Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O lugar onde Deus habita

01/01/2021

Nós, discípulos do Senhor Jesus, temos o costume de nos lembrar de sua bondade sem limites às primeiras sextas-feiras de cada mês. Esse dia é consagrado ao Coração de Jesus. Pensamos, de modo particular naquele momento em que o soldado, com uma lança, tocou o lado do Crucificado. Incontáveis reflexões, através dos tempos, foram sendo feitas a respeito desse fato. São João Crisóstomo assim descreve a cena e faz seu comentário: “Estando Jesus já morto e ainda pregado na cruz, diz o evangelista, um soldado aproximou-se, feriu lhe o lado com uma lança e imediatamente saiu água e sangue: água como símbolo do batismo; o sangue como símbolo da eucaristia. O soldado, traspassando-lhe o lado, abriu uma brecha na parede do templo, e eu, encontrando um enorme tesouro, alegro-me por ter achado riquezas extraordinárias” (Liturgia das Horas II, p.416). O peito de Jesus, todo o seu interior foi esvaziado. Ele amou até a última gota de água e de sangue. Amou de todo o coração.

Coração? Não, em primeiro lugar o músculo de carne, mas a interioridade da pessoa, o nó mais íntimo. “Na tradição judaico-cristã coração se refere à fonte de todas as energias físicas, emocionais, intelectuais, volitivas e morais. Ele é o centro da vontade; planeja e toma boas decisões. Assim sendo, o coração é o órgão central e unificador de nossa vida. Nosso coração determina nossa personalidade e é o lugar onde Deus habita” (Henri Nouwen).

Aquela janela feita no peito de Jesus apontava para sua realidade mais interior, para além do bombeamento de sangue, das sístoles e diástoles. Espaço sem ocupar espaço. Esvaziamento de um peito, de uma história que tudo tinha dado. Contemplar essa brecha é experimentar gratidão e lutar para todos possam compreender a altura, a largura, a profundidade e o comprimento desse amor.

Aquele que nos ama a partir de seu íntimo mais íntimo pede e exige que o busquemos a partir de nosso coração, ou seja, de nossa verdade e não de exterioridades. Coração que apela para coração. Precisamos fazer uma viagem ao fundo de nós mesmos, para podemos compreender o que é amar de todo o coração. É urgente revisitar o interior, ser pessoa consciente. Coração e interioridade são conceitos que se equivalem. Não é tarefa tão fácil essa de chegar ao fundo de nós mesmos. Somos povoados de mistérios. Tentamos descobrir alguns. Outras vezes vivemos por viver. Alimentamo-nos de ilusões. Quando vamos mais a fundo damo-nos conta que só existimos quando amamos com as entranhas e com as entranhas dos somos amados. Fundamental conhecer nossos próprios desejos e que disponhamos a fazer nossa história a partir da verdade de nós mesmos. Descobrir o que anda oxidando as dobras da alma.

Queremos nos rebelar contra toda superficialidade, com a multiplicação de tantos interesses exteriores para descobrir nossa identidade original que está no homem que desce à sua profundidade, ao próprio poço, como homens e mulheres que fazem uma temporada no deserto, que se tornam pobres e sabem amar. O coração é porta da interioridade. Ser amado de todo o coração e amar de todo o coração. Numa inteireza de nosso ser. De coração.

“Olhar o Coração de Cristo é adentrar-se no mistério divino e acercar-se no mais íntimo de sua realidade pessoal: o Amor. Seu interior se abre como acesso encarnado, humanado, ao Mistério. Na Páscoa se converte em coração do mundo e desde então tudo está perpassado de sua presença viva e vivificante. A interioridade de Deus abre-se para a humanidade no Filho e por ele a toda realidade” (Maria José Marinho).

O CORAÇÃO DE DEUS ESTÁ NO CORAÇÃO DE JESUS
NOSSO CORAÇÃO ESTÁ LÁ ONDE COMEÇAMOS A DIZER “EU”


Frei Almir Guimarães

Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
udemy paid course free download
download karbonn firmware
Download WordPress Themes
free download udemy course

Conteúdo Relacionado