Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Na hospedaria do coração

30/07/2019

Vosso lado por nós foi aberto,
revelando ao olhar dos mortais
as raízes do amor invisível,
da ternura com que nos amais.

        Hino do Ofício das Leituras da festa do Coração de Jesus

♦ Somos cristãos. Ao longo do tempo da vida vamos fazendo morrer o homem velho e acolhendo o surgimento de um homem novo em nós graças à ação do Senhor. Nossa vida, com diz Paulo, está escondida em Cristo Jesus. Toda sua pessoa vai nos envolvendo. Ele vive, é o ressuscitado e, misteriosamente, senta-se à mesa conosco, abre nossos corações para compreender a ação do Pai em nossas vidas e se dispõe misteriosamente a curar nossas feridas com a misericórdia e o perdão.

♦ Ele, o Senhor, vai nos acompanhando na peregrinação da existência. Nascemos. Vestimos nossa nudez com a ternura e o carinho dos pais, dos amigos, dos irmãos. Vamos fazendo experiências ao longo da caminhada. Temos companheiros de estrada. Nas horas mais delicadas sentimos necessidade do apoio e da força do amor dos companheiros. Precisamos da companhia do amor desse Jesus.

♦ O que sempre nos impressiona nesse Jesus dos evangelhos e no Senhor ressuscitado são gestos concretos de bem-querer. Temos até receio de ficar usando a palavra amor quando esta anda tão banalizada. Amor é palavra forte, estimulante, alentadora, encantadora. Jesus e todos os seus verdadeiros discípulos sempre se debruçaram sobre o fraco, o doente, o que está em perigo, o peregrino que precisa de uma pousada, o que entra no escuro túnel do afastamento de Deus. Os evangelhos descrevem essa bondade do Mestre. Ressuscitado, ele continua sua busca por meio da graça. Pecadores e indiferentes através dos séculos foram descobrindo essa misteriosa presença do Ressuscitado e tiveram a certeza que ela os atingia no abismo de suas revoltas, dúvidas, questionamentos. E exultaram de alegria.

♦ Há vidas fechadas que se abrem ao Belo, ao Bem, ao Amor convivendo com o Jesus dos evangelho e com o Cristo estampado de modo muito particular no rosto de seus discípulos límpidos, sinceros e transparentes. Insistimos: hoje andamos no seguimento do Ressuscitado.

♦ Estamos preocupados em seguir a Jesus. Nunca, como em nossos tempos, tanto de fala num seguimento consciente de Jesus que se traduz em acreditar naquilo que ele acreditou, em abraçar sua causa, em interessar-se por aquilo que ele se interessou, em dar a vida pelo que ele deu a vida. Trata-se de olhar a vida como Jesus olhava, tratar as pessoas como ele as tratava: acolhendo, ouvindo e acompanhando.

♦Cristãos que somos, discípulos que desejamos ser, não nos cansamos de contemplar o amor de Deus feito cruz na hora das horas. Mais ainda: fixamos nosso olhar numa casa que foi aberta pela lança do soldado, o Coração de Jesus. Esse lado aberto é sacramento do amor e se transformou num lugar de intimidade do discípulo com o Mestre. Casa, pousada, abrigo, lugar de refontalização.

Tal amor, haverá quem não ame?
Quem lhe possa ficar insensível?
Quem não busque na paz deste lado,
o refúgio, a morda invisível?

Hino das Leituras

Frei Almir Guimarães

Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
udemy free download
download intex firmware
Free Download WordPress Themes
udemy paid course free download

Conteúdo Relacionado