Carisma - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Santa Clara em quatro tempos – III

Continuamos a nos encantar com a biografia viva e poética de Clara feita por Felix Timmermans.


Terceiro tempo:

Clara foge de casa e se entrega ao Senhor

Num vestido de seda branco, Clara velava na escuridão de seu quarto, ajoelhada no genuflexório. Ela não rezava, estava ansiosa e atenta à noite, mas não se ouvia ruído algum. Na ponta dos pés ela se aproximou da janela. Jamais tinha visto tantas estrelas. Depois de um longo tempo surgiu uma meia-lua sobre o vale. Na densa escuridão, ela procurava distinguir o bosque, mas nada conseguia ver. Então uma luzinha movimentava-se lá embaixo: devia ser no bosque. Seu coração começou a palpitar fortemente. Pôs-se à escuta. Ela percebeu que, mesmo sem corrente de ar a porta se abriu. Às apalpadelas, ela se aproximou e pegou na mão estendida que a procurava. Era a mão tremula de sua tia.

No meio da escuridão, elas desceram os degraus das escadas de pedra e chegaram ao jardim. A tia envolveu Clara num manto e a conduziu lá para baixo, pelo gramado, chegando até onde havia um pequeno portão, que muitos anos não era usado. Na tênue luz das estrelas podia-se vislumbrar o bosque, pedras cobertas de musgo e uma estátua de Vênus quebrada misturada com a herva. A tia prudentemente se apressou a preparar o caminho.

“Se o portão não se abrir”, sussurrou Clara, “eu pulo o muro”! De repente, apoderou-se dela grande ansiedade. Parecia que todos de sua casa e toda Assis vinham atrás dela para trazê-la de volta.

Contudo, a tia, arrastando para o lado mais algumas pedras, com um empurrão abriu o portão. O vale estava a seus pés, iluminado pela tênue luz da lua. Caminharam por uma trilha estreita semeada de grandes pedras e então chegaram a uma estrada larga. Nesse momento, a tia sentiu-se perturbada. “E seu pai?”, sussurrou ela angustiada. “Ele vai me matar!” “Vamos rezar”, disse Clara.

Foram caminhando ao lado de um riacho e no alto viram mover-se uma luz, mais uma, e mais outra, enfim uma dezena.

“Os irmãos”, disse Clara.

Eles foram se aproximando cada vez mais e, no meio deles, o pequeno Francisco. Clara se deteve e inclinou a cabeça.

“Deus seja louvado que você chegou, Irmã”, disse Francisco. Juntas, e ladeadas pelos irmãos, elas foram caminhando silenciosamente pela mata adentro.


Felix Timmermans
A harpa de São Francisco
Vozes, p. 168-171

(continua)

Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
online free course
download xiomi firmware
Download Premium WordPress Themes Free
download udemy paid course for free

Conteúdo Relacionado