Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Amor Laetitia: um olhar atento, carinhoso e otimista sobre a família

25/05/2016

laetitia

Imediatamente após a divulgação da Exortação Apostólica Amoris Laetitia (A Alegria do Amor), o padre jesuíta e teólogo Antonio Spadaro, SJ, diretor da Revista La Civiltà Cattolica, publicou uma análise muito pertinente e perspicaz sobre o documento, a partir da qual proponho esta breve reflexão.

Como primeira observação, cabe ressaltar o contexto que deu origem ao documento. A Exortação é fruto de um processo sinodal, no qual a Igreja – através da reunião de seus pastores, devidamente assessorados por peritos e outros convidados – se debruça sobre um tema relevante da atualidade. Em relação à família, foram dois sínodos: um extraordinário, com o tema “Os desafios pastorais em torno na família no contexto da Evangelização” (05-19/10/2014), e outro ordinário, “Jesus Cristo revela o mistério e a vocação da família” (04-25/10/2015), este segundo contando com a assessoria direta de Frei Antonio Moser, OFM, confrade de saudosa memória morto tragicamente numa tentativa de assalto no dia 09 de março. Merece também menção o documento preparatório, composto por um amplo questionário enviado às Igrejas particulares e que abordava questões delicadas em torno da situação das famílias em nosso tempo.

Segundo elemento a ser destacado é que se trata de um documento com abordagem predominantemente pastoral, marcado por uma profunda preocupação de ir ao encontro de situações e pessoas concretas, sempre numa postura de escuta, misericórdia e acolhida, na esperança de abrir a todos o caminho da Salvação e do encontro com Jesus Cristo. “É uma exortação sobre o amor, não sobre a doutrina do matrimônio”, explica o Padre Spadaro. Sendo assim, uma das palavras-chaves é discernimento, levando-se em conta a consciência e a historicidade, ou seja, pressupondo-se o chão da realidade, a experiência concreta, os sofrimentos e as vitórias de cada pessoa. Para além de insistir em questões doutrinais, bioéticas e morais, o Papa sonha que a Igreja apresente o matrimônio como um caminho dinâmico de crescimento e realização, deixando espaço à consciência dos fiéis (Cf. AL 36). No Capítulo VIII, no qual convida à misericórdia e ao discernimento pastoral diante das situações que não respondem plenamente à proposta do Senhor, Francisco destaca três verbos que devem nortear a postural eclesial: acompanhar, discernir e integrar.

A terceira e última observação diz respeito ao tom positivo e propositivo do Papa Francisco. Mais uma vez ele convida a Igreja a sair de si e erguer a cabeça para, junto com os homens e as mulheres da atualidade, contemplar um caminho de esperança, percebendo na família e na vocação matrimonial uma opção realizadora e cheia de sentido, um caminho seguro para o encontro com o Deus de Jesus Cristo. É um documento longo (09 capítulos e 325 parágrafos), mas merece ser lido e estudado com paciência, carinho e atenção por nossas comunidades.

Frei Gustavo Wayand Medella, OFM

Artigo publicado na Revista “Vitória”, da Arquidiocese de Vitória, ES

Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
free online course
download karbonn firmware
Premium WordPress Themes Download
download udemy paid course for free