Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

5ª-feira da 12ª Semana do TC

  • Primeira Leitura
  • Salmo Responsorial
  • Evangelho
  • Sabor da Palavra
2 Reis 24,8-17

8Joaquim tinha dezoito anos quando começou a reinar e reinou três meses em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Noestã, filha de Elnatã, de Jerusalém. 9E ele fez o mal diante do Senhor, segundo tudo o que seu pai tinha feito. 10Naquele tempo, os oficiais de Nabucodonosor, rei da Babilônia, marcharam contra Jerusalém e a cidade foi sitiada. 11Nabucodonosor, rei da Babilônia, veio em pessoa atacar a cidade, enquanto seus soldados a sitiavam. 12Então, Joaquim, rei de Judá, apresentou-se ao rei da Babilônia com sua mãe, seus servos, seus príncipes e seus eunucos. E o rei da Babilônia os fez prisioneiros. Isso aconteceu no oitavo ano do seu reinado. 13Nabucodonosor levou todos os tesouros do templo do Senhor e do palácio real e quebrou todos os objetos de ouro que Salomão, rei de Israel, havia fabricado para o templo do Senhor, conforme o Senhor havia anunciado. 14Levou para o cativeiro Jerusalém inteira, todos os príncipes e todos os valentes do exército, num total de dez mil exilados, e todos os ferreiros e serralheiros; só deixou a população mais pobre do país. 15Deportou Joaquim para a Babilônia e, do mesmo modo, exilou de Jerusalém para a Babilônia a rainha-mãe, as mulheres do rei, seus eunucos e todos os nobres do país. 16Todos os homens fortes, num total de sete mil, os ferreiros e os serralheiros, em número de mil, todos os homens capazes de empunhar armas foram conduzidos para o exílio pelo rei da Babilônia. 17E, em lugar de Joaquim, ele nomeou seu tio paterno, Matanias, mudando-lhe o nome para Sedecias.

Palavra do Senhor.


Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos

Sl 78(79)
Por vosso nome e vossa glória, / libertai-nos, ó Senhor!

Invadiram vossa herança os infiéis, † profanaram, ó Senhor, o vosso templo, /
Jerusalém foi reduzida a ruínas! / Lançaram aos abutres, como pasto, /
os cadáveres dos vossos servidores; / e às feras da floresta entregaram /
os corpos dos fiéis, vossos eleitos. – R.

Derramaram o seu sangue como água † em torno das muralhas de Sião, /
e não houve quem lhes desse sepultura! / Nós nos tornamos o opróbrio dos vizinhos,
† um objeto de desprezo e zombaria / para os povos e àqueles que nos cercam. /
Mas até quando, ó Senhor, veremos isso? † Conservareis eternamente a vossa ira? /
Como fogo arderá a vossa cólera? – R.

Não lembreis as nossas culpas do passado, † mas venha logo sobre nós vossa bondade, /
pois estamos humilhados em extremo. / Ajudai-nos, nosso Deus e salvador! †
Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! / Por vosso nome, perdoai nossos pecados! – R.

Mateus 7,21-29

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 22Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres?’ 23Então eu lhes direi publicamente: jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal. 24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!” 28Quando Jesus acabou de dizer essas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. 29De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os mestres da Lei.

Palavra da salvação.

“Portanto, quem ouve minhas palavras e as põe em prática, é como
um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha”.

Caros irmãos, hoje Nosso Senhor nos diz que Suas palavras são espírito e são vida e que quem colocar estas palavras em prática não será abalado pelos ventos do mundo, pois estará firme na rocha da Palavra de Deus. Ele nos diz que quem entrará no Reino dos Céus é aquele que vive segundo a vontade do Seu Pai, pois Deus sabe que o que vive segundo a Sua vontade será muito feliz.

Peçamos, irmãos, a Deus a graça de cumprir Sua vontade e não a nossa. Unamo-nos a Jesus no horto das oliveiras: “Não se faça aquilo que eu quero, mas o que Tu queres”. Sejamos fiéis a este espírito de filhos e assim seremos semelhantes ao Filho que nos remiu em Seu amor.

Reflexão dos Noviços da Província

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.