Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Brumadinho: Que o lamento se transforme em mudança!

02/02/2019

 

                                                                                                                        Foto: Reprodução

“Quando o capital se torna um ídolo e dirige as opções dos seres humanos, quando a avidez do dinheiro domina todo o sistema socioeconômico, arruína a sociedade, condena o homem, transforma-o em escravo, destrói a fraternidade inter-humana, faz lutar povo contra povo e até, como vemos, põe em risco esta nossa casa comum. Os seres humanos e a natureza não devem estar a serviço do dinheiro.” (Papa Francisco)

Diante do gravíssimo ocorrido na barragem em Brumadinho – MG, que vitimou um incontável número de vidas humanas, animais e vegetais, deixando um rastro de morte e destruição, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, através do Serviço Franciscano de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC), vem expressar seu profundo pesar, suas orações, sua solidariedade e sua indignação.

Como Franciscanos, não podemos ficar indiferentes ao grito da terra e dos pobres que, desde sexta-feira, dia 25/01, sobe aos céus clamando por justiça e por conversão. Nossa convicção teológica de que Deus é o Criador de tudo e nos pede respeito pela sua Criação, impele-nos a denunciarmos a idolatria de quem se considera dono dos bens naturais sem se preocupar com os efeitos da degradação ambiental, dos modelos atuais de desenvolvimento e da cultura do descartável sobre a vida das pessoas.

É sabido que, na raiz do ocorrido em Brumadinho, existe um grande sistema econômico, político e social que tem se baseado na lógica do aumento do lucro desmedido sem respeitar a vida de cada ser. É preciso que se diga que não há verdadeiro crescimento e desenvolvimento sem respeito pela criação e uma melhoria na qualidade de vida de todos e todas, e não apenas dos poderosos que usufruem das suas riquezas a custo da vida dos mais pobres. É preciso que se repense esse sistema econômico que ‘mata, exclui e destrói a mãe terra’ (Papa Francisco).

Além de uma penalização dos responsáveis e das ações de reparação dos danos deste crime ambiental e humano, que pela segunda vez acontece em Minas Gerais, esperamos que a dor dessa tragédia se converta em políticas públicas mais eficazes e fiscalizações mais rígidas, bem como uma mudança de mentalidade no que tange à exploração desmedida e à avidez pelo lucro.

Que o lamento se transforme em mudança e que os donos do poder e do dinheiro vençam o pecado da indiferença, amem o bem comum, promovam os fracos e cuidem deste mundo em que habitamos. E que o Senhor de toda a Criação nos inspire a sermos promotores da vida, da justiça, da paz e do respeito por tudo aquilo que nos foi confiado como expressão do seu amor.

Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

Serviço Franciscano de Justiça, Paz e Integridade de Criação

São Paulo – SP, 27 de janeiro de 2019

Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
udemy free download
download karbonn firmware
Download WordPress Themes Free
free download udemy paid course