Carisma - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Impregnação de valores evangélico-franciscanos

franciscanamenteG_100517

Formação Franciscana

A formação do caráter, a exploração de todas as riquezas que o Senhor colocou dentro de nós é tarefa que nunca acaba. Precisa ser retomada ao longo das estações da vida. Há a formação do discípulo missionário, do cristão, do franciscano. Ensinar, formar, no dizer de Montaigne, não é encher vasos, mas acender chamas.

Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM

A educação/formação permanente leva a pessoa a se confrontar com sua verdade pessoal, detectar entraves e curar feridas do passado. Mostra caminhos que o levam a plena realização como pessoa, dona de sua história, buscadora do Transcendente, discípula do Ressuscitado e seguidora do jeito franciscano de tudo viver. Comporta ensino, partilha e oração.

Lembramos, à guisa de ilustração, orientações para a formação do discípulo missionário, segundo o Documento de Aparecida ( cf. nn. 276-278): encontro pessoal com Jesus; quem ouve o Senhor entra num processo de conversão; uma catequese permanente faz com que o discípulo persevere na vida cristã; ingresso numa universo de comunhão fraterna; necessidade de experimentar a urgência do ir pelo mundo, da missão.

Trata-se de buscar a sua identidade pessoal e franciscana. Trata-se “personalização”. Trata-se de forjar convicções a partir do interior de cada um. Na formação não se poderá fazer economia de processos de interiorização que permitam as pessoas de entrarem em sua pessoa e extraírem dali a fonte de seu ser. Esse processo formativo exige habilidade no manejo de algumas ferramentas básicas imprescindíveis: conhecimento e domínio no administrar os próprios sentimentos, certo grau de contemplação, capacidade de conviver consigo mesmo, cultivo da dimensão do silêncio. A fundação da pessoa é feita de pequenos e maiores compromissos. O primeiro e fundamental dos compromissos é ser cristão.

Cristãos e franciscanos, em sua formação inicial e permanente, são convidados a fazer três sérias e grandes experiências: descobrir o rosto de Deus e fazer disso realmente uma experiência inolvidável; viver, de fato, experiências de fraternidade; aprender a lavar as chagas dos leprosos.

A formação franciscana vai na linha da impregnação dos valores que marcaram Francisco e seus primeiros discípulos:

– Fascinação diante do Altíssimo e Bom Senhor;
– Reescrever em sua vida o evangelho do Cristo pobre e peregrino;
– Postura geral de simplicidade em tudo e por tudo, recusa de todo tipo de sofisticação;
– Propósito de levar uma vida marcada pelo despojamento e simplicidade;
– Aguçada sensibilidade para com o fraterno: amar o irmão com amor maternal;
– Trabalhar e agir com galhardia, mas sem perder o espírito da santa oração;
– Não querer sobrepor-se aos outros;
– Ir decididamente pelo mundo, ao mesmo tempo com saudade do eremo;
– Exercitar-se na práxis na desapropriação;Saber extasiar-se diante de coisas simples: o desabrochar de uma flor, o sorriso de uma criança e um pedaço de pão;
– Saber levar as coisas ao fundo do coração, como fazia Maria, a Mãe do Senhor;
– Sentir-se convocado a restaurar a Igreja.

Viver o Evangelho em comunhão fraterna: “A vocação franciscana é um chamamento para se viver o Evangelho na Fraternidade e no mundo (…). A fraternidade evangélica encontra seu fundamento em Cristo, primogênito de muitos irmãos, que faz de todos os homens uma verdadeira Fraternidade. A vida fraterna se edifica na medida em que faz kénosis, da Encarnação e da Páscoa, seguindo as pegadas do Cristo Servo. Na verdade, “o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate de muitos” (Mt 20,28). A partir do momento em que Cristo deu a vida pelos outros, o serviço passou a ser marcado pela renúncia, humildade, sacrifício. O serviço se situa na perspectiva da solidariedade, na dor, não na ótica da recompensa e do reconhecimento”

“Manual para Assistência à Ordem Franciscana Secular (OFS) e Juventude Franciscana, OFS Secular do Brasil”, Rio de Janeiro, p. 89-90.

Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
download udemy paid course for free
download intex firmware
Download WordPress Themes Free
udemy course download free

Conteúdo Relacionado