Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Irmão Vento

26/08/2025

“Louvado sejas, meu Senhor,

pelo irmão Vento, pelo ar, ou nublado

ou sereno, e todo o tempo pela qual às

tuas criaturas dás sustento”

Pelo vento, São Francisco percebe a ação do Senhor, invisível e suave, mas marcante. O Deus transcendente se torna sensível no vento e assim manifesta a São Francisco a presença do Altíssimo.

Pelo vento, ar, nuvens e sereno, Deus dá o sustento às criaturas. O vento é colaborador do Criador e nos dá sustento. Ligado à significação bíblica, o vento é expressão da presença ativa de Deus que continua a criar por meio do ser humano, seu colaborador e do vento, na irmandade do racional e irracional que se completam. Há também uma colaboração do vento e o ar para o bem da vida do ser humano. O ar e o vento são a simbologia do Deus invisível que sustenta a vida do ser humano e de toda a Criação. Não só no passado, Deus criou, mas continua criando e sustentando o hálito de vida do ser humano e de toda a Criação. O Espírito (ruah) que pairava sobre as águas (Gn 1,2), continua sendo o irmão que acompanha o Criador e as criaturas na aventura e no dom que é a vida.

São Francisco celebra com o irmão vento a itinerância, a criatividade, a liberdade e o eterno recomeçar, de quem vive a experiência mística da desapropriação, mendicância e caminha sobre o impulso do Espírito do Senhor, pois “sopra onde quer” (Jo 3,5). Ele é um peregrino guiado pela ação do vento. Por isso, é todo disposição à escuta do Espírito do Senhor, que é o suporte fraterno da Criação e dos que como ele se colocam no caminho do Senhor.

São Francisco se dedica ao pobre e aos irmãos que com ele seguem o Senhor, a partir de uma escuta atenta com o objetivo de servir ao Senhor nos irmãos e irmãs que vivem com ele. E ao perceber a presença invisível do Criador no irmão e na irmã, ele se coloca em sintonia com o Criador, buscando ser como o vento, suporte para os irmãos e irmãs: não negando sua presença e seu tempo a eles. Com a mesma intensidade que busca o Senhor em longos períodos de silêncio e oração, se dedica também à escuta e ao cuidado dos confrades, dos enfermos e das pessoas mais necessitadas. Por isso, ele exorta a todos os frades a seguirem no mesmo caminho: “Como a mãe ama e nutre seus filhos, devem os irmãos cuidar uns dos outros”.

Por fim, a linguagem simbólica do vento se converte em expressão daquilo que a alma do ser humano procura profundamente. “O irmão vento não é celebrado simplesmente como artífice de uma tarefa cósmica, mas como expressão de uma presença atenta e ativa de Deus em toda a Criação. Eloi Leclerc caracteriza e reconhece que Francisco celebra com o irmão vento a substância fraterna. Na realidade, o vento, como substância fraterna é dinâmico e expressão simbólica daquilo que a própria alma encerra de mais forte e divino no fundo mais profundo de suas energias e que continuamente se oferece a ele: o próprio Sopro do Criador”.

O irmão vento é colaborador para o sustento das criaturas de Deus. E nós, em sintonia com aquele que nos dá o sustento contínuo e sustenta toda a Criação, somos vocacionados a ser também essa presença na vida dos irmãos e irmãs. Presença suave, que respeita e reconhece a liberdade do outro, mas que está em contínuo diálogo, escuta e serviço, como o Criador que sustenta a Criação.


Frei Jorge Paulo Schiavini

Bibliografia: Brás José da Silva. A Fraternidade Cósmica na Perspectiva do Cântico das Criaturas – https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/37870/37870_6.PDF. Pág.: 316-318.

 

Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy paid course
download redmi firmware
Download Premium WordPress Themes Free
udemy free download

Conteúdo Relacionado