Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Deus e frustração

20/09/2003

 

Frei Hipólito Martendal

Tenho certeza de que este título deste artigo pode causar um certo desconforto em alguns leitores. Mas para quem vem lendo esta coluna há algum tempo, não deverá nem sequer causar admiração. Tenho convicção de que, em muitas situações, Deus deve ser para muita gente decepcionante. Vamos tentar ver como isso se dá.

Partimos de uma verdade psicológica bem clara: toda expectativa não realizada causa frustração. Ou podemos dizer que toda a esperança não realizada causa sofrimento, ou até desespero. É certo que ouvimos muitas vezes que a esperança é a última que morre, ou que devemos esperar sempre em Deus.

São pensamentos em geral consoladores, mas nem sempre práticos. É certo que devemos sempre esperar em Deus e que esta esperança é muito confortadora e, por vezes, fonte de uma energia impensável. Mas, depende daquilo que esperamos. Ou seja, o conteúdo da esperança é que consiste o problema.

Dia por dia no meu trabalho deparo com pessoas profundamente sofridas, desanimadas, frustradas e até com raiva de Deus. Às vezes consigo ajudar a pessoa a descobrir que nem tudo podemos ingenuamente esperar de Deus.

Costumo brincar que você pode estar convencido que Deus protege você de roubos e violências da cidade grande, mas o ladrão e o assaltante podem não saber disso e assaltar você com toda a desenvoltura. Quase sempre ouço algum protesto com a afirmação de que Deus pode proteger-me do assaltante. Mas raramente – mas acontece – sou acusado de falta de fé.

Em tais situações costumo responder que o problema não está em discutir o poder de Deus. Claro que Ele pode tudo, pode defender-me. O problema está no número cada vez maior de pessoas tão boas e com tanta fé como você estarem sendo assaltadas todos os dias. Até posso acrescentar que se você estiver numa área infestada de ladrões e passar em profunda oração, você pode estar tão distraído do que acontece à sua volta que transforma num alvo mais fácil ao ladrão.

Digo, então, que não costumo rezar para Deus me proteger de ladrões, mas peço a graça de que se for assaltado, eu mantenha a consciência viva da presença de Deus também neste momento e saiba melhor o que devo fazer. Já falei muitas vezes da gratuidade de nossa relação com Deus. Para crescer espiritualmente é necessário renunciar a toda possível vantagem material da minha relação com Deus. Deus por si só é a maior recompensa que posso desejar.

Aqui está um dos aspectos que só o Cristianismo pode mostrar. Para as religiões orientais, em geral, Deus não é um ser pessoal. No nirvana dos brâmanes – a vida eterna para eles -, o ser humano desaparece e se perde em Deus. Deus seria uma espécie de buraco negro da astronomia que tudo atrai, mas tudo destruiria em si. Parece que os muçulmanos imaginam a vida eterna, o céu, repletos de superprazeres materiais e carnais.

Para nós, cristãos, Deus por si mesmo é nossa suprema e única recompensa eterna. Mas, alguém poderia lembrar que isso deverá ocorrer só no céu. Não, lhes garanto eu. Isso já pode e é desejável que ocorra aqui na Terra. São Francisco afirmava constantemente: “Meu Deus e meu tudo”. Ou: “Desafeiçoai-me de todas as coisas que debaixo do céu existem”. Por que, se elas também são coisas de Deus? Porque elas poderiam fazer concorrência ao “Meu Deus e meu tudo”.

Isso era só para São Francisco e me assusta, dirá você. Então vamos pensar o seguinte: todas as situações que eu puder enfrentar neste mundo, muito boas ou péssimas, serão muitíssimo melhores se nelas eu encontrar meu Deus. Então, mesmo que perca a esperança de cura de uma doença mortal, que importância teria?

Morrer em Deus é melhor que gozar de excelente saúde sem Ele. Tente você, nesta Quaresma, quando enfrentar uma dificuldade, não pedir a Deus que afaste o problema, mas que simplesmente esteja com você e o conforte no sofrimento. Verá, então, que a Páscoa já se antecipa e faz-se presente em plena Quaresma.

Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
free download udemy paid course
download redmi firmware
Download WordPress Themes
lynda course free download

Conteúdo Relacionado