Carisma - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Última vontade de Francisco às suas senhoras

Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM

Temos sempre em mente a comemoração dos oitocentos anos do começo da vida das Irmãs Pobres de São Damião que se dará em 2012. Temos acompanhado, neste site, as reflexões sólidas e bem fundamentadas de Irmã Chiara Giovanna Cremaschi em seu livro Chiara di Assisi. Un silenzio che grida (Ed. Porziuncula). A autora, à pagina 99, inaugura um novo capítulo ao qual dá o título de: Chiara nell’oscurità mentre s’avvicina il passagio di Francesco ( Clara na escuridão enquanto se aproxima a passagem de Francisco). Não estamos mais nos começos, talvez mais leves de São Damião. Clara carrega a cruz. Mas não desanima. Ela precisará aceitar uma regra diferente de seu espírito e pensa muito na eventual partida de Francisco para a terra dos vivos.

1. São Damião aceita a Forma vivendi de Hugolino – A fraternidade (ou a sororidade) de São Damião vivia muito simplesmente com umas poucas orientações dadas às irmãs por Francisco. Aos poucos vão surgindo mosteiros femininos novos em todos os cantos da Europa e a Santa Sé achou por bem dar uma certa unidade a todos esses novos espaços de contemplação. Vão se multiplicando os mosteiros pobres que aceitam a Forma vivendi de Hugolino. Cada vez mais aumenta a pressão para que a mãe das irmãs pobres também dê sua adesão a ela. A partir de documentos analisados nos últimos anos ficou claro que São Damião é contado entre os mosteiros que adotam a nova Forma, no final de 1225, ainda durante a vida de Francisco. Espontaneamente perguntamo-nos se Francisco estava de acordo com esta decisão. Lendo uma carta que, posteriormente, o cardial Hugolino escreveu a Inês de Praga pode-se dizer que sim (p. 99 do livro de C. Cremaschi). Nesse momento Clara acolhe formalmente a Regra de São Bento. Sem dúvida ela vai aprofundar-se no seu conhecimento, como demonstra o fato de que ela inserirá alguns de seus tópicos em sua Forma de vida. Deve-se ter presente, no entanto, o conteúdo desse grande documento espiritual que é a Regra de São Bento, não corresponde ao carisma de Clara, sobretudo no tocante à pobreza. Ora, para Clara o habitar corporalmente reclusa é uma dimensão inerente à escolha da vida contemplativa na qual Deus é o centro e seu único sentido de viver e à suprema pobreza abraçada como seguimento de Jesus Cristo. Relacionando-se com o Cristo pobre ela lhe dedica longas horas de dia e de noite além do tempo consagrado à oração litúrgica, Da oração ela haure riquezas espirituais. Clara não precisa de normas jurídicas para “permanecer no mesmo lugar” Ela sabe que esse “afastar-se” favorece a intimidade com o Amado, O estilo de vida radical abraçado por Clara na força do Amor vai além de qualquer dimensão jurídica. Sua obediência à Igreja faz com que aceite normas pormenorizadas que contrastam com seu espírito aberto, cheio de amor pelo Senhor e na correspondência das irmãs. A adesão à Forma vivendi hugoliniana exigirá que se faça algumas adaptações em São Damião, o que levou um certo tempo. Parece evidente que Clara seguiu a Forma vivendi à luz da Forma de vida que lhe tinha sido dada por Francisco, deixando-se guiar pelo espírito do Senhor.

2. A leitura da terceira carta a Inês de Praga nos faz saber que em São Damião, também a propósito do jejum, eram seguidas as determinações de Francisco e na as do bispo de Óstia. Estamos diante de personalidades muito diferentes: o Cardeal está preocupado em precisar tudo, dar indicações que, em grande parte – no tocante ao jejum e ao silêncio – se inspiram na tradição cisterciense da qual ele está muito próximo; Clara é contrária a minúcias, tem um espirito aberto e deixa espaço à ação do Espírito. Para viver a contemplação, numa entrega total nas mãos do Deus único, não se fazem necessárias tantas pequenas prescrições. A altíssima pobreza é a estrada que leva à comunhão vital com Cristo e com as irmãs. Quem ama cumpre a lei, lembra São Paulo (Rm 13,10). A resposta de Amor de Clara é muito maior do que aquilo que está contido nas prescrições jurídicas. Clara pode observar as normas que lhes são consignadas. Isto não impede de viver o que está em seu coração: o seguimento apaixonado e ardoroso do Cristo pobre. Encontramos novamente o equilíbrio que sempre a caracterizou: de um lado um grande respeito e veneração pelos ministros de Cristo e de outro lado a consciência indestrutível de seu particular chamamento no seio da Igreja. Clara encara a intervenções da Sé Apostólica com esses sentimentos, o que não exclui sofrimento interior e suplica ao Espirito Santo a luz que possa clarear um caminho muitas vezes cheio de trevas e de escuridão.

3. O momento da provação – Na vida da mãe das irmãs pobres é difícil descobrir momentos de escuridão nos quais a fé se mostra nua o horizonte parece escurecer a ponto de esconder o contorno das coisas e tornar impossível o caminhar. Em Clara tudo é tão luminoso, marcado continuamente com a presença do Esposo Jesus Cristo. Parecia que ela que estava antevendo o momento da mais dura provação em 1226 com a morte de Francisco. Alguns dados colhidos das biografias do Poverello e do Testamento de Clara permitem que imaginemos um grande sofrimento não somente físico, mas também moral e interior. De resto, a doença do corpo debilita também o espirito e o torna mesmos capaz de enfrentar as dificuldades Sem dúvida Clara não constitui exceção . Também para ela a eventualidade da perda de Francisco, ele que é nosso único consolo e sustento depois de Deus, é fonte de perturbação profunda, bem como de uma indizível dor. Os santos são criaturas de carne e osso que carregam em si a marca das limitações: fraqueza e grandeza ao mesmo tempo. O caminho dos santos não é diferente dos nossos, ou seja, marcado pela incerteza, dúvida e medo. O que os caracteriza é a plena aceitação da própria realidade na sua concretude, entregando-se ao Pai mesmo não compreendendo nada, certos de que não são onipotentes, de tudo podermos naquele que nos dá força (cf. Fl 4.,13), como disse São Paulo.

4. A mãe das irmãs pobres, sozinha em seu pobre leito, num momento em que a doença se agravava se dá conta que alguma coisa vai se perdendo. Ela espera que as linhas do projeto de vida traçado por Francisco para elas seja claramente definido e que os responsáveis pela Igreja o aceitem. Além disse a possível perda do pai, irmão e amigo perturba o coração para além de tudo o que se possa pensar. Uma outra eventualidade, nada hipotética, assalta Clara: ela pode morrer antes de Francisco sem poder revê-lo ainda uma vez. Os pensamentos desta mulher de pouco mais de trinta anos vive na plenitude de sua feminilidade, são límpidos e transparentes. Ela estima profundamente a Francisco e não esconde esse bem querer.

5. Podemos dizer que a plantinha de São Francisco vive a sua sexta-feira santa da maneira mais crua. Encontra-se sob a cruz. Experimenta o abandono e a solidão, a incerteza com respeito ao amanhã, a possiblidade de deixar as irmãs que Des lhe havia dado privadas de sua presença e também da presença do Poverello. Que havermos de dizer mais? Acrescentemos somente que a filha dos Favarone tem medo de sua própria fragilidade. Não estamos diante de um problema de linguagem, ou a esse costume de ver na mulher o sexo frágil, mas diante da experiência i concreta de falta de forças físicas, a tal ponto que coloca a nu a pequenez da criatura. Pensamos não nos enganar ao afirmar que a consciência da gratuidade dos dons de Deus, o sentir-se amada pelo Pai celeste com a ternura de uma mãe, o estar como uma criança nas mãos desse mesmo Pai foram amadurecendo em Clara através da morte a si mesma e de todo apoio humano. Nos meses dolorosos deste longo calvário, Clara recebe notícias de Francisco através dos frades. que por sua vez contam ao Pai os sofrimentos de Clara e das irmãs. Estamos diante de uma teia de relacionamentos humaníssimos em que a dor e o amor têm seu semblante mais autêntico. Os dois não temem manifestar-se, porque o Filho de Deus vindo à nossa terra quis tudo assumir em si, vivendo tudo no seu coração e no seu corpo de carne. A vida em Cristo comporta a plena acolhida do mistério da encarnação que reveste de grandeza e dignidade tudo aquilo que é plenamente humano. Assim, na última semana de vida do Poverello, a sua plantinha chorava com alma amarga e não tinha consolação porque não podia ver antes de sua morte o seu único Pai depois de Deus… E através de um frade comunicou esta sua ansiedade. Belíssimo ver sua reação de Francisco: como a amasse com paternal afeto – a ela e suas irmãs – pelo santo modo de vida delas moveu-se de piedade, mormente porque com a cooperação do Senhor haviam se convertido ao Senhor pelas suas admoestações. (Compilação de Assis, 13). O Amor pelo seu Deus que o plenifica totalmente não distancia esse homem até o fim de seus dias dos irmãos e das irmãs. No Amor os ama mais intensa e livremente

Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
udemy paid course free download
download samsung firmware
Download Premium WordPress Themes Free
lynda course free download

Conteúdo Relacionado