Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O Ano Vocacional

28/11/2022

Dom Jaime Spengler

Viver é ser, e ser significa existir. A existência se manifesta no que fazemos. O viver a vida se expressa no que realizamos.

O viver se manifesta numa forma de vida acolhida. Isto podemos denominar “vocação”.

Jovens se sentem confrontados com a necessidade de assumir uma forma de vida. Demonstram o desejo de promover relações humanas e sociais que correspondam às suas necessidades interiores.

Atentos à realidade eclesial e social das juventudes, a Igreja do Brasil está promovendo, durante o ano de 2023, um “Ano Vocacional”.

Seu objetivo é promover a cultura vocacional nos vários espaços de convivência, a fim de despertar a necessidade de refletir e dialogar sobre o tema das vocações no seu sentido mais profundo e mais amplo, no âmbito pessoal e comunitário. Urge transformar as sombras de um ‘mundo fechado’ em um ‘mundo aberto’, onde a solidariedade, o diálogo e o amor sejam uma constante. Ao mesmo tempo se faz necessário “responder ao chamado ou ao compromisso de viver e ensinar o valor do respeito, o amor capaz de aceitar as várias diferenças, a prioridade da dignidade de todo ser humano sobre quaisquer ideias, sentimentos, atividades e até pecados que possa ter. Somos convidados a gerar processos de encontro, processos de paz” (Papa Francisco). Isto é vocação em seu sentido amplo.

Vocação é diferente de profissão. Profissão pressupõe técnica, competência, eficiência produtiva, função social, reconhecimento externo. Vocação requer escuta do próprio coração, para conhecer bem na direção de qual estrada ele o atrai. A vocação se realiza no presente, orientada para um futuro. Da profissão nos aposentamos! Já a vocação perpassa todas as fases da existência.

Todos desejamos uma vida com sentido! Projetos e sonhos se sustentam a partir de um horizonte de vida sólido! Perceber qual caminho de vida vem de encontro às tendências, dotes e mesmo necessidades pessoais requer atenção. Cooperar para que nossos adolescentes e jovens, com liberdade e responsabilidade, possam, respeitando as etapas da própria vida, contar com espaços, tempos, pessoas aptas a lhes acompanhar no processo de discernimento vocacional, é o objetivo maior deste Ano Vocacional.


Dom Jaime Spengler, frade desta Província, é Arcebispo de Porto Alegre (RS)

Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
lynda course free download
download huawei firmware
Free Download WordPress Themes
udemy paid course free download

Conteúdo Relacionado