Carisma - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

OFS

Identidade da Ordem Franciscana Secular

Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM (*)

1. Importante compreender com clareza o carisma, a missão e o papel profético da Ordem Franciscana Secular (OFS) na Igreja e na sociedade de hoje também com a finalidade de aumentar a comunhão vital recíproca entre os seculares e os religiosos das várias Ordens Franciscanas e na Família Franciscana.

2. A vocação dos franciscanos seculares nasce da vocação universal à santidade. Os leigos, participando do sacerdócio de Cristo, sempre mais unidos a ele, desenvolvem a graça do Batismo e da Crisma em todas as dimensões da vida pessoal, familiar, social e eclesial, e realizam assim o chamado à santidade, dirigido a todos os batizados (cf. Catecismo da Igreja Católica, n. 941).3. Os franciscanos seculares na qualidade de penitentes buscam a conversão do coração sabendo que o próprio Deus haverá de plenificá-los. Nunca deixam de ler a Carta aos Fiéis de Francisco, dirigida aos que querem fazer penitência.4. O processo de conversão que deve ser retomado a cada dia é essencial para concretizar a vida de penitência:

• É Deus quem dá o ponto de partida do processo de conversão: O Senhor concedeu a mim, Frei Francisco, começar a fazer penitência”. Aí está o momento da conversão do penitente.

• Deus leva as pessoas a lugares onde elas não queriam ir.

• Em tais circunstâncias se realiza o mistério da confiança em Deus.

• O penitente aceita e coloca-se a serviço dos outros. Usa de misericórdia para com os outros.

Conclusão: paz e felicidade, o doce se torna amargo e o amargo, doce.5. Penitentes são aqueles que desejam abrir o próprio coração ao Senhor vivendo no meio de pessoas comuns e normais. A conversão é ato positivo de auto-realização, mudança do próprio coração que se abre para a ação de Deus em nós, em união com Jesus, na força do Espírito. A penitência se traduz também em obras de penitência como oração, jejum, esmola.6. Os franciscanos, quaisquer que sejam eles, vivem o carisma evangélico de Francisco. Os seculares, conforme palavras da Regra, desejam tornar presente o carisma do comum Pai Seráfico na vida e na missão da Igreja.7. Os franciscanos seculares seguem o mesmo caminho de Francisco no seguimento de Jesus, consistindo em sintonizar todo o seu interior no Senhor, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem e que permanece junto de nós como Ressuscitado. Imitação de Cristo não quer dizer duplicação ou clonagem. Francisco foi “espelho de Cristo” e a nós cabe também espelhar o Senhor Jesus em nossas vidas.8. Os franciscanos seculares seguem o Evangelho que é Jesus que foi centro da vida de Francisco. Assim fazendo eles se apresentam ao mundo com um semblante alegre.

Alguns elementos concretos do seguimento:
• obediência ao Espírito Santo,
• confiança orante na Divina Providência,
• uso reconhecido e simples dos dons de Deus,
• alegria com as obras de Deus que nos cercam,
• alegria de serem cristãos na Igreja,
• alegria por poder trabalhar,
• vontade de colocar-se a serviço dos outros.9. Os franciscanos seculares vivem a vida ordinária dos cristãos leigos.

Este texto segue de perto: Identità dell’ OFS, p. 92-96
in Manuale per l’assistenza all’ OFS e alla Gifra – Conferência dos Assistentes Gerais da OFS

(*) Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM é Assistente Nacional para a OFS e Assistente Regional da OFS do Sudeste II

Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
free download udemy course
download micromax firmware
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy course

Conteúdo Relacionado