Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Será que traímos o Senhor?

30/03/2022

                                                                 Imagem: El Greco, Cristo Crucificado (Wikipedia, domínio público)

Não cessamos de contemplar o lado aberto no peito de Jesus. Seu imenso coração e o sangue derramado estão sempre diante de nosso eu mais profundo, ou deveriam estar. Incansáveis vezes tivemos a certeza de sermos amados e a vontade de amar esse Senhor do peito dilacerado.

Convivemos, no entanto, com nossas contradições. Paulo já nos alertava da dupla lei. Querer o bem e fazer o mal. Somos contradições ambulantes. Embrenhamo-nos em situações às quais somos arrastados por movimentos violentos de paixão ou buscamos compensações que podem ferir outros. Desesperarmo-nos? Será que traímos irremediavelmente o Senhor? Será que foi uma traição pensada? Existe uma fonte de misericórdia?
Nos últimos tempos, por diferentes razões, tem-se a impressão que Deus foi banido do universo dos interesses dos humanos. Algumas vezes temos a impressão que o problema de Deus é página virada. Mesmo quando se colocam ritos, pronunciam-se rezas, esse amor de Deus manifestado em Cristo Jesus não toca o projeto de vida da pessoas. Um solene indiferentismo. Faltam visitas ao mistério de cada um onde ressoam desejos diferentes da busca novos método de desempenho sexual, preocupações com a bolsa de valores e nosso eu massageado. Pessoas alheias aos seu mistério pessoal.

Seguindo a sabedoria do Evangelho, o mais humilde movimento do coração tem muito mais peso que as manchas que escapam das paixões que torturam, paixões às quais não nos engajamos de coração, mas que acontecem devido à nossa fragilidade congênita, claro, com nosso consentimento. Há esse sangue de Deus que ensopou a terra. A ele podemos recorrer. A orientação fundamental de nossa vida é conviver com o Senhor, é criar espaços de dom, de solidariedade, de amizade. Isto, certamente tem mais peso do que certas lembranças que nos torturam quando o tempo vai passando e a noite da vida descendo.

Contrição, coração doído, arrependimento sincero. Cantilena constante e suave do Miserere, esperando na fé, o bafejo do amor de Deus. O coração contrito parece ser a única brecha pela qual pode entrar a graça de Deus.

“O prioritário hoje não é transmitir uma doutrina, pregar uma moral ou sustentar uma prática religiosa, mas tornar possível a experiência originária dos primeiros discípulos que acolheram o Filho de Deus vivo encarnado em Jesus como caminho de salvação. Quando não se reproduz a renovação continua dessa experiência continua a pregação passa a repetir a doutrina, a ação pastoral continua o rito religioso, a experiência mística original de onde nasce a fé cristã em Deus desaparece e se dilui( Pagola).

Consequência: ficam os relatos das faltas e pecados sem o coração contrito. Será que traímos de fato o Senhor? Que portas ser-nos-ão abertas?

Não é tempo perdido fixar detidamente nosso olhar no Coração de Jesus. É puro lucro.


Frei Almir Ribeiro Guimarães

Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
online free course
download lenevo firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free online course

Conteúdo Relacionado