Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Pão em todas as mesas

10/11/2022

Dom Jaime Spengler, OFM

A Igreja do Brasil celebra, em Recife (PE), entre os dias 11-15 de novembro, o XVIII Congresso Eucarístico Nacional, tendo como tema “Pão em todas as mesas”. O lema escolhido é inspirado numa passagem do livro dos Atos dos Apóstolos: repartiam o pão com alegria e não necessitados entre eles (cf. At 2,46).

A Igreja volta seu olhar para a “Terra dos Altos Coqueiros” (Recife), celebrando sua vocação de ser assembleia convocada por Deus, e reunida como sinal de comunhão com toda a humanidade. O próprio termo ‘congresso’, do latim antigo, congredior, significa “caminhar juntos”, recordando assim que a Igreja é assembleia re-unida.

A comunidade reunida em torno da mesa da Palavra e da mesa do Corpo do Senhor recebe e o oferece o pão da vida. O fiel, por meio da participação ativa na celebração litúrgica da Eucarística, é alimentado pela mesa da Palavra e pela mesa do Corpo do Senhor. A Eucaristia é sempre fato comunitário; é Palavra acolhida, e pão compartilhado.

A celebração deste Congresso se torna, assim, expressão real de como a Igreja vive o mistério da Eucaristia: sacramento da vida compartilhada. A participação na Eucaristia expressa e produz a solidariedade com a vida de Jesus, e consequentemente com os irmãos e irmãs.

A partir das indicações dos Evangelhos, pode-se perceber que para Jesus repartir o pão possui forte implicância comunitária, traduzida em gestos de solidariedade. Os comensais comem do mesmo pão fraccionado; comungam do pão repartido.

O pão repartido implica o compartilhamento da vida, expressando assim solidariedade para com os necessitados deste mundo. É que a celebração eucarística vincula os cristãos no mesmo corpo, isto é, com a comunidade que se caracteriza pelo serviço e pelo amor mútuo.

O Congresso Eucarístico se realiza num contexto social e político, marcado pelo individualismo, competição, polarizações, desigualdades sociais escandalosas, além de resistências à comunhão. A Igreja celebrando o mistério da Palavra que se fez Carne e Pão da vida, nos exorta, pois, a viver a comunhão e a partilha do necessário “pão de cada dia”, para que “todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10).


Dom Jaime Spengler, OFM, é Arcebispo de Porto Alegre (RS) e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy paid course
download lava firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy paid course

Conteúdo Relacionado