Carisma - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O Encanto do Natal

Quando o Altíssimo abre mão de sua onipotência

♦ O coração cristão e franciscano sempre se extasia pela vivência do tempo do Natal e, de modo particular, pela comemoração do dia em que nasceu entre nós o Menino que foi deitado nas palhas de um manjedoura. As imagens do presépio estão indelevelmente gravadas no mais fundo de nosso coração desde a mais tenra infância. Mesmo que a sociedade de consumo tenha tirado Jesus do Natal e as ceias, suntuosas ou não. Desconheçam as verdadeiras razões pelas quais elas se realizam, nosso coração continua se encantando com o Natal. Nesse tempo parece que voltamos a ser crianças quando pedíamos que o pai nos erguesse para vermos as imagens do presépio da igreja e jogar um beijo para o menino Jesus.

♦ “Mais do que nenhuma festividade, Francisco celebrava com inefável alegria o nascimento do Menino Jesus e chamava festa das festas o dia em que Deus feito Menino, se amamentava como todos os filhos dos homens. Beijava mentalmente, com esfomeada avidez, as imagens do Menino, que o espírito lhe construía e, dele, entranhadamente compadecido, balbuciava palavras de ternura, à maneira da crianças. E o seu nome era para ele como um favo de mel na boca” (2Celano 199).

♦ Aquele altíssimo e bom Senhor, aquele que os céus não podem conter busca o homem de todos os tempos. Não chega espalhafatosamente, mas na fragilidade de uma criança. Francisco assim pregava a respeito do rei pobre que nasceu na pequena cidade de Belém. Simplicidade encantadora. Aquele que vem do Mistério torna-se pobreza de bens e carente de cuidados.

♦ Vivemos tempos novos em que somos chamados, numa sociedade consumista e criadora de cruéis desigualdades, a uma vida de simplicidade. Temos que tentar ver esse Deus da noite de Belém e da montanha do Gólgota nos pobres, solitários, abandonados, menosprezados, excluídos, nos que vivem com trapos e sem esperança. Deus nasceu na carne de uma criança indefesa e de um ser humano injustamente condenado à morte.

♦ Inesquecível a noite de Greccio onde Francisco quis ver com seus próprio olhos como Deus se tornara fragilidade destilando amor e suplicando amor. Francisco gritará aos quatro ventos: “O amor não é amado. O amor não é amado”. Quando o Pobre de Assis usa da palavra é só encanto: “Por vezes, ao mencionar a Jesus Cristo, abrasado de amor, chamava-lhe o “menino de Belém” e, ao dizer “Belém” era como se imitasse o balir duma ovelha e deixasse extravasar da boca a maviosidade da voz e toda ternura do coração. Quando lhe chamava “menino de Belém” ou “Jesus”, passava a língua pelos lábios, como para saborear e reter a doçura de tão abençoados nomes” (1Celano 86).

♦ “Se pelo fato da Encarnação, o Verbo, de certa forma, assumiu cada homem, como diziam alguns Padres da Igreja, pelo modo como a Encarnação se realizou, ele assumiu, de forma especial, o pobre, o humilde, o sofredor, a ponto de identificar-se com eles. Francisco de Assis tinha disto agudíssima consciência. Para ele, o amor por Cristo, o amor pelos pobres e o amor pela pobreza constituíam uma só coisa. “Quando vês um pobre”, disse um dia a um companheiro que tinha julgado mal um mendigo, “deves pensar naquele em cujo nome ele vem: Cristo feito homem para assumir a nossa pobreza e enfermidade. Na pobreza e na doença deste mendigo nós temos que acolher com amor a pobreza e a doença do Senhor nosso, Jesus Cristo, as quais ele carregou no corpo e pela salvação do gênero” (Raniero Cantalamessa, O apaixonado por Cristo. O segredo de Francisco de Assis ( Fons sapientiae, São Paulo, p. 85-86)(Legenda Perusina 89). Deus morre de frio nas calçadas e executado nas esquinas das ruas. Jean Guitton, observador leigo do Vaticano II: “Os Padres conciliares reencontraram o sacramento da pobreza sob as espécies daqueles que sofrem”.

Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
udemy free download
download lava firmware
Download WordPress Themes
udemy paid course free download

Conteúdo Relacionado