Carisma - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Acolher e ser acolhido. Considerações sobre o capítulo segundo da Regra de Santa Clara.

Frei Fábio César Gomes

No primeiro capítulo da sua Regra, Clara, em perfeita sintonia com Francisco, define a Forma de Vida das Irmãs Pobres como um “Observar o santo Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, vivendo em obediência, sem nada de próprio e em castidade” (RSC 1,2; RB 1,2). O capítulo segundo, por sua vez, trata do acolhimento daquelas que desejam assumir esta mesma Forma de Vida, como é dito no próprio título: “Sobre as que quiserem aceitar esta vida e como deverão ser recebidas”.

Clara inicia o capítulo indicando a correta motivação daquela que se apresenta para ingressar na fraternidade: que seja “por inspiração divina” (RSC 2,1) e não por algum outro motivo. De fato, assim como na origem da sua Forma de Vida está aquela visita da graça que levou Francisco a profetizar que em São Damião habitariam senhoras de vida santa (Cfr. TestCl 9-14), também é somente a partir da visita da graça, da inspiração divina que alguém poderá assumi-la. A inspiração divina, porém, não suprime a liberdade humana, mas, a interpela e a solicita. Realmente, além de ser  movida “por inspiração divina”, é preciso também que a candidata se apresente “querendo abraçar esta vida” (RSC 2,1), em outras palavras, colocando a própria liberdade à disposição da iniciativa divina.

Dito isso, Clara prossegue tratando de como a candidata deve ser recebida pelas irmãs. Ao determinar que para fazê-lo a abadessa “deverá pedir o consentimento de todas as irmãs” (RSC 2,1), fica evidente que, para ela, o acolhimento na Forma de Vida é tarefa confiada a toda a fraternidade. Tal acolhimento deve ser feito diligentemente. De uma parte, deve ser feito um exame cuidadoso da qualidade da fé da candidata, da sua situação canônica e das suas condições físicas e mentais (Cfr. RSC 3-6). De outra, lhe deve ser “exposto diligentemente o teor de nossa vida” (RSC 2,7) que, como mais adiante Clara recordará, consiste fundamentalmente numa vida “segundo a perfeição do Santo Evangelho” (RSC 6,3). Daí se entende porque a quem foi considerada idônea deverá ser feita a mesma proposta de perfeição feita por Jesus ao jovem rico (Cfr. RSC 2,8; Mt 19,21).

Assim, podemos dizer que, para Clara, uma mesma atitude deve caracterizar tanto quem já ingressou no mosteiro como quem pede para nele ingressar: o acolhimento. Para quem se apresenta, é necessário que queira acolher “esta vida”, a “vida e forma da nossa pobreza” (RSC 2,14). Para quem já assumiu tal forma de vida, é pedido que acolha aquela que chega não de qualquer modo, mas, a partir de um consentimento comum, fruto de um comum discernimento. Trata-se, portanto, de um receber e ser recebido, um acolher e ser acolhido. Receber por inspiração divina a Forma de Vida, ser recebido na obediência (Cfr. RSC 2,14). Acolher a Forma de Vida, ser acolhido na Forma de Vida.

Como ficou evidente, no centro deste capítulo “sobre as que quiserem aceitar esta vida e como deverão ser recebidas”, está a questão do acolhimento vocacional, da qual nos ocupamos bastante nos últimos Fóruns Provinciais, especialmente a propósito da nossa diminuição numérica. Acerca dessa questão, a colocação de Clara nos oferece algumas pistas.

Antes de tudo, ela nos recorda que, na dinâmica vocacional, o primado pertence sempre à graça, à iniciativa divina, à “generosidade do Pai de toda misericórdia” (TestCl 2). Assim, ao propormos sempre de novo a nossa Forma de Vida, não podemos perder de vista que somente a inspiração divina pode dispor os corações a querer abraçá-la. Neste sentido, a tarefa prioritária da pastoral vocacional será sempre a de pedir ao Senhor da messe que inspire e mova os corações. Além disso, dado que a dinâmica vocacional diz sempre respeito a um encontro entre a liberdade da iniciativa divina com a liberdade do querer humano, faz-se necessário compreender a liberdade humana não simplesmente como um dispor-se de si mesmo, mas, como um colocar-se à disposição da divina inspiração.

Além disso, Clara nos ensina que a tarefa do acolhimento e do acompanhamento vocacional não pode ser simplesmente delegada a alguns, mas, diz  sempre respeito à “abadessa e suas irmãs” (RSC 2,10), ou seja, a toda a fraternidade. De fato, como apareceu na síntese dos Fóruns, é preciso – também no tocante ao acolhimento e acompanhamento vocacional – desenvolver sempre mais um espírito de corresponsabilidade.

Enfim, Clara insiste nos critérios fundamentais de acolhimento e discernimento vocacionais que deverão ser sempre aqueles ditados pelo “teor de nossa vida”, pelas exigências próprias da nossa Forma de Vida. Tal como Francisco (Cfr. RB 2,6; RnB 2,4), também ela não nos dá o direito de propor aos que querem abraçar esta vida nada menos do que a perfeição do Evangelho, em outras palavras, a radicalidade do seguimento de Jesus Cristo.

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
free download udemy course
download samsung firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=

Conteúdo Relacionado