Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Trabalho em equipe: Desafios e superação

03/08/2021

                                                                                                                            Imagem ilustrativa: Canva (www.canva.com/pt_br/modelos)

Dante R Quadros

Introdução

Na perspectiva do modelo VUCA (Ambiente Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), estamos vivendo tempos difíceis, onde o ser humano tem-se encontrado em permanente alerta de mudança. Essa situação exige diferentes respostas e comportamentos em momentos e tempos assimétricos. Todas essas ameaças e transformações impactam, sobremaneira o sistema produtivo e a vida das pessoas e, por consequência, impõe às organizações a adaptação a um ambiente turbulento e competitivo (Motta, 1998). Essas inesperadas alterações, nas diferentes organizações públicas e privadas, ocorrem e estão centradas nas pessoas, em especial naquelas com qualificação e cultura, e que, na sua grande maioria, trabalham em equipes. E é nesse conjunto de pessoas organizadas que ultimamente vem se desenvolvendo e intensificando vínculos sociais interativos e com maior frequência de compartilhamento e troca de conhecimentos.

Diante deste novo cenário competitivo e em rede, para que as empresas adquiram agilidade operacional, torna-se necessária a ação efetiva do trabalho coletivo, onde as relações precisam ser coesas, objetivas e determinadas, favorecendo a execução de tarefas e, em consequência, o alcance dos melhores resultados esperados.

Ao longo do tempo, aprendeu-se a trabalhar e a cooperar com um número diversificado de pessoas, maneira pela qual as equipes têm sido utilizadas como mecanismos para alavancar as diversas alterações que ocorrem nos arranjos de trabalho, promovendo o equacionamento dos processos, da hierarquia, da adaptabilidade e da agilidade, e da criação da vantagem competitiva (Molina; Sbragia, 2005). “Nunca houve uma necessidade tão grande de dominar a aprendizagem em equipe nas organizações quanto à de hoje” (Senge, 2002).

Perdas e ganhos no Trabalho em Equipe

Equipes de trabalho são aquelas em que os integrantes buscam a sinergia, onde o resultado alcançado pelo grupo como um todo tende a ser maior do que a simples soma dos resultados individuais de cada participante isoladamente em sua área de atuação (Robbins, 2001).

Em geral, as equipes superam a performance de outras modalidades de interação como os bandos e os grupos de interesses, nem sempre alinhados com os propósitos da organização. O trabalho compartilhado na equipe representa uma das melhores formas de se alcançar resultados e apoiar as amplas mudanças que se fazem necessárias em qualquer empreendimento que almeje um desempenho considerado de alta performance.

As equipes de trabalho efetivas não emergem do nada e começam a funcionar. Elas necessitam de treinamento e compromisso com a estratégia adotada. O sucesso real de uma equipe reside na disposição dos dirigentes em delegar parte de sua autoridade à equipe e reconhecer sua importância (Mussnug; Hughey, 1998).

No entanto, as equipes não são consideradas a solução para todas as necessidades presentes e futuras de qualquer iniciativa (Katzenbach; Smith, 2001). Frequentemente são relatadas dificuldades para a coordenação e o efetivo rendimento das pessoas em suas atividades. Muitas destas dificuldades decorrem de problemas com o status dos indivíduos, pressões para consenso, groupthink1, e não comprometimento com as decisões tomadas (responsabilidade) (Maximiano, 2009; Janis, 1972).

Pode-se também apontar como sinais de dificuldades na equipe a ausência de confiança; queda do nível de engajamento com a equipe; medo do conflito aberto; discussões que dividem o grupo; indivíduos inflexíveis em seus pontos de vista; contrassenso entre expectativa versus realidade, que acabam por levar à ineficiência a ação da equipe (Lencioni, 2015).

Superar esses entraves requer uma leitura atenta por parte da liderança na busca por soluções equilibradas com as partes envolvidas. Sugere-se a análise detalhada da situação, comunicabilidade frequente e transparente, empatia e foco nos objetivos e metas.

Ressalta-se como de importância crucial para o desempenho da equipe a capacidade de comunicação (engajamento versus eficácia produtiva); pois sem troca de informações não se dá a decisão, a organização do grupo e a sua manutenção mesmo que temporária (Maximiano, 2009).

O comportamento e jeito individual de cada membro influenciam o estilo de trabalho de uma equipe. No entanto, se esta estiver motivada e focada em seu objetivo, o trabalho acaba sendo desenvolvido com o perfil da equipe e se sobrepondo ao indivíduo (Wiig, 1993).

Outra forma de superação e condição básica para o trabalho eficaz de uma equipe é a coesão. Sem que este quesito seja cumprido, torna-se difícil caracterizar o grupo como sendo uma verdadeira equipe (Maximiano, 2009). Para isso é preciso promover o sentimento de time (união e consenso nas resoluções), a gestão do tempo (aproveitamento do tempo), gestão de tarefas (uso de softwares) e o estímulo à confiança (feedback como forma de apontar os pontos de melhoria) (Lencioni, 2015)

Importante frisar que equipes não surgem como num passe de mágica. Muito menos a capacidade de relacionamento interpessoal, ao contrário do que a maioria das pessoas crê. O enfoque à performance e não ao relacionamento interpessoal, ao companheirismo, às boas comunicações ou até aos bons sentimentos, enseja a formação de equipes mais do que qualquer outra coisa (Katzenbach; Smith, 2001).

É Katzenbach (1999) quem aponta uma disciplina para as equipes que atende a seis regras básicas: tamanho pequeno (12-20 pessoas); membros com habilidades complementares; compromisso com o desempenho; compromisso com metas claras; compromisso com uma abordagem que funcione e responsividade mútua.

Conclusão

Todo esse processo de transformação pelo qual estão passando as pessoas e as organizações, torna-se ainda mais preocupante diante de um recente proposto quadro referencial de grande complexidade. O momento agora é considerado BANI (Frágil, Ansioso, Não-linear e Incompreensível) e requer por parte de todos os envolvidos uma pronta capacidade de ação, reação e influência em busca dos resultados de ajustamento e adaptação. Esse trabalho é melhor executado quando compartilhado e de modo sinérgico, reforçando e fortalecendo ainda mais aquelas equipes eficazes, que geram e disseminam aprendizado para todo o ambiente social e organizacional.

Coesas, ágeis e dinâmicas, mostram-se capazes de fazer o esforço necessário para que os indivíduos, juntos, apresentem para toda sociedade alternativas de valorização e dignificação de cada ser humano.

Desafios existem e são inerentes a todos, pessoas, instituições e às equipes. Saber superá-los é a chave-mestra que impulsiona o líder servidor a aproveitar todas as virtudes das equipes, na construção de um mundo melhor para ser vivido.


Dante Ricardo Quadros – Possui Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Católica do PR – UCPR, (1973), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, (2000) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, (2004). Atualmente é professor da Faculdades Bom Jesus – FAE e da Sustentare Escola de Negócios em Joinville..


1 Groupthink – grupo hDante Ricardo Quadros – Possui Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Católica do PR – UCPR, (1973), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, (2000) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, (2004). Atualmente é professor da Faculdades Bom Jesus – FAE e da Sustentare Escola de Negócios em Joinville..omogêneo altamente coeso que está preocupado em manter a unanimidade interna em detrimento de todas as alternativas e opções. Consideram-se donos da verdade e centro do universo (Maximiano, 2009; Janis, 1972).

Referências

LENCIONI, P. Os 5 desafios das equipes: uma historia sobre liderança. São Paulo: Sextante, 2015.
KATZENBACH, J. As equipes do milênio. HSM Management. São Paulo: Savana; 17(3):55-60, Nov./ Dez. 1999.
KATZENBACH, J.; SMITH, D.K.A. A força e o poder das equipes. São Paulo: Makron Books do Brasil, 2001.
MAXIMIANO, A.C.A. Introdução à Administração. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MOLINA, M.A.; SBRAGIA, R. Estruturação e organização de equipes de trabalho: o modelo da Norvatis. Disponível em <http://www.ead.fea.usp.br/wpapers.html>. Acesso em Abr. 2021.
MOTTA, P.R. Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. Rio de Janeiro: Record, 1998.
MUSSNUG, K.J.; HUGHEY, A.W. A verdade sobre as equipes. HSM Management. São Paulo: Savan; 8(2):140-46, Mai./Jun. 1998.
ROBBINS, S.P. Administração: mudança e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2001.
SENGE, P.M. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. São Paulo: Best Seller, 2002.
WIIG, K.M. Knowledge management foundations: thinking about thinking. Schema Press. Arlington, 1993.

Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy course
download mobile firmware
Download WordPress Themes Free
lynda course free download

Conteúdo Relacionado