Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Páscoa de olhos abertos

22/04/2019

                                                                                     Imagem ilustrativa (fonte: Acervo Província da Imaculada)

Pe. Ademir Guedes Azevedo, cp

Sempre me encantou a metáfora do olhar de Deus, sugerida por Nicolau de Cusa. “Deus vê a todos e a cada um indistintamente”, enfatiza o filósofo. O olhar divino, contudo, é materializado nas ações de Jesus. “Miserando Atqve Eligendo” (Olhando-o com misericórdia o elegeu), é o mote do brasão episcopal de nosso Papa que se refere à vocação de São Mateus. O olhar forte comunica mais do que qualquer discurso bem elaborado. Há o olhar de desespero, de carência, de medo; há, por outro lado, o olhar de concentração e de espanto diante de acontecimentos que nos impactam. Ter sempre o outro sob os cuidados do nosso olhar é a missão mais genuína que podemos assumir. O contrário disso se chama pecado, ou seja, falta total de amor para com o próximo. Vejamos, por exemplo, o caso de Caim: quando cobrado pelo sangue de seu irmão, estava de cabeça baixa, não tinha a coragem de olhar. É o ciclo vicioso da violência que podemos entrar quando nos esquecemos da responsabilidade para com o próximo.

A Páscoa abre os nossos olhos para vermos a realidade de modo completamente novo. As experiências pré-pascais são carregadas de incertezas sobre o tipo de messias que é Jesus. Mas com as aparições do Ressuscitado, os evangelhos apresentam uma mudança substancial: os olhos dos discípulos e das mulheres que seguiam Jesus se abrem e o anúncio desconcertante do kerigma ressoa em toda parte através dos lábios da primeira geração de discípulos. Qual é a fonte de tanta coragem?

A Páscoa transforma o nosso olhar de choro em olhar de esperança: foi isso que experimentou Maria Madalena (cfr. Jo 20,11-18) quando logo cedo dirigiu-se apressadamente ao túmulo de Jesus. Tomada de tristeza e pelas lágrimas, não reconhece a vida nova que se apresenta diante de si. Porém, quando o Mestre a chama por nome, seu olhar se abre e sente a presença do homem que venceu a morte. Muitas vezes, em meio ao desespero, não conseguimos enxergar nenhum sinal de esperança devido ao peso das nossas lágrimas.

Um olhar ferido, mas perdoado: esta é a emocionante experiência de Pedro. Possuído pelo medo, o papa pescador nega a Jesus, quando vem interrogado se pertence ao grupo do condenado à morte. Naquele instante sente vergonha e chora amargamente. Mas o Ressuscitado, quando aparece às margens do mar de Tiberíades, renova a vocação do pescador. Aquela pergunta “tu me amas?” abre os olhos de Pedro e a descoberta de se sentir amado e perdoado o envia para anunciar ao mundo a Boa notícia que experimentou.

O modo pelo qual Jesus abre os olhos dos discípulos não é mediante nenhuma catequese doutrinal nem menos por meio de profissão de fé, é, sim, através do amor que pede a nossa fidelidade e a perseverança no caminho do discipulado, que nos perdoa e compreende, mesmo quando erramos. Esta pedagogia inaugura uma conversão espontânea, nos faz entrar na estrada da liberdade e da missão, ou seja, o ato de abrir os olhos, provocado pela Páscoa, se trata do árduo processo de amar e deixar-se amar.

A maneira de Jesus abrir os olhos dos discípulos através das suas aparições é feita mais de modo pessoal que coletivo. Ele utiliza a conversa e a rememoração de tudo aquilo que disse e fez. Não se trata de doutrinação, é a arte do diálogo e da maiêutica que faz reacender o poder do Espírito Santo que está dentro de nós. Um cristianismo obcecado por multidões e por palcos, deve ser avaliado se, por trás de tanta parafernália, está realmente o kerigma (Deus nos amou a todos e nos salvou por sua misericórdia) ou se se trata de mero clericalismo para satisfazer o ego dos ministros do culto que querem atrair a atenção para si mesmo.

Quando insistimos numa Páscoa de olhos abertos pensamos, sobretudo, na profecia de Jesus: Ele mesmo morreu de olhos abertos e com o rosto voltado para o mundo. De olhos abertos porque não esqueceu de ninguém (vê a todos e a cada um ao mesmo tempo). Na cruz, seu rosto está para o mundo: é o Deus que grita ao Pai e pede que o sofrimento da história não caia no esquecimento. Com a cruz e a ressurreição, o rosto de Jesus traz as marcas de cada um de nós. Mesmo que alguns queiram mascarar a realidade com o ilusório discurso de progresso e de bem-estar, a Páscoa de Jesus, por outro lado, continua sendo um grito e um apelo de responsabilidade para amarmos, sobretudo, aqueles que foram empurrados para a penumbra; para acolhermos aqueles que nós não queremos olhar. Por isso, eu desejo que sua Páscoa seja diferente, que seja realmente uma Páscoa de olhos abertos!


Pe. Ademir Guedes Azevedo é missionário passionista e mestrando em teologia fundamental na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download lenevo firmware
Download Premium WordPress Themes Free
udemy paid course free download

Conteúdo Relacionado