Carisma - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O mundo luminoso e fraterno de São Francisco

franciscanamente_040517

O Cântico do Irmão Sol

Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM
Petrópolis, RJ

Vivemos a era do Papa Francisco. Quando o cardeal argentino Jorge Bergoglio escolheu este nome para ser designado como Papa estava começando a tecer um programa de pontificado. Somos muito gratos ao Papa por sua Carta Encíclica Laudato Si’ e por suas referências carinhosas a São Francisco de Assis. Apoiados em reflexões de Frei Éloi Leclerc, franciscano francês falecido ano passado, oferecemos aqui uma meditação sobre o Cântico das Criaturas do Poverello de Assis.

O Cântico

Altíssimo, onipotente, bom Senhor,
teus são o louvor, a glória e a honra
e toda a bênção.

Só a ti, Altíssimo são devidos;
e homem algum é digno
de te mencionar.

Louvado sejas, meu Senhor,
com todas as tuas criaturas,
especialmente o senhor irmão Sol,
que clareia o dia
e com sua luz nos alumia.

E ele é belo e radiante
com grande esplendor:
de ti, Altíssimo é a imagem.

Louvado sejas, meu Senhor,
pela irmã Lua e as Estrelas,
que no céu formaste claras
e preciosas e belas.

Louvado sejas, meu Senhor,
pelo irmão Vento,
pelo ar ou nublado,
ou sereno e todo o tempo,
pelo qual às tua criaturas dás sustento.

Louvado sejas, meu Senhor,
pela irmã Água,
que é mui útil e humilde
e preciosa e casta.

Louvado sejas, meu Senhor,
pelo irmão Fogo
pelo qual iluminas a noite.
E ele é belo e jucundo e vigoroso e forte.

Louvado sejas, meu Senhor,
por nossa irmã a mãe Terra,
que nos sustenta e governa,
e produz frutos diversos
e coloridas flores e ervas.

Louvado sejas, meu Senhor,
pelos que perdoam por teu amor,
e suportam enfermidades e tribulações.

Bem-aventurados os que as sustentam em paz,
que por ti, Altíssimo serão coroados.

Louvado sejas, meu Senhor,
por nossa irmã a Morte corporal,
da qual homem algum pode escapar.

Ai dos que morreram em pecado mortal!
Felizes os que ela achar
conformes à tua santíssima vontade,
porque a morte segunda não lhes fará mal!

Louvai e bendizei a meu Senhor,
e dai-lhe graças e servi-o em grande humildade.

Comentários:

Durante o outono de 1225, um ano antes de sua morte, macerado pelas doenças, tendo os olhos que não podiam suportar a luz, Francisco de Assis compôs o seu mais alegre texto, o Cântico do Irmão Sol. Em julho de 1226, acrescentou a penúltima estrofe que decantava o perdão e a paz, tendo em mente reconciliar o bispo com o prefeito de Assis. Posteriormente, no começo de outubro de 1226, quando ficou sabendo por parte de seu médico que o dia de sua morte se aproximava, compôs a última estrofe do Cântico, uma agradecida saudação à “irmã morte corporal”!

O “Cântico do Irmão Sol” exprime um puríssimo amor pela natureza. Não podemos ver nesse poema apenas uma peça de delicada poesia ou um maravilhoso relato. Sob o ponto de vista cultural trata-se de documento exponencial. Primeiramente por seu valor literário: o texto original que marca os inícios da literatura italiana sempre provocará admiração a artistas por seu ritmo, com sua musicalidade e sua leveza. É importante, no entanto, principalmente pela atitude de fundo que lhe dá fundamento. Trata-se da afirmação do esplendor do universo, uma adesão sem reserva, entusiasta à matéria em si, afirmação do valor das coisas e de sua beleza.

UMA FRATERNIDADE CÓSMICA

O encantamento cósmico de Francisco inspira-se nos salmos e cânticos da Bíblia, de modo particular no cântico dos jovens na fornalha ardente. Há, no entanto, nesse Cântico, há algo a mais, algo que não transparece dos escritos bíblicos: Francisco fraterniza com os elementos materiais. Não somente ele os designa de irmãos e de irmãs, mas segundo o seu primeiro biógrafo, o santo experimenta sentimentos fraternos para com eles. É novidade tal visão.

Na realidade, o que pode bem significar esta fraternidade cósmica?

A resposta é simples. Ela está estampada no olhar que Francisco dirige aos seres e às coisas. O Poverello decidiu não possuir o mundo. Não utilizá-lo. Não dominá-lo.
Recusa-se a ser mestre todo poderoso dos seres e das coisas. Há um só Altíssimo e Bom Senhor.

Temos dificuldade, hoje em dia, em compreender esta postura de humildade diante das coisas. Nossa civilização industrial nos leva a sermos mestres e donos da natureza. Deus sabe bem com o maltratamos a magnífica natureza! Reduzimo-la a um objeto de exploração em nossas mãos. Hoje damo-nos conta da devastação operada e que é tempo de fazer uma revisão de nossa atitude se quisermos que a natureza não seja, mais dia menos dia, completamente destruída. Francisco se recusava a dominar as coisas. Dava-se conta que as criaturas provinham no mesmo amor criador que nós, seres humanos. De alguma forma via que elas refletiam algo do poder e da beleza do amor original. A seu ver um mesmo elã de amor engendrara todos os seres e criava entre eles laços de parentesco. Esse olhar fraterno levou Francisco a se aproximar das coisas com imenso respeito e alimentar com elas verdadeira amizade.

Há um outro aspecto, não menos verdadeiro desta fraternidade. As criaturas demonstram serem amigas de Francisco. Todo o universo se lhe apresentava fraternal. Os diversos elementos cantados por em seu Cântico nada apresentam de hostilidade. O fogo ilumina sem queimar; o vento sopra sem devastar; a água é “útil e humilde, preciosa e casta”. Os elementos da natureza perderam para ele seu caráter amedrontador. Pode ser que uma tal visão do mundo venha a parecer idílica e ingênua. Não nos enganemos. O mundo luminoso e fraterno de Francisco de Assis reflete uma purificação interior que alcançou penetrar com claridade todos os impulsos da natureza, a espiritualiza-los, despoja-los do amor próprio que os corrompe. Tocamos assim o sentido mais íntimo do Cântico do Sol.

Tal transfiguração não teria podido se produzir sem uma experiência de reconciliação. Só conseguimos nos libertar quando nos reconciliamos. É significativo que Francisco tenha acrescentado ao seu cântico estrofes louvando o perdão e a paz. Tal cântico é aquele do homem que conseguiu domesticar o lobo que cada um carrega dentro de si e que desta forma se tornou o irmão universal.

O CÂNTICO DO HOMEM SALVO

Quando ouvimos Francisco cantar os elementos é, ao mesmo tempo, seu sonho profundo que nos faz ouvir. Seu cântico é o borbulhar das fontes que veem à luz. É o canto do homem salvo em sua totalidade, tão unificado em Deus que todos os conflitos que dilaceram a consciência comum se apaziguam nele. Sua visão do mundo reflete aquilo que ele mesmo está se tornando: um ser inteiramente luminoso, penetrado e renovado pelo Espírito até mesmo em suas raízes carnais.

O Cântico decanta a nova criação no centro da existência humana. É a confissão inconsciente, lírica espontânea de um homem no qual as forças de vida reencontraram a transparência das fontes e o brilho do sol.

Cf. Éloi Lecrerc, OFM
Revista Prier, outubro de 1978.

Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
free download udemy paid course
download lenevo firmware
Download Nulled WordPress Themes
free online course

Conteúdo Relacionado