Quem somos - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Juntos que se constroem os sonhos”

02/10/2021

Caríssimos irmãos e irmãs.

Que o Senhor vos dê a paz!

Nos dias 03 e 04 de outubro, em comunhão com toda a Igreja, a Ordem Franciscana celebra os mistérios da vida, morte e glorificação do nosso Seráfico Pai São Francisco de Assis. E neste ano queremos incluir nesta solenidade o primeiro aniversário da Carta Encíclica Fratelli Tutti, sobre a fraternidade e a amizade social, assinada pelo Papa Francisco no dia 03 de outubro de 2020, junto ao túmulo de São Francisco.

Do contexto da Encíclica Fratelli Tutti, nº. 8, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil escolheu o tema para o próximo Capítulo Provincial, cujo parágrafo aqui recordo: “Aqui está um ótimo segredo para sonhar e tornar a nossa vida uma bela aventura. Ninguém pode enfrentar a vida isoladamente (…); precisamos de uma comunidade que nos apoie, que nos auxilie e dentro da qual nos ajudemos mutuamente a olhar para frente. Como é importante sonhar juntos! (…) Sozinho, corre-se o risco de ter miragens, vendo aquilo que não existe; é junto que se constroem os sonhos”.

Francisco de Assis, no seu Testamento, recorda com gratidão as origens da fraternidade como uma inspiração divina: “O Senhor me deu irmãos”. Com estes irmãos ele construiu um projeto de vida “segundo a forma do Santo Evangelho”, confirmado pelo Senhor Papa Inocêncio (cf. Test 14-15). Assim, a primitiva fraternidade sonhou e construiu sonhos que não foram miragens daqueles “penitentes de Assis”, mas ousadias corajosas de homens e mulheres que fizeram do Evangelho seu ponto de partida. Quero destacar quatro sonhos:

1º) FRATERNIDADE – O sonho da FRATERNIDADE foi possível quando Francisco experimentou que cada irmão e irmã eram filhos e filhas de um mesmo Pai do céu, revestidos da mesma sacralidade formada “à imagem do seu dileto Filho” (Adm 5). Uma fraternidade que sonhou a utopia da grande fraternidade cósmica, chamando de “irmã” e “irmão” a peculiaridade e a interligação da inteira criação: “Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas” (CSol 3).

2ª). PAZ  – Uma fraternidade que sonhou que a PAZ é o maior segredo para se construir verdadeiras relações e pactos fraternos. Paz é o primeiro anúncio do evangelizador franciscano. Por isso, no banquete com a Senhora Pobreza, segundo o relato do Sacrum Commercium, os valentes cavaleiros afirmam: “Não temos ferreiro para nos fazer espadas” (SC 62), ou seja, andamos desarmados, e se for necessário, cortamos o pão ressequido com os dentes. Eles fazem acontecer a bem-aventurança evangélica: “São verdadeiramente pacíficos os que se conservam em paz, interior e exteriormente” (cf. Adm 15).

3º) CUIDADO – Uma fraternidade que, longe da “cultura da indiferença”, sonhou e concretizou o real CUIDADO por cada irmão e irmã, a começar pelos leprosos, pobres, fracos, doentes e mendigos de rua (Rnb 9,3). Uma fraternidade que teve a ousadia de despojar o altar da Virgem para que nenhum de seus filhos passasse frio ou estivesse despido na sua dignidade, pois o “Senhor enviará quem restitua à Mãe o que ela nos emprestou” (2Cel 67). Uma fraternidade que também construiu a mesa fraterna fundada na pobreza e na justiça, colocando em comum aquilo que acontece nas casas dos pobres, numa confiança total às reais necessidades, da forma como uma “mãe ama e alimenta seu filho carnal” (Rnb 9,13).

) DIÁLOGO – Uma fraternidade que sonhou dialogar com toda humana criatura. Francisco crê na riqueza da diversidade como graça e dom de Deus. Ao romper a relação com sua “classe social”, ele se abre a “toda humana criatura”. Acolhe o irmão diferente como dádiva divina e reafirma que o verdadeiro irmão menor é aquele que acolhe em si a diversidade das virtudes dos outros (cf. EP 85) e, com eles, forma uma fraternidade dialogante. Por isso, a fraternidade é fraternidade quando constrói pontes, abre novas fronteiras, derruba os muros da segregação. Este desejo de dialogar com todos levou Francisco a um encontro inusitado de paz com o Sultão do Egito.

Estes e tantos outros sonhos foram concretizados porque Francisco de Assis permitiu que o Senhor fosse o condutor dos seus sonhos. O início de um sonho construtivo na visão do grandioso castelo de Espoleto, no qual se comprometeu a servir o Senhor, culminou com o sonho da FELIZ ETERNIDADE DA VIDA junto à pobre igrejinha da Porciúncula: “Feliz aquele que a irmã morte encontrar conforme à vontade do Senhor, porque a morte segunda não lhe fará mal. Louvai e bendizei a meu Senhor, e dai-lhe graças, e servi-o com grande humildade” (Csol 13-14).

Boa Festa de São Francisco de Assis a todos!

Frei Fidêncio Vanboemmel, OFM

Ministro Provincial
Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
online free course
download micromax firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=

Conteúdo Relacionado