Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Província realiza “Assembleia da Formação e Estudos” no Seminário Santo Antônio, em Agudos (SP)

04/02/2026

Notícias

 

Entre os dias 3 e 6 de fevereiro, ocorre, no Seminário Santo Antônio de Agudos, no interior do estado de São Paulo, a “Assembleia da Formação e dos Estudos” da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Em cumprimento ao mandato do último Capítulo Provincial, realizado em 2024 e que determinou a reformulação do Itinerário Formativo, cerca de quarenta frades reúnem-se nesta Assembleia para refletir sobre as ações e diretrizes do novo “Programa Provincial de Formação”, elaborado pelo Secretariado da Formação e dos Estudos ao longo do ano de 2025 e apresentado oficialmente neste encontro. 

Na abertura da Assembleia, o Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, recordou aos confrades que, ao longo de toda a história da Província, os frades sempre souberam ler a realidade do seu tempo e propor uma formação em consonância com as necessidades do mundo e da ação evangelizadora das fraternidades provinciais. Segundo ele: “A formação deve estar em íntima relação com a evangelização. Nosso plano de formação dialoga com nossa identidade própria e com as necessidades do tempo.” 

Frei Paulo destacou ainda como essa modalidade de Assembleias e Fóruns é rica e salutar, por possibilitar que os frades se debrucem sobre temas latentes da Província, ressaltando que tal método está em sintonia com uma prática sinodal e dialogada: “Nossa Assembleia é fruto de um longo caminho amadurecido no último triênio e que foi ratificado pelo Capítulo Provincial”.

O Ministro Provincial também provocou os frades a percorrerem um “caminho da beleza”, que enriquece a vida fraterna e revela uma dimensão profética do frade menor, como aquele que manifesta uma faceta necessária e urgente para os nossos tempos — num mundo opaco e seco essa dimensão da beleza não pode ser perdida de vista. 

Esta Assembleia tem como foco principal a apresentação do novo “Programa Provincial de Formação” e conta com a contribuição dos frades que estão diretamente envolvidos na Formação Inicial, na Formação Permanente e no Serviço de Animação Vocacional, a fim de que o documento seja apreciado e amplamente discutido pelos confrades participantes. Também faz parte da programação a assessoria do carmelita Frei Vagner Sanagiotto, com o tema: “Pertencer para servir: formar para a identidade franciscana”. 

Segundo o Secretário da Formação e dos Estudos da Província, Frei Sandro Roberto da Costa, o objetivo da Assembleia é favorecer um espaço de diálogo e partilha: “O objetivo deste encontro é que nós, frades aqui reunidos, possamos conversar, discutir e trocar ideias e impressões sobre o processo formativo da nossa Província. Nosso Ministro Provincial nos recorda que a formação franciscana vai do ‘SAV ao Céu’: é um processo que ininterrupto que atravessa toda a vida do vocacionado e do frade menor”. Por esse motivo, participam da Assembleia frades envolvidos na formação inicial, na formação permanente, animadores vocacionais e guardiães — frades que exercem diversos serviços e que podem qualificar, com suas experiências, as contribuições esperadas para este encontro.

Frei Sandro ressaltou ainda a importância de escutar e dialogar sobre o que vem sendo implementado como prática formativa, reconhecendo que dificuldades e acertos caminham sempre guiados pela esperança de que o Espírito do Senhor anima e ilumina a Vida Consagrada. “Olhar para o futuro é encher-se da esperança de que a vida é dinâmica e de que a formação de um frade menor se enriquece no diálogo com o mundo e com a nossa ação evangelizadora”, concluiu.