Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Deus sedutor

06/01/2022

                                     Imagem: “A Criação de Adão”, Michelangelo, Capela Sistina (Wikipedia, domínio público)

Pe. Ademir Guedes Azevedo, cp.

Como será que me seduziste? Será que foi com um olhar, uma palavra, um gesto? O que foi que me fizeste que não consigo deixar de pensar em ti? Mesmo se ouso distanciar-me, continuas agindo como Deus sedutor, com teu modo misterioso de buscar-me e de carregar-me em teu colo.

Teu modo sedutor é irresistível. Nunca és invasivo, mas sempre discreto. Não me desnudas com rapidez, pois sabes o quanto me envergonharia a minha nudez. Mas como não sabes ser outra coisa senão um Deus sedutor, tiras aos poucos o véu que esconde o meu mistério e, sutilmente, me apresentas o que realmente sou, como tu que também na Cruz te deparaste com tua nudez extrema e sentiste até onde teu amor te conduziu.

Por que te excitas tanto com a minha nudez? O que tem ela de tão especial?  Se ainda não sou todo teu e se nem sempre sou todo para os outros, por que vês brilho em mim, se há trevas nesse coração? Porque vives da arte de seduzir, sei que teu eros é incontrolável e que não julgas meu pecado, mas olhas com ternura meu sofrimento e meu lamento, minha dor e meu pranto. O que levas o teu eros a buscar-me é justo meu sofrimento, como sempre fizeste com aqueles que encontraste nos caminhos empoeirados por onde passaste.

Deus sedutor, como és irresistível! Tua sutileza está na ordem do dia: na mão daqueles que me levantam, nas conversas dos que insistem em tempos melhores, no abraço que encoraja, na despedida dos que partem com um coração apertado.

Seduzir é tua especialidade, sem dúvidas. Tua sedução é concomitante a tua paciência, pois sabes cativar desde o ventre materno. Consegues falar a língua das crianças; tu entendes bem os dramas da adolescência e como ninguém acompanhas nosso desenvolvimento, porque para cada pessoa tu tens um projeto e, em tua arte de seduzir, vais revelando sem pressa, mas sempre com uma doce e suave aproximação do mistério que somos.

Só seduzindo, Deus consegue resgatar para si aquilo que Ele mais ama: eu e você. Porque ninguém resiste a uma sedução que toca no profundo dos nossos dramas e do nosso mistério. Só por meio da sedução, a gente se entrega voluntariamente a um Deus que nos quer com Ele, sobretudo lá onde nossos enigmas são traduzidos numa linguagem que não nos envergonha e condena, mas nos orgulha daquilo que nos tornamos. Deixemo-nos seduzir por este Deus.


Pe. Ademir Guedes Azevedocp, é missionário passionista e mestre em Teologia Fundamental na Pontifícia Universidade Gregoriana. Atualmente reside em Camaragibe – PE, no Seminário para a etapa do Postulantado dos Passionistas.

Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
free download udemy paid course
download lava firmware
Download Nulled WordPress Themes
udemy free download

Conteúdo Relacionado