Carisma - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

É sempre tempo de sonhar

Estes alguns sonhos de José R. Carballo, ex-ministro geral da Ordem dos Frades Menores.

O pior que pode acontecer a uma pessoa é deixar de sonhar. Quer dizer que se perdeu a capacidade de criar o futuro, quer dizer que se renuncia a viver o presente com paixão, quer dizer, enfim, que a morte se aproxima a passos de gigante. Por isso, eu quero sonhar e quero pensar que todos os irmãos sejam capazes de sonhar, porque queremos viver, queremos criar futuro. Por isso, os convido a sonhar comigo. Quando alguém sonha só, o sonho pode se tornar pura utopia, mas quando dois sonham juntos, o sonho tem possibilidade de se converter em realidade. E se em lugar de serem dois, forem cerca de 16 mil os que sonham juntos? Convido-os, queridos irmãos, a compartilhar alguns sonhos que, graças a Deus, não são somente meus.

♦ Sonho uma vida franciscana mais contemplativa, na qual nos movamos com paixão, abertos ao sopro do Espírito. Um vida enraizada no encontro encantador e entusiasmado com Jesus Cristo, que nos chama a segui-lo com todo o coração o tempo inteiro e a pleno risco. Sonho com uma via franciscana que se converta em grito profético do Absoluto de Deus, num mundo onde se multiplicam os ídolos e a fé se dilui ou tergiversa.

♦ Sonho com uma vida franciscana que viva permanentemente sob a ação do Espírito e seja fiel às suas inspirações. Será uma vida franciscana capaz de explorar caminhos novos do Evangelho, abrindo a novas presenças ali onde Ele sugeriu.

♦ Sonho com uma vida franciscana onde a passividade, o medo, a instalação e o conformismo, que vêm disfarçados de lógica e de prudência, abram caminhos à audácia e à criatividade evangélicas, sinais da presença do Espírito em nós.

♦ Sonho com uma vida franciscana que, seguindo a forma de vida que nos deixou Francisco, seja capaz de captar as desumanizações de nosso tempo, e tenha a valentia de se mover para a periferia, a fronteira, até os claustros desumanos, ali onde ninguém quer ir, para abraçar os leprosos de nosso tempo e mostrar-lhes o Deus de amor.

♦ Sonho com uma vida franciscana profética que, partindo de uma profunda identificação com Cristo, se converta em paixão e experiência fundante de vida, se sinta urgida a anunciar o rosto misericordioso de Deus, a fraternidade, a reconciliação, a paz e a solidariedade.

♦ Sonho com uma vida franciscana que se converta em memória testemunhal da ternura de nosso Deus e da força do Espírito.

♦ Sonho com uma vida franciscana samaritana, em um mundo no qual a pessoa é deixada pelo caminho, ferida, meio morta, violentada e insegura.

♦ Sonho com uma vida franciscana voltada para a missão, inserida e inculturada, fruto de muita contemplação, de exigente desprendimento e de um grande amor às pessoas, pois só assim poderá ser geradora de uma cultura de vida e da civilização do amor.

♦ Sonho com uma vida franciscana que seja profecia interpelante da fraternidade para todos, e que, em meio a um mundo dividido por rivalidades e violências de todo tipo, ofereça espaços de encontro, de acolhida, de gratuidade e de festa, de um compartilhar sereno e alegre. Uma vida franciscana que seja a memória provocativa do anseio vital que envolve o coração de toda pessoa, feita para viver com os outros e não à margem dos outros.

♦ Sonho com uma vida franciscana onde a pobreza não gere tantas discussões, mas seja uma realidade do coração que gera alegria, onde a obediência não seja vivida como luta e resignação, mas como uma apaixonante busca do diálogo e discernimento do querer de Deus, e onde a castidade e o celibato sejam vividos com um coração aberto a todos e desprendido e, por isso, alegre.

♦ Sonho com uma vida franciscana lúcida, capaz de olhar distante, para ver o que demais não veem, cheia de imaginação e coragem, capaz de comprometer-se na busca de formas alternativas de vida.

♦ Sonho com um vida franciscana que, ao estilo de Francisco, ame com fidelidade criativa a Igreja, e seja eminentemente pascal, isto é, sinal, símbolo, parábola e profecia do Reino.

♦ Sonho com uma vida franciscana que saiba despojar-se de tudo aquilo que a impeça de caminhar na direção que indicou Francisco há mais de 800 anos. Sonho com uma vida franciscana capaz de criar odres novos para vinho novo, que saiba dar respostas novas aos desafios novos, que opte por estruturas novas capazes de levar vida e vida em abundância.

♦ Sonho com um vida franciscana que avance, sem nada de próprio, para o futuro, seguindo o Senhor na história, com o fogo da paixão que nos queima por dentro, sabendo que Ele pode fazer hoje grandes coisas com os humildes de coração, como as fez há 800 anos, com Francisco e Clara de Assis.

♦ O profeta anunciou que chegarão dias em que os jovens profetizarão e os anciãos sonharão (cf. Joel 2,28). E esses dias já chegaram ( cf. Jo 4,35).

Fragmentos, Relatório do Ministro Geral, Capítulo Geral OFM, 2009


Questões
♦ Como realizar um encontro encantador e entusiasmado com Cristo Jesus?
♦ Como os franciscanos conseguem ser memoria testemunhal da ternura de Deus?
♦ Por que, em nossa vida cristã e franciscana, vivemos um sentimento de medo e de falta de desejo de mudar?

Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download huawei firmware
Download Nulled WordPress Themes
download udemy paid course for free

Conteúdo Relacionado