Carisma - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

OFS

Mandamentos do assistente espiritual na OFS

ofs

• Nossas Fraternidades Franciscanas Seculares são animadas por um Conselho do qual faz parte um Assistente Espiritual, religioso de um dos ramos da Ordem I ou da TOR. Não se trata de uma figura decorativa e que tem apenas a missão de “dirigir” rezas. Ele assegura a ligação das Fraternidades Seculares com o carisma. Não é dono da fraternidade, nem diretor, mas um irmão que educa, forma e acompanha.

• Os que são nomeados Assistentes precisam acreditar no carisma franciscano vivido no mundo. Não podem pensar que ali se inserindo são como que capelães ou diretores. Precisam “vestir” a camisa e saber que estão colaborando com a Igreja em sua ação missionária.

• Precisam acreditar na criação e fomento de um sólido laicato cristão marcado por pessoas que vivam no mundo, na família, no trabalho, na política o ideal evangélico vivido e difundido por Francisco. Não permitirão que as Fraternidades se refugiem nas sacristias e se comprazam apenas em serviços litúrgicos.

• O Assistente será colaborador na formação de uma elite que deseja buscar a santidade e ser fermento no mundo. Insisto no termo elite. Não se trata de elite de poder, mas elite de discípulos do Sermão da Montanha. Ajudará a equipe de formação que, em muitas fraternidades, carece de pessoas bem preparadas, sem ser seu dono.

• Cuidará que os irmãos e irmãs se aprofundem na oração, que cresçam na intimidade com Deus de tal forma que possam chegar a altos graus de oração contemplativa e mística, que vivam de verdade os sacramentos, que sejam eles mesmos oração. Haverá de lutar para que os seculares fujam de toda rotina, mesmice e mediocridade.

• Suas intervenções nas reuniões gerais são indispensáveis. É um acompanhador de vidas trabalhadas por Deus.

• Faz-se presente nas reuniões do Conselho com sua sabedoria e discernimento.

• Nunca falta à reunião geral e sua presença é a de um irmão mais velho que caminha junto e inspira confiança.

• Importante que possa dar um parecer sólido a respeito dos irmãos que pedem a profissão. Convém que ele tenham diálogos com cada irmão pessoalmente ao longo da iniciação e formação.

• O Assistente fará de sorte que as celebrações litúrgicas sejam realizadas com esmero, verdade e conforme o espírito da santa liturgia.

• O Assistente é um irmão mais velho e não apenas um “companheirinho” do grupo ou um ancião que mais se assemelharia a um cansado vovô. Mesmo com idade é pessoa cheia do fogo do Evangelho.

Frei Almir Guimarães, assistente nacional da OFS

Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
lynda course free download
download lenevo firmware
Download Nulled WordPress Themes
udemy free download