Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Devoção ao Sagrado de Jesus: o desagravo e seu sentido ontem e hoje!

07/06/2024

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus tem origem no ano de 1675, com a religiosa Margarida Maria Alacoque. Segundo a tradição, ela teve uma visão de Jesus mostrando-lhe o seu coração e pedindo que fosse realizada uma celebração em honra ao Sagrado Coração de Jesus, no oitavo dia depois da festa de Corpus Christi, isto é, numa sexta-feira. Nesse dia, todos deveriam comungar e fazer o desagravo do Coração de Jesus com muita piedade. O povo tinha medo de comungar. Havia um sentimento de poder comungar a própria condenação ao inferno. 

Essa visão é fruto dos ensinamentos de um holandês, chamado Cornélio Jansênio. Ele pregava um Deus carrasco que punia os pecadores. O pedido de comungar e, mais tarde, de nove sextas-feiras ou o ano todo, em honra ao Sagrado Coração de Jesus foi uma resposta ao jansenismo.

O outro pedido, o do desagravo do Sagrado Coração, é uma devoção, uma piedade popular antiga na Igreja que consiste em fazer um ato de reparação de algo que foi feito de maneira errada. Por exemplo: o Santíssimo foi profanado. Então, era necessário fazer um ato de desagravo do Santíssimo. O desagravo do Sagrado Coração de Jesus se justifica porque segundo o evangelho de João, e somente ele, Jesus recebeu um golpe indevido de lança no seu coração, uma violação (Jo 19,34), seu coração foi dilacerado. O amor não foi amado. E o que é pior, Jesus morreu na cruz sem ser culpado de nada. Esse é o sentido originário da festa do Sagrado Coração, que logo se espalhou pela Europa e pelo mundo cristão.

A devoção ao Sagrado Coração só faz sentido na perspectiva da misericórdia e dos desagravos que assolam o nosso tempo. Coração, a ação do cor, é o da misericórdia, da solidariedade com os empobrecidos de nosso tempo. Misericórdia, como bem definiu o Papa Francisco, é o “ato de sujar as mãos, de tocar, de pôr-se em jogo, de querer se envolver com o outro, de dirigir-se àquilo que é pessoal com aquilo que mais pessoal, não se ocupar com um caso, mas se comprometer com uma pessoa, com sua ferida.” Esse é o sentido hoje da festa do Sagrado Coração de Jesus. 


Frei Jacir de Freitas Faria, OFM

 

Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
download udemy paid course for free
download xiomi firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy paid course

Conteúdo Relacionado