Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Quando a morte fala da vida

04/10/2017

transito_051017

Homilia do Trânsito de São Francisco, no Convento São Francisco, São Paulo – SP, 4/10/2017

Nessa noite santa em que recordamos aquele dia 3 de outubro de 1226, temos duas possibilidades de celebração: a primeira delas é fazermos a memória dos últimos momentos da vida de São Francisco como uma recordação tranquilizante, como um mero acontecimento do passado, deixando-o quase que como em um asilo de paz, de certa forma protegido por um filtro de inofensividade. Trata-se apenas da recordação de um fato acontecido há mais de oito séculos, que em nada toca a nossa vida concreta, servindo apenas para uma rápida e passageira emoção e, de certa forma, como um tranquilizante de nossas consciências.

No entanto, há uma outra forma de memória, que é uma recordação mais desafiadora e até mesmo desconfortante. Trata-se da recordação do passado da qual surgem novas e desafiadoras perspectivas para o presente e para o futuro. Essa segunda maneira de fazermos memória desse trânsito de São Francisco, em que procuramos tirar lições para a nossa atualidade, talvez esteja mais próxima daquilo que ele mesmo nos pediu e advertiu, quando na sua sexta admoestação lembrava que seria “uma grande vergonha para nós, servos de Deus, terem os santos praticado obras dignas de serem exaltadas e nós querermos receber honra e glória somente por contar e pregar o que eles fizeram”. (Adm 6).

Assim, creio que celebrar esse trânsito de São Francisco no mais genuíno espírito de nosso carisma é mais que simplesmente lembrar e destacar os seus últimos momentos e a sua passagem para a vida eterna, mas é comprometer-se em tentar descobrir e vivenciar a mesma proposta que ele abraçou com tanta radicalidade e a maneira como ele foi construindo a sua vida até chegar ao encontro da sua morte.

Pois bem, diante disso, penso que celebrarmos hoje a morte de São Francisco, a quem ele acolheu como sendo irmã, é celebrar e entender, antes de tudo, a sua própria vida. A maneira como ele viveu determinou a maneira como ele morreu.

Conforme nos narram as Fontes Franciscanas, não vemos em Francisco um desespero, uma angústia ou medo apavorante diante do crepúsculo da sua vida. Sua serenidade, a maneira como celebra e abraça a morte, fazendo daquele momento uma solene e alegre liturgia, é fruto de uma vida de busca de conformidade com o Senhor. A maneira como ele viveu, procurando identificar a sua vida àquele a quem Ele tanto amou, lhe conferiu a capacidade de partir alegre e calmamente aos braços do Pai. Desse modo, Francisco nos ensina que a nossa morte é preparada também pela maneira como vivemos. Nossa morte vai ser fruto da maneira como nos relacionamos com Deus, com as coisas, com o nosso corpo, com as pessoas e com toda a criação, pois vida e morte são faces da mesma realidade.

Assim, a celebração o trânsito de São Francisco torna-se também um apelo profético para a nossa sociedade excludente e geradora de uma morte, que nada tem de irmã e nem tampouco é querida e desejada por Deus. Trata-se daquela morte gerada pela negação das condições de dignidade para os mais pobres.

Daquela morte que é fruto do desvio de verbas públicas e do enriquecimento ilícito de tantos. Trata-se daquela morte prematura dos jovens negros e periféricos de nossas grandes cidades. Trata-se daquela morte incitada pelo preconceito, pela exclusão e pelo ódio àquilo que é diferente. Uma morte gerada pela não aceitação das nossas diversidades de credo, gênero, sexo, raça, cor e condição social. Trata-se daquela morte gerada pela violência doméstica. Daquela morte gerada pelo nosso modo de vida consumista e acumulativo. Daquela morte gerada pela indústria bélica, pelo tráfico de drogas, pela exploração sexual e pelo trabalho escravo. Trata-se daquela morte gerada pelo desemprego, que assola mais de 13 milhões de brasileiros. Trata-se, infelizmente, daquela morte incitada e justificada, inclusive, em nome da fé e de Deus. Daquela morte incitada por pessoas que trazendo a bíblia debaixo do braço fazem da palavra de Deus uma arma para julgar, condenar e desqualificar quem pensa, sente, ama, se relaciona e reza diferente.

Diante dessas tantas mortes, queremos, como Franciscanos, dizer que a morte é bem-vinda e é irmã somente quando ela é construída por uma vida de justiça e dignidade. Diante dessas tantas culturas e situações de morte, temos o dever de apresentar ao mundo a figura de Francisco de Assis, que celebrou a sua morte porque foi um grande promotor da vida. Ao olharmos a maneira como ele relacionou-se com as pessoas, com a natureza, com os mais pobres, com as minorias, com os indefesos e frágeis, iremos entender exatamente porque ele pôde acolher a morte de maneira tão leve e feliz.

Francisco nos ensina que só pode morrer bem quem vive bem. Só pode morrer tranquilo e pacificamente quem soube fazer da sua vida também uma promoção da paz. Só pode acolher a morte como irmã quem se fez irmão de toda a criatura. Em um mundo marcado por preconceitos, xenofobia, ódios e divisões, Francisco nos ensina que para acolher a morte como irmã é necessário, antes de tudo, ser irmão de toda a criatura.

Portanto, celebrar a morte alegre e feliz de Francisco significa fazer memória de uma vida de penitência e conversão. De uma vida que não cedeu aos apelos da apropriação, do poder, do domínio, do acúmulo, da corrupção, da mentira, da exclusão, do legalismo, da falsa moralidade e da sedução das coisas mundanas.

Que nessa noite façamos da celebração da morte desse grandioso sol de Assis também um apelo à nossa própria conversão e uma releitura crítica da nossa própria vida. Que aprendamos com São Francisco que a vida e a morte são uma opção, uma escolha de um caminho. Que assim como ele optou em viver a sua vida dentro do caminho das bem-aventuranças e, consequentemente, encontrou-se com a morte com alegria e desprendimento, que nós também possamos viver a nossa vida de acordo com a proposta de Jesus, fazendo opções realmente evangélicas e em favor dos últimos, de modo que ao chegarmos ao termo de nossa existência também possamos acolher a morte não como inimiga, mas como irmã e como porta de acesso à vida.

Que como São Francisco, possamos um dia dizer: louvado sejas meus Senhor pela nossa irmã, a morte corporal. Paz e bem!

 Frei Diego Atalino de Melo

Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
udemy course download free
download micromax firmware
Download Nulled WordPress Themes
lynda course free download

Conteúdo Relacionado