Carisma - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Celebração Quaresmal

AS PROVAÇÕES DA VIDA

1. Introdução

A tentação é uma inclinação ao pecado, ou seja, a romper com Deus, a divorciar-se dos irmãos e irmãs e a fechar-se egoisticamente sobre si mesmo. Frequentemente caímos na tentação devido à maldade que está em nosso interior ou à força do mal que provém de fora. Na realidade, tudo pode se transformar em tentação e tudo pode ser resolvido pela graça. Não há personagem na Bíblia que não tenha sido abalado pelas tentações. E o modelo supremo é Jesus. Tentador por excelência é o diabo.
Deus não tenta ninguém; não é o inimigo, mas aquele que ajuda e salva na tentação. Assim disse Jesus: “Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal”. O Reino de Deus começa com o combate ao demoníaco e com a presença da vida do Ressuscitado e da ressurreição.

2. Canto inicial

PALAVRA DE DEUS

3. Leitura – Epístola aos Romanos: 5, 12-17

4. Salmo Responsorial: Sl 51
• Porque é que te glorias da maldade, ó injusto prepotente? Tu planejas emboscadas todo dia, tua língua é qual navalha afiada, fabricante de mentiras!
• Tu amas mais o mal do que o bem, mais a mentira que a verdade! Só gostas das palavras que destróem, ó língua enganadora!
• Por isso Deus vai destruir-te para sempre e expulsar-te de sua tenda; Vai extirpar-te e arrancar tuas raízes da terra dos viventes!
• Os justos hão de vê-lo e temerão, e rindo dele vão dizer: “Eis o homem que não pôs no Senhor Deus seu refúgio e sua força, mas confiou na multidão de suas riquezas, subiu na vida por seus crimes”!
• Eu, porém, como oliveira verdejante na casa do Senhor, Confio na clemência do meu Deus agora e para sempre!
• Louvarei a vossa graça eternamente, porque vós assim agistes; Espero em vosso nome, porque és bom, perante os vossos santos!

5. Evangelho: Mt 4, 1-11

6. Reflexão

7. Súplicas
• Senhor Jesus, vós nos dissestes: “Não só de pão vive o homem, mas de tudo o que Deus nos diz”.
• Nós vos pedimos que nos ajudeis durante a Quaresma a viver com mais abundância vossa palavra. Ajudai-nos também a não cair na tentação de esperar um milagre que nos dê o pão grátis, quando devemos ganhá-lo com nosso trabalho.
Não nos deixeis cair em tentação…

T. E livrai-nos do mal.

• “Está escrito: A teu respeito ordenou a seus anjos para te carregarem nas mãos a fim de não machucares o pé em alguma pedra”.
• Nós vos pedimos que nos ajudeis a não desconfiar nunca da vossa proteção. Ajudai-nos também a não cair na tentação de
pedir a ajuda milagrosa de anjos, quando nós mesmos podemos remover as pedras do nosso caminho.
Não nos deixeis cair em tentação…
T. E livrai-nos do mal.

• “Também vós nos dissestes: ‘Adorarás o Senhor vosso Deus e só a ele servirás”.
• Nós vos pedimos que retireis do nosso coração o apego aos ídolos, porque só vós sois o nosso dono e Senhor. Ajudai-nos para que
ao adorar-vos não caiamos na tentação de esquecer de servir nossos irmãos e irmãs. Não nos deixei cair em tentação…
T. E livrai-nos do mal.
• “Senhor Jesus, vos fizestes um de nós, sofrestes a provação da tentação.
• Nós vos pedimos que sejais nosso sumo sacerdote compassivo e fiel. Vinde ajudar-nos. Não nos deixei cair em tentação…
T. E livrai-nos do mal.
Cel. Que o Senhor, tentado no deserto e vencedor da prova, lhes dê seu espírito para que a sua fé fortaleça durante a Quaresma até a celebração da Páscoa! P.N.S. Jesus Cristo…

8. Compromisso pessoal –
momento de oração pessoal

9. Ação de Graças

A. Nós vos damos graças, Pai santo e misericordioso por Jesus Cristo, Senhor nosso. Ele, ao jejuar durante quarenta dias, inaugurou nossa Quaresma; foi tentado, saiu vitorioso da prova e nos mostrou o caminho da conversão.

B.
Ele é vosso Filho unigênito, que mora na glória; com ele se nutre a fé dos que jejuam, cresce sua esperança e se fortalece sua caridade.

A.
Ele é vossa Palavra feita carne, pão vivo e verdadeiro que sacia a fome, manjar do banquete de vosso reino.

B.
Alimentado com este pão, Moisés, vosso servo, jejuou durante quarenta dias, quando recebeu as Dez Palavras da Lei.
Experimentou o sabor de vossa suavidade vivendo o fogo da vossa palavra, cuja doçura contemplava interiormente e cuja luz lhe iluminava o rosto.

T.
Ajudai-nos, Senhor, durante a Quaresma, a valorizar a comida que vós nos dais, a nos identificarmos com os famintos, e a
nos sentir necessitados de comungar o corpo e o sangue de vosso Filho e Senhor nosso. Amém.

10. Bênção final

• Deus, Pai de misericórdia, conceda a todos vós, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno à casa. T. Amém.

• O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, vos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão. T. Amém.

• O Espírito de sabedoria e fortaleza vos sustente na luta contra o mal, para poderdes com Cristo celebrar a vitória da Pácoa. T. Amém.

11. Canto final

Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
online free course
download micromax firmware
Download WordPress Themes
online free course

Conteúdo Relacionado