Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O Filho Amado do Pai

04/03/2020

Frei Almir Guimarães

Amor, amar, amado… palavras que foram se desgastando com seu uso sem a força que delas devem emanar. Sempre de novo somos convidados a reacender nosso amor ao Senhor Jesus que se tornou dom para conosco desde que foi imaginado como homem no seio do Pai. Amor que quer dizer: “Dar a vida pelo outro, por todos outros, numa entrega irrestrita e incondicional”. No momento do Batismo de Jesus no Jordão, o Pai declarou: “Este é meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”. Jesus é puro dom, amor incondicional, entrega de Deus “aos homens por ele amados”.

O Sermão sobre a Teofania, atribuído a Santo Hipólito (sec.III) assim descreve o Filho amado do Pai: “Este é meu Filho amado. Tem fome e alimenta multidões inumeráveis; afadiga-se e alivia os fatigados; não tem onde reclinar a cabeça e tudo sustenta com suas mãos; sofre e dá remédio a todos os sofrimentos; é esbofeteado e dá liberdade ao mundo; transpassam seu lado e ele cura o lado de Adão”.

O amor de Jesus, amor de verdade, dom da vida chega ao auge de acolher a morte dolorida no alto do madeiro. Os que procuram acolher esse gesto de entrega sabem que estão a beber vida. Ainda o Sermão da Santa Teofania: “Prestai-me atenção: quero acorrer ao manancial da vida e contemplar a fonte de jorram a fonte dos remédios da salvação”.

Um estudioso da espiritualidade franciscana, Frei David Azevedo, frade menor português, num texto de grande profundidade, “Francisco Fé e Vida”, afirma que o Pobrezinho de Assis, para além de qualidades que nele os séculos souberam reconhecer, é antes de tudo um enamorado de Cristo. “Diante da pessoa de Jesus, a atitude de Francisco é toda de amor. Poderia ser de curiosidade, de interesse, de temor. Mas não. É toda gratidão, assombro, encanto. Quando depois da proeza e beijar o leproso, Cristo lhe aparece na capelinha de São Damião, crucificado, mendigo, pedindo ajuda, a alma de Francisco fica verdadeiramente e para sempre “colada” à pessoa de Jesus. Toda a sua vida foi um processo de enamoramento. Progressivo em intensidade, mas a qualidade da relação, essa ficou definida desde aquele momento: era amor, só amor. Não queremos dizer que não entrassem nele outros sentimentos; o queremos acentuar é que nunca houve uma involução egoísta sobre si mesmo, nem uma diversão distrativa para áreas laterais que desfocasse o seu olhar. A pessoa de Jesus, como ponto de mira, e o enamoramento, como relação, definem a sua atitude. Esta referência enamorada à pessoa de Jesus pertence ao cerne da espiritualidade franciscana”.

O Filho Amado do Pai se torna nosso amor e não temos outra coisa a fazer, até o fim de nossos dias, que o Amor precisa ser amado.

Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
free download udemy paid course
download intex firmware
Download Premium WordPress Themes Free
udemy course download free

Conteúdo Relacionado