Carisma - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Carisma Franciscano – VIII

                                                                                                                                          Imagem: Piero Casentini

Prova de amor

Viver, viver intensamente. Somos frades menores. Não basta sobreviver. É preciso brio. Energia. Uma serena alegria. Descobrir o que o Artista, que é Deus, anda escrevendo. Há a recuperação do essencial e a busca de um novo para continuarmos fiéis ao dom do carisma. “A vocação que recebemos nos faz responsáveis diante dos homens e das mulheres de nosso tempo que, por toda a parte, procuram pessoas de Deus e lugares de autêntica espiritualidade a fim de dar novos significados à sua existência. Não os decepcionemos. “Procure ser tão bom quanto todos dizem que tu és, porque muitos confiam em ti. Por isso, te exorto a jamais te comportares de forma diferente do que se espera” (2Cel 142), dizia o simples camponês ao Poverello estigmatizado” (Giacomo Bini).

Alguém começa a experimentar uma profunda alegria de ter encontrado uma inesperada claridade no Evangelho. Rapaz de uma faculdade, moço que trabalha como balconista, jovem ou menos jovem, que deixou o mundo tétrico das coisas torpes e se sente chamado misteriosamente para as alturas mas se sente meio perdido. Por aí começa a aventura da fé.

No começo de tudo, um fascínio por Cristo Jesus. No começo da caminhada franciscana, o propósito de uma amizade com Cristo. Urge uma formação que parta do coração para deixar-se fascinar por Cristo. “O Senhor não esperou os teólogos para se explicar em poucas palavras. Todo o esforço de Deus desde a criação tem sido, por todos os meios, fazer o homem compreender que o amava. Esgotados todos os argumentos, apresenta a maior prova. “Não há maior prova de amor do que dar a vida por aqueles que amamos”. Eis tudo. Depois disso não há mais nada a dizer. Quem quiser que compreenda. Aí está o livro aberto sobre a cruz (…). O Cristo na cruz traduz para o homem em uma linguagem universal, um sinal tão simples como o pão e a água, o amor incompreensível que o consome. Eis porque não há pecado senão de infidelidade. Os moralistas podem se esforçar por organizar listas e calcular as contas; é um meio como outro qualquer de escapar ao amor. É verdade que os caminhos que permitem fugir são numerosos. Não importa o que se tome: o pecado é o afastamento. Em vez de dizer que a Paixão foi a salvação para a humanidade seria mais exato ver nela o derradeiro apelo: “Adão, onde estás?” É o grito que escapa de todas as chagas do crucificado e impede o autêntico cristão de dormir” (Jean Sulivan).

Amadurecer na fé através da oração: “No começo do caminho fazemos uma experiência sensível, emotiva, afetiva da presença de Deus. Experimentamos a carícia do Senhor. Ele nos inflama e nosso coração exulta. Não somos somente sentidos. A Palavra do Senhor vai nos dizendo aquilo que devemos viver. Aceitamos, mas não encontramos Deus lá onde o havíamos encontrado. O Senhor se faz perceber naquilo que vivemos com e para os outros. Num dado momento, Deus se torna Presença. Atua em nós, acolhemos sua ação e não fazemos mais obstáculo com nossos projetos próprios (Suzanne Giuseppi Tetut).

Carisma franciscano, contemplação… condição para a ação para a missão e a evangelização…


Frei Almir Guimarães

Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
udemy paid course free download
download micromax firmware
Download Nulled WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=

Conteúdo Relacionado