Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O cuidado da casa comum

22/07/2015

 

Frei Mário José Knapik

Ao escrever a Encíclica “Louvado sejas sobre o cuidado da casa comum”, o Papa Francisco reporta-se a cada pessoa que habita neste planeta, com louvores ao Criador do Universo, nosso Sumo Eterno Bem. Ele conclama “toda a família humana para a diligência da casa comum e o desenvolvimento sustentável e integral da criação” (13). Na ótica da integridade, todos os seres, as coisas e as instâncias estão ligados e interligados, conectados e interconectados. Tudo está correlacionado e entrelaçado pelo amor que Deus tem a cada uma das suas criaturas.

O amor divino acolhe, abraça, une e integra todos os seres do planeta em uma única fraternidade universal. Propicia relações de reciprocidade, sincronicidade e harmonia de todos para com todos. “Se nos sentimos intimamente unidos a tudo e a todos, então brotarão, de modo espontâneo, a sobriedade e a solicitude” (11). Irrompe-se a ética do cuidado, da convivência amorosa, da afabilidade ao valor de cada criatura e da veneração respeitosa a todos os seres.

Auscultar a mensagem que cada ser enuncia e celebrar a diversidade das criaturas e a beleza da vida é a nossa missão originária no conjunto de todos os seres. Isso porque, à luz da tradição bíblica, fomos a última instância a entrar no teatro da criação. Não obstante, o Criador nos incumbe, principalmente, da nobre responsabilidade de proteger a criação dos vetores dominantes da atualidade, tão desestabilizadores e devastadores da harmônica fraternidade universal. Dentre estes, evidenciam-se o relativismo prático, a cultura do descartável, o paradigma tecnocrático, os interesses do mercado divinizado e o consumismo desenfreado, sem fronteiras nem barreiras.

Diante desse contexto atual, é crescente a preocupação pelo o que está acontecendo com o nosso planeta, embora não dispomos ainda de uma cultura da corresponsabilidade comum pela dignidade de todos os povos e pelo desvelo da nossa casa comum. “O meio ambiente é um bem coletivo, uma herança comum, patrimônio de toda a humanidade e responsabilidade de todos” (95).

Detentor de múltiplas e distintas habilidades, o ser humano é apto a construir com todos os seres da natureza a fraternidade universal. Além disso, é capaz de amar, de respeitar e de contemplar a grandeza e a beleza de cada uma das criaturas de Deus. O fascínio e a admiração que ele tem por cada uma delas levam-no a cuidar com afeição da casa comum.

“A natureza é um manancial incessante de encanto e de reverência. Sentir cada criatura que canta o hino da sua existência é viver jubilosamente no amor de Deus” (85). É contemplar o Criador por todas as suas criaturas, pois refletem, a seu modo, a generosidade e a bondade do Altíssimo. É viver a espiritualidade na sua grandeza e profundidade. É perceber, na dinâmica do silêncio e da compreensão, o valor intrínseco de cada criatura e o esplendor do nosso planeta. A espiritualidade “constitui uma magnífica contribuição para o esforço de renovar a humanidade” (216). Ela encoraja para um estilo de vida contemplativo e profético, em que valores são ressignificados, paradigmas são reconstruídos, relações humanas são fortalecidas e o amor divino é vislumbrado em todas as criaturas.

“A pessoa cresce, amadurece, e santifica-se tanto mais, quanto mais se relaciona, sai de si mesma para viver em comunhão com Deus, com os outros e com a natureza” (240). É o dinamismo de sair de si mesmo para
relacionar-se, para interagir e acolher o outro em sua peculiaridade, estabelecendo com todas as criaturas uma convivência respeitosa e harmoniosa. O Criador é o referencial por excelência da misterialidade da vida em todo o planeta Terra. “Ele é o Senhor da Terra e de tudo o que nela existe” (Dt 10,14).

A encíclica realça também os desafios que precisam ser enfrentados com urgência pela humanidade para preservar o planeta Terra, tais como: diversos poluentes atmosféricos (concentração de gases com efeito de estufa), mudanças climáticas (aquecimento global, derretimento das calotas polares e glaciares), redução dos recursos naturais (principalmente da água), perda da biodiversidade (desaparecimento de milhares de espécies vegetais e animais), deterioração da qualidade da vida humana, degradação social, desigualdade planetária. Esses desafios “provocam mudanças climáticas inauditas e uma destruição sem precedentes dos ecossistemas terrestres e aquáticos, com graves consequências para todos nós” (24).
Diante disso, o Papa nos interpela e nos inspira com a seguinte indagação: “somos nós os primeiros interessados em deixar um planeta habitável a quem vai suceder-nos?” (cf. 160). Somos plenamente conscientes da sublime missão que temos de cuidar da Terra e de trabalhar nela para o bem de todos, de maneira integral e integradora. Há muito por fazer em níveis mundial, nacional e local. Trata-se, sobretudo, de um fazer educativo, isto é, de ações que se transformem paulatinamente em novos hábitos comportamentais, em novos estilos de vida.

“Em alguns países, há belos e fascinantes exemplos de melhoria do ambiente: saneamento de rios, recuperação de florestas nativas, embelezamento de paisagens, produção de energia renovável, melhoria dos transportes públicos, entre outras ações”. (cf. 58). Não menos suntuosas e relevantes são as iniciativas locais para os desenvolvimentos sustentável, equitativo e integral do planeta, como a redução do consumo de água, de energia elétrica, de combustível, de papel e de plástico, a separação do lixo orgânico do reciclável, o não desperdício de alimentos, a não poluição, o não desmatamento, entre outras. Essas ações cotidianas multiplicam-se na sociedade, promovem mudanças benfazejas e podem fazer a diferença em todo o planeta.

O ser humano traz em seu próprio bojo as aptidões necessárias para o terno cuidado da casa comum e o desenvolvimento integral de toda a criação. Com alegria e simplicidade vivemos a espiritualidade evangélica franciscana, sendo mensageiros da paz e do bem a todas as criaturas, na total gratuidade e na comunhão ao Deus Criador.

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
download udemy paid course for free
download intex firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy course download free

Conteúdo Relacionado