes transformações. Viver e anunciar o Santo Evangelho são elementos essenciais do carisma franciscano.

A celebração foi presidida pelo ex-assistente da fraternidade, frei Alberto Beckhäuser, ofm, que em sua homilia realçou que Maria possui um lugar especial na História da Salvação, pois antes mesmo de seu nascimento foi escolhida por Deus para ser a Mãe do Salvador. Destacou ainda que a vocação humana encontra na Mãe de Deus toda a plenitude da obra da Criação. Finalizando sua homilia, Frei Alberto disse que Maria é por excelência, um modelo de virtude, de amor e confiança em Deus para todos que desejam construir de um mundo de paz.

No final da celebração, vários irmãos da fraternidade e convidados deram testemunho da graça de estarem vivenciando um momento tão singular da vida fraterna. A ministra local, Kátia Sodré, agradeceu a todos pelo apoio ao longo de toda a programação do evento. Também foi feita memória a todos os irmãos e irmãs já falecidos que nos apresentaram o seguimento do Santo Evangelho de Jesus Cristo segundo os passos de São Francisco. A ministra local ainda destacou e agradeceu ao atual assistente fraterno, frei Vitório Mazzuco, ofm, pelo grande apoio dado ao trabalho da fraternidade e pelo revigoramento espiritual da vocação franciscana secular.

Frei Vitório apresentou aos presentes o novo confrade do convento, frei Valnei Brunetto, que terá a missão de atuar no Serviço Franciscano de Solidariedade. O SEFRAS articula através de redes de serviços a promoção humana e social de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Após a celebração, os presentes foram recepcionados com grande hospitalidade e singela de coração. Muitos puderam visitar pela primeira vez a belíssima Igreja de Igreja de São Francisco da Penitência mantida pela Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência. Localizados no coração da Cidade do Rio de Janeiro, o Convento de Santo Antônio e a Igreja de São Francisco da Penitência são ícones do patrimônio histórico brasileiro e ao longo dos últimos séculos foram testemunhas de importantes acontecimentos da História do Brasil e da Cidade do Rio de Janeiro.

Louvemos e bendizemos o Senhor, pois ele faz maravilhas! Santo é o seu nome!

“Exército franciscano”

A Ordem dos Frades Menores (OFM) nasceu em 1210, e a Ordem de Santa Clara (as Clarissas), em 1212. Foi também nessa época que nasceu a Ordem Franciscana Secular (OFS), tendo como ideal viver o Evangelho em todos os lugares onde se encontravam. Homens e mulheres, casados e solteiros, em meio às famílias, buscando viver o mesmo ideal que tanto atraiu Francisco de Assis. A Ordem foi aprovada pelo Papa Honório III em 1221. Luquésio e Buonadona são considerados os primeiros franciscanos seculares que, segundo a tradição, foi o primeiro casal que São Francisco aceitou na Ordem Secular daquele tempo.

Hoje, mais do que nunca, os Franciscanos Seculares sentem-se comprometidos a viver o Evangelho cada dia e em toda circunstância, segundo a própria vocação e os dons recebidos. A OFS apresenta-se como uma experiência de vida cristã, partilhada por mulheres e homens sem discriminação, sendo hoje um verdadeiro exército franciscano de Deus espalhado por todo o mundo.

“A Ordem Franciscana Secular é a mais antiga forma de organização de Leigos que, guiados pela Igreja, unidos em fraternidade e inspirando-se no ideal de São Francisco de Assis, se empenham em testemunhar com a vida o Evangelho de Jesus Cristo e se dedicam ao apostolado no estado laical”. (Beato João Paulo II)

Louvemos e bendizemos o Senhor, pois ele faz maravilhas! Santo é o seu nome!