Carisma - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A utopia da Fraternidade

franciscanismo

Frei Almir Guimarães

1. Espalhados pela face da terra estão os humanos. Cada um deles é um poço de desejos e uma urdidura de sonhos. Há, é verdade, os que, devido à crueza da vida, atravessam o tempo de existir sem conseguir pensar, embrutecidos, comendo, cantando, dormindo, inconscientemente, vivendo as coisas sem vivê-las. Há, com efeito, os que vivem sem viver. Lá no fundo, lá onde começa o ser gente de cada um de nós, há um sonho: viver, sem romantismo ingênuo, a utopia da fraternidade, nos encontros e desencontros, no interior de um grupo pequeno, ou então desfraldando em praças públicas a bandeira da justiça e da paz, com coragem, responsabilidade e coerência, sem busca de irritantes protagonismos de toda sorte.

2. Cristãos que somos nunca sai de nossas cabeças aquela observação feita a respeito dos primeiros cristãos: “Vede como eles se amam!” A primeira e fundamental pregação da Boa Nova passa pela “amostra grátis” de pessoas que são capazes de viver pensando nos outros, vivendo com os outros, dando a vida pelos outros. Congar dizia que a comunidade religiosa dos consagrados constitui uma parábola do reino. Apesar de todas as dificuldades não desistimos. Há em nosso interior e no interior daqueles que vivem à nossa volta Abel e Caim. Por vezes somos esse Caim que se desinteressa pelo irmão. Perdemos a coragem de olhar nos olhos de Deus quem nos cerca aqui e ali. As correntes de vento, o mundo de nossos dias foi se tornando uma terra de relacionamentos quentes quando esses massageiam e satisfazem nosso ego. Respiramos, por aí, o ar do indiferentismo. Há belos discursos sobre fraternidade, mas poucas vezes chegamos perto de alguém com esta simples pergunta: “Como vai você? Que caminhos anda percorrendo? Sente-se aqui e vamos conversar! Posso ajudá-lo a dar um passo à frente? Quais são as feridas que posso ajudar a cicatrizar antes de que seja tarde”. Não precisamos insistir na problemática anti-fraternidade: violência, indiferença, individualismo, busca doida de seus interesses, do lucro, do prestígios, de cargos e os irmãos da vida ficam jogados à beira do caminho esperando que Deus mande outros Vicente de Paulo ou Teresa de Calcutá para recolher os moribundos caídos à beira do caminho. Há casais que não precisavam serem desfeitos, há padres que podiam continuar sacerdotes se tivessem tido a experiências profunda da fraternidade. Culpa dos que não quiseram buscar fraternidade. Culpa daqueles que preocupados demais com o êxito de suas tarefas deixaram os outros de lado.

3. Nada de romantismo. Nada de fraternidades idílicas. Nada de ninho quente. Nada de grupamento de “sócios”. “A fraternidade supõe homens e mulheres que dão e recebem. Se num casal, numa comunidade, numa vida coletiva local, nacional ou internacional são sempre os mesmo que dão e os mesmo que recebem não há fraternidade. O paternalismo gera sempre seres infantis ou assistidos. Francisco percebeu a alta complexidades dos relacionamentos humanos. Estes serão criativos na medida que as trocas são respeitosas, onde existe reciprocidade e confiança. Assim cresce uma fraternidade sadia” (Michel Hubaut).

4. O antigo Itinerário Franciscano (publicado pelo Cefepal e Vozes estampava:

• O acolhimento consistirá mais em ouvir do que em falar. Saberemos descobrir e admirar o bem que Deus diz e realiza em nossos irmãos e, por eles, vivendo simplesmente nossa vida fraterna, sem nos preocupar demais em edificar e influir.

• A simplicidade de coração pedida pelo Senhor, e que responde às exigências naturais de justiça, de lealdade e de caridade, excluem todo calculo, toda hipocrisia e dissimulação. Ela supõe o culto da verdade em nossas relações humanas, a equidade conosco mesmo e com os outros.

5. Nossas casas franciscanas são espaço de mútuo e alegre serviço. Evidente que não se trata de um ficar roçando no outro, mas de cultivar um amor maduro. Algumas manifestações de serviço: – O Manual para Assistência da OFS diz:

Bom exemplo – “O bom exemplo está sempre em conexão e dependência da metanoia, que pede a transformação de si mesmo, reagindo contra as próprias paixões e más inclinações. A vida fraterna não se constrói com discursos, nem é fruto de uma apologia da fraternidade. Fundamenta-se no exemplo de quem está disposto ao sacrifício; de quem supera a relutância da própria natureza em realizar atividades que comportem renúncia, esforço e sofrimento; de quem não se deixa desencorajar pela oposição de uma mediocridade para a qual o “bom exemplo” é censurável. A vida fraterna é resultado de um testemunho humilde e simples e depende da disponibilidade pessoal de morrer como o grão de trigo; é a protelação, nunca definitivamente atingida, de um constante heroísmo cotidiano.

Serviço do diálogo – O diálogo não é uma conversa banal, exibicionismo dialético, nem mera troca de opiniões. É atitude interior, modo como a pessoa se coloca diante dos outros, caracterizado pelo desejo de compreender e fazer-se compreender para chegar à mutua aceitação na caridade e, se possível, do encontro na verdade.

Serviço da confiança e estima – Sem essas qualidades não há fraternismo. Elas devem brotar do valor do irmão. Pensar no outro como “sacramentum Christi”.

Serviço da confidência – O serviço fraterno fundamenta-se na consciência da recíproca dependência, da mútua necessidade e da superação da autossuficiência individualista. Para tanto, se faz necessário confidenciar as próprias experiências e necessidades.

6. A vida fraterna se realiza quando deixamos de ser indivíduos e passamos a ser pessoas, ou seja, quando se entra em relação, porque a pessoa nasce e se desenvolve nos relacionamentos, na consciência do próprio valor e do valor dos outros, na reciprocidade do dar e receber, no ter cuidados e no confiar-se, na partilha e na gratidão.

7. Ainda uma palavra do Itinerário Franciscano: “Nossa fraternidade não se fechando em si mesma, prefigura e anuncia, apesar de nossas fraquezas, o dia em que o Povo de Deus, reunido na Unidade, será por Cristo, apresentado ao Pai”.

 

Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
lynda course free download
download samsung firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy paid course free download

Conteúdo Relacionado