Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

‘Graça das Origens’ e a memória

01/02/2007

Frei Sinivaldo S. Tavares, OFM

As celebrações em torno dos oitocentos anos do Carisma franciscano constituem uma excelente ocasião para refletirmos acerca da imprescindibilidade da memória.

Durante muito tempo, a memória foi simplesmente considerada como uma das faculdades do espírito humano. Com o passar do tempo, fomos percebendo melhor que a memória é constitutiva da cultura uma vez que ela é índice da condição humana, intrinsecamente processual e histórica.

Enquanto seres peculiares, não apenas contemplamos os acontecimentos, nós os recolhemos e, com eles, tecemos uma autêntica trama: mediante nossas decisões, interferimos mudando o curso dos mesmos e conferimos significações distintas a esta imensa e complexa teia – a teia da vida.

É neste horizonte que se insere o permanente resgate do passado, através de indagações do presente que propiciam um futuro sempre em aberto e, portanto, grávido de possibilidades. Fazer memória, neste caso, significa reapropriar-se do passado de maneira sempre nova. O passado, na verdade, não constitui um amontoado de fatos ocorridos à distância dos anos. Ele encerra virtualidades que, adormecidas, aguardam um sopro vital capaz de despertá-las, acordando também em nós prospectivas e sonhos inusitados, jamais previstos, nem programados. O passado não é um bloco estático e monolítico; ele é, ao contrário, extremamente fluido, sempre disponível a ser recriado no aqui e agora de nossa existência. O presente, concebido como o aqui e agora, constitui o ponto fulcral de nossa relação para com o passado e para com o futuro. O presente é, em definitiva, nossa grande possibilidade. É o que temos de concreto e o que nos liga de forma visceral à vida em todas as suas circunstâncias e dimensões. Se não assumirmos o aqui e agora como lugar a partir do qual nos relacionamos com o passado e com o futuro, facilmente seremos vítimas do tentador “escapismo” que pode se manifestar na forma de um saudosismo inveterado ou de um futurismo romântico e vazio.

O saudosismo, muito presente no seio de nossas instituições religiosas, consiste no desejo de se refugiar no passado, elegendo-o como uma espécie de “oásis” seguro e imune a todo confronto com as questões do tempo presente. Trata-se de uma forma refinada e sutil de omissão face às indagações dos tempos atuais. Repetir fórmulas prontas do passado é um recurso menos comprometedor que assumir o pesado ônus de recriar possíveis respostas às indagações do presente.

O futurismo, por sua vez, consiste na tentação de se alojar de maneira segura em uma ilusória expectativa de futuro. Não existe talvez forma mais sutil de se subtrair à gravidade das questões do presente que se satisfazer com a repetição de princípios e de valores totalmente desvinculados da concreta experiência de vida. Ambos, saudosismo e futurismo, revelam o medo de se confrontar com as reais questões que nos interpelam no aqui e agora de nossa existência.

Recentemente, todavia, o conceito de memória que, antes, estava circunscrito ao âmbito da cultura e do espírito humanos, vem se alargando a ponto de se falar hoje de uma memória da natureza ou de uma memória cósmica. O que contemplamos em noites de céu estrelado nada mais é do que o passado do universo. Nosso conhecimento do universo se dá sempre no modo de sucessão, em anos-luz, nunca em tempo real. Por esta razão, estrelas que ainda vemos brilhar diante de nossos olhos maravilhados, podem ter deixado de existir desde há muito. Ademais, percebe-se na natureza um acúmulo significativo de memória que foi se revelando mediante o descarte de combinações hostis à vida e o incentivo daquelas que lhe são favoráveis. E isto se torna visível na própria construção da matéria, dos átomos, moléculas, células e organismos e até do cérebro humano, este órgão mais sofisticado da natureza.

Não teríamos tanto a aprender desta sabedoria acalentada com cuidado e enternecimento ao longo de bilhões de anos e entranhada nos sutis meandros da Criação? Se, por um lado, o presente se nos afigura como o ponto fulcral de nossa existência histórica, por outro, o futuro se nos descortina como perspectiva privilegiada a partir da qual assumir nossas decisões e atitudes no presente.

Sobretudo a partir dos estudos recentes da Física Quântica e da Neurociência, aprendemos que se faz necessário recuperar: a prioridade do futuro sobre o passado, na concepção do tempo; e a prioridade da potencialidade sobre o real, no conceito de realidade. Pois, na verdade, é o futuro que acorda as potencialidades adormecidas do passado e não o contrário. Da mesma forma, o que chamamos de real se revela apenas como uma entre tantas possíveis realizações, embora essa concretização seja consistente.

Por esta razão, não se abraça o presente unicamente em função de um heróico e ascético amor facti. Assume-se o presente enquanto possibilidade única de transcendê-lo na direção de um futuro alternativo. Mas esta superação se dá a partir de dentro. Isto significa potenciar ao máximo suas reais e intrínsecas virtualidades visando um futuro de possibilidades inauditas.

Não queremos minimizar o valor do presente e do passado, muito menos enfraquecer a consistência de ambos. Queremos salientar, no entanto, que não existe maneira melhor de se recuperar o passado e o presente que reconsiderá-los a partir de suas potencialidades adormecidas e, portanto, forjando as condições para que elas possam ser recriadas, com vistas a um futuro inusitado. A consistência do real revela-se na consciência da imprescindibilidade de se abraçar o aqui e agora como possibilidade única de, resgatando o passado, propiciar a emergência do futuro.

Fomos demasiadamente habituados a conceber Deus como o fundamento estático de todas as coisas, circunscrevendo-o quase que exclusivamente ao passado. Consequentemente, o passado passou a ser considerado como determinante do presente e do futuro. Nós modernos, particularmente, construímos grandes sistemas no interior dos quais, o presente se revelou condicionado pelo passado, e o futuro visto como algo programado, previsto. Deste modo, o futuro se revelou destituído de toda e qualquer ulterioridade.

Neste novo horizonte de compreensão, Deus se revela como a fonte de onde promana todas as possibilidades e, ao mesmo tempo, como a origem de todo o tempo a partir da dinamicidade própria do futuro. Ao invés, portanto, de insistirmos em interpretar o Deus bíblico como a determinação de todo o real, talvez fosse o caso de concebê-lo como a “possibilização máxima do possível”. Um Deus paciente que respeita e acompanha o ritmo natural do inteiro cosmos e de cada criatura, o tempo da humanidade e de cada pessoa humana.

Sua paciência não é sintoma de indiferença ou de passividade. Ele é o primeiro a se engajar no processo lento, porém eficaz, de transformação e, portanto, de plenificação de cada criatura e da inteira criação. E esta atitude é expressão da peculiar condescendência oriunda da solidariedade e gratuidade singulares do nosso Deus que, em Jesus Cristo, se nos revelou como Mistério de comunhão entre os divinos três: Pai e Filho e Espírito Santo.

Só assim poderemos compreender, de fato, o devir como o princípio estruturador da inteira realidade, que faz dela uma complexa teia, vale dizer, um contínuo processo incompleto porque em vias de completamento.

Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
lynda course free download
download huawei firmware
Download WordPress Themes
lynda course free download

Conteúdo Relacionado