Carisma - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Mensagem do Ministro Provincial para a Festa de Santa Clara

 

Caríssimas irmãs Clarissas dos 20 mosteiros da Federação Brasileira, especialmente os 7 mosteiros no território de nossa Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil;
Queridas irmãs religiosas franciscanas dos mais diferentes institutos;
Caros confrades, filhos também no espírito e no ideal de nossa Mãe Clara de Assis;
Demais irmãs e irmãos, colaboradores, jovens, voluntários e participantes da nossa missão evangelizadora,
Paz e Bem!

Estamos nos aproximando da grande festa e solenidade da nossa irmã e mãe Clara de Assis. O dia 11 de agosto é o dia do trânsito de Santa Clara. Neste mesmo dia, em 1253, ela deixou este mundo como um dom precioso a todo o Povo de Deus.

Para nós, este não é apenas um dia festivo, mas antes uma bela oportunidade de nos deixarmos tocar pela provocação da vida e do ideal desta seguidora mais perfeita de nosso Pai São Francisco. Aquela que ele cultivou como sua “plantinha”. Por isso, ela é para nós “mestra” neste seguimento de Cristo ao modo de Francisco.

E, na sua criatividade, soube colher aquilo que é o coração e o drama de todo o movimento franciscano. Por isso, hoje celebramos o nosso carisma franciscano. Em seu ideal apaixonado e apaixonante, Clara nos provoca a tomarmos, também nós, um lugar nesta grande história de seguimento radical dos passos do Cristo.

Seu testemunho marcou a vida de uma multidão de fiéis, não só entre suas irmãs ou dentro da Ordem Franciscana, mas desde papas e reis até os mais simples e pequeninos que conseguiram ver nela, como num espelho, o reflexo de Jesus Cristo, pobre e crucificado.

A Clara de Assis nobre, rica e bela não pôs nestes atributos os valores maiores de sua vida. Desde os primeiros anos, esforçava-se em amar profundamente o Cristo. Assim, foi percebendo em si o chamado para uma missão maior.

Ouvimos em sua carta a Santa Inês de Praga como ela insiste no olhar cotidiano ao espelho que é o Cristo para nele examinar-se e a partir dele tornar-se inteiramente revestida e adornada com as sublimes virtudes: a feliz pobreza, a santa humildade e a inefável caridade.

O referencial de Clara é o Cristo e não apenas Francisco. Mas foi o olhar afinado por essa contínua contemplação que a fez observar de longe e, cada vez, com mais atenção, a transformação ocorrida em Francisco, sua renúncia aos bens e à família, os seus primeiros seguidores e o estilo de vida que levavam. Foi percebendo neles o encontro com o verdadeiro significado da vida, a plena felicidade.

E depois de ser recebida por Francisco e iniciar seu caminho espiritual, com as tantas irmãs que foram se juntando a ela, o impressionante é a qualidade do amor vivido diariamente numa relação direta com Deus.

E a escuta atenta da Palavra, este espelho que reflete muito claramente o próprio Cristo, leva-a a uma vivência muito concreta de seus valores.

Podemos destacar:

♦  Sua Vida Contemplativa que não é simplesmente viver isolada num claustro, mas acima de tudo viver como consagrada, na escuta constante de Deus, ou seja, numa vida habitada por Deus.

♦ A vida em fraternidade é o lugar da vivência do Evangelho. No cuidado de cada irmã, aprende-se da relação com Deus a “conservar a unidade da recíproca caridade” (RCl X, 7). Amar como como Deus nos ama.

♦ A vida em santíssima pobreza é a opção de fundo que inspira a decisão de viver “a perfeição do santo Evangelho” (Fv1). Como Francisco, Clara é apaixonada pela pobreza e luta para alcançar o “Privilégio da Pobreza”, ou seja, o direito de não ter propriedades. Viver na precariedade, sentir falta até das coisas necessárias, faz parte desta aventura evangélica e da aposta na confiança total ao Deus amor e providente.

Clara tem muito a nos dizer. Não só em palavras, mas principalmente com o seu testemunho vigoroso.

Ela é a expressão da vivência radical do Evangelho: vivê-lo e nada mais. Mas, não faz isso com dureza. Coloca os valores essenciais do cristianismo no modo cotidiano, simples, fraterno e feminino de viver.

Seu testemunho é, para nós, uma garantia de que viver assim é possível. Seremos cristãos e franciscanos autênticos se nos consagrarmos à alegria de quem vive com o Senhor. Desta forma, estaremos abrindo nossa Fraternidade e nossa família à ação de Deus e permitindo que esta grande santa traga um pouco mais de claridade à Igreja e ao mundo de hoje.

Peço a todos vocês as bênçãos de Deus, como gostava de pedir Santa Clara:

O senhor Todo-Poderoso vos abençoe;
volte para vós os Seus olhos misericordiosos,
e vos dê a Sua paz! Amém.
Derrame sobre vós as Suas graças em abundância,
e no céu vos coloque entre os Seus santos! Amém.
Que o Senhor esteja sempre convosco,
e que vós estejais sempre com Ele! Amém.

Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
lynda course free download
download huawei firmware
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy paid course

Conteúdo Relacionado