Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Maria, a mãe da primeira fraternidade cristã

20/09/2003

Frei Hipólito Martendal

Existem várias passagens bíblicas que se ocupam com Maria. Mas hoje quero pensar apenas em três. Quero pensar em Maria a dizer o “SIM” que iria comprometer toda a sua vida, Maria ao pé da cruz, onde pagou até o último centavo o preço de sua maternidade do Verbo Encarnado e Maria no Cenáculo, em companhia dos apóstolos, gerando a Igreja, pela mesma ação do Espírito Santo. Estes três episódios são suficientes para a Igreja Católica convencer-se de que Maria tem tudo a ver com a redenção e com a salvação eterna de todo o ser humano.

Sei que é fácil a gente desenvolver uma devoção a Maria, principalmente depois de tantas estórias sobre aparições e graças extraordinárias alcançadas por muitos fiéis. Isso seria semelhante à situação que leva muita gente a encantar-se por Jesus ao ouvir as narrações sobre seus milagres, a beleza de suas parábolas, suas revelações sobre o infinito amor do Pai Eterno por todas as suas criaturas. Seria como a gente encantar-se com a intimidade explícita de Jesus convivendo com seus amigos. Ver Maria com o menino no colo é absolutamente enternecedor e inspirador para o mais terno devotamento.

Mas, em nossos dias, o mundo precisa mais do que nunca de Maria corajosa, que arrisca tudo, que queima seus navios, para não ter mais como voltar à segurança anterior e diz SIM, mesmo sem imaginar aonde isso a levaria. Precisamos de Maria solidária, responsável e solícita pelos amigos de seu Filho na fundação e na convivência da primeira fraternidade cristã. Ela ajudou a gerar nossa Igreja. Por isso ela é sua mãe. E mais do que tudo necessitamos hoje da Maria corajosa e forte ao pé da cruz. O sangue e a água que brotaram do coração de Jesus, para nossa Igreja, sempre simbolizaram a fonte da vida santificadora de todos nós. Mas não podemos nos esquecer que este sangue e esta água estão inseparavelmente misturados com as lágrimas de Maria e também fecundados pela dor e pela energia vital únicas de seu coração. Ela é a inspiradora para nos colocarmos no caminho atrás de nosso Mestre e Senhor, sem temor, sem cálculos, sem nada esperar em troca.

Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
free online course
download redmi firmware
Download Nulled WordPress Themes
udemy free download

Conteúdo Relacionado