Quem somos - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Homilia do Ministro Geral na Solenidade da Epifania 2011

23/11/2011

Roma, Basílica de Aracoeli, 06.01.2011

PÔR-SE A CAMINHO

Is 60, 1-6;
Sal 71;
Ef 3, 2-3. 5-6;
Mt 2, 1-12

Queridos, que o Senhor lhes dê a paz!
Sejam bem-vindos a esta solene celebração da Epifania do Senhor, nesta Basílica de Aracoeli, tão ligada à história de Roma e da Ordem dos Frades Menores. Saúdo respeitosa e fraternalmente ao Cardeal Titular desta Basílica, Sua Eminência Reverendíssima Cardeal Salvatore De Giorgi, assim como o Honorável Gianni Alemanno, prefeito de nossa cidade de Roma. Saúdo fraternalmente a todos vocês, queridos amigos, que perpetuando esta antiga tradição romana, vieram hoje para adorar o Menino de Aracoeli. Finalmente, um abraço especial a todas as crianças aqui presentes. Oxalá esta ocasião seja o início do encontro com Aquele que vem para salvar-nos e deseja estabelecer sua morada em cada homem e mulher. Que o Menino de Belém, como gostava de chamá-Lo o Seráfico Pai São Francisco, os cumule com todas as bênçãos no ano de 2011, apenas iniciado.

Com a Epifania chegamos a um momento importante das festas natalinas, celebrações que se concluirão no próximo domingo com a festa do Batismo do Senhor. O Senhor que na noite de Natal se manifestou ao povo de Israel na pessoa dos pastores, hoje se manifesta aos gentios, graças aos Magos do Oriente. Desta forma, Jesus, como o anjo o havia chamado antes de sua concepção no seio virginal de Maria, sua mãe (cf. Lc 2,21); o Salvador, conforme anunciado aos pastores quando estavam no campo, guardando o seu rebanho (cf. . Lc 2, 8.11); manifesta-se tanto aos próximos como aos distantes (cf. Ef 2,17). Precisamente as festas do Natal, nos anunciam esta boa notícia: também aqueles que estavam excluídos do direito de cidadania em Israel, peregrinos e forasteiros à aliança prometida (Ef 2,12), agora se tornam próximos, pois a ninguém é fechada a possibilidade de ser salvo. Se todos havíamos pecado e estávamos sob o domínio do pecado, agora, se manifestou a justiça de Deus que, pela fé em Cristo Jesus, justifica tanto judeus como pagãos (cf. Rm 1.2.3). A partir de então, também os gentios foram chamados, em Cristo Jesus, para participar da mesma herança, a formar parte do mesmo corpo e a participar das promessas, por meio do Evangelho (cf. Ef 3,6). A todos, judeus e pagãos, dirige-se o convite do profeta Isaías: “Levanta-te, resplandece, porque chegou a tua luz e a glória do Senhor brilha sobre ti” (Is 60,1). Em Cristo Jesus, de fato, todos nós fomos abençoados (cf. Ef 1,3). Assim, atinge o seu cume, o caminho de Deus para o homem e do homem para Deus; um caminho de busca e de encontro recíproco.

A busca por parte de Deus em relação ao homem, começa quando o homem decide romper os laços de amizade com o Criador, no momento do pecado: “Adão, onde estás?” (Gen. 3,9). Deus, amando com amor eterno (cf. Jr 31,3) não quer a separação do homem, mas a sua amizade, e é por isto que o procura. A esta vontade divina, o homem não corresponde imediatamente. Mas Deus não deixa de buscar o homem; de muitas formas e de diferentes maneiras, por meio dos profetas (cf. Heb 1,1), faz ouvir seu chamado de amor: “Vinde a mim de todo coração” e assim “serão o meu povo e eu serei o vosso Deus”. E ainda não satisfeito em apenas expressar seu desejo, “quando se completou o tempo estabelecido, Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher e sujeito à Lei, para resgatar os que estavam sujeitos à Lei e nos tornar filhos adotivos” (Gl 4:4-5). No Emanuel, Deus conosco, Deus se encontra definitivamente com o homem.

Por sua vez, o homem, como diz o salmista, nunca esquece o profundo desejo de encontrar-se novamente com o seu Criador: “Minha alma tem sede de ti!” Como expressa, um dos maiores buscadores de Deus, Santo Agostinho: “o homem, que foi criado por Deus, não encontrará a paz, senão descansando nEle”. Este encontro do homem com Deus e de Deus com o homem, acontece na pessoa de Jesus, o Verbo feito homem (cf. Jo 1,14). Contemplando este mistério de amor, compreendemos quanta razão tinha o Apóstolo ao afirmar que somos queridos por Deus, ou com outras palavras, amados por Deus (cf. 1 Jo 5.14), até ao ponto de converter-nos em seus próprios filhos (cf. Jo 1.12).

Neste ponto, é necessário tomar consciência de uma coisa: enquanto o desejo de Deus em encontrar o homem não diminui jamais, o desejo do homem de encontrar a Deus pode enfraquecer. Recorda-nos o prólogo do Evangelho de João que ouvimos no dia de Natal: “A luz brilha nas trevas e as trevas não a perceberam (…). Ela estava no mundo e o mundo foi feito por ela, e o mundo não a conheceu. Veio para os seus, e os Seus não a receberam”. (Jo 1,5.10-11). Recorda também a página do Evangelho desta celebração. Junto aos Magos, que se põem a caminho para encontrar e adorar “o Rei dos judeus que acaba de nascer”, está Herodes, perplexo e “com ele toda Jerusalém” (Mt 2:2-3). Esta é a nossa grande responsabilidade: diante de um Deus que está constantemente à procura do homem, podemos abrir nosso coração, nossa casa para acolhê-lo, ou podemos rejeitá-lo, como fizeram os habitantes de Belém, quando José e Maria subiram a cidade de Davi, para inscrever-se ao recenseamento ordenado por César Augusto (Lc 2.7).
Queridos irmãos e irmãs, também para nós chegou o momento de procurar sinceramente a Jesus, como os pastores, que se puseram a caminho sem hesitação (cf. Lc 2,16); como os Magos, que enfrentaram dificuldades para chegar ao recém-nascido e adorá-lo (cf. Mt 2, 2); como tantos homens e mulheres de todos os tempos que, encontrando Jesus, abrem-lhe o cofre de seu coração e doam-se totalmente Àquele, que livrará o pobre que suplica e ao humilde que está desamparado.  Terá compaixão dos fracos e dos pobres e salvará a vida dos indigentes (cf. Sl 72).

Também nós, que o conhecemos pela fé (cf. Coleta), somos chamados, como os Magos, a pormo-nos a caminho para encontrá-lo constantemente, assumindo o cansaço do caminho – o caminho da fé não é fácil para ninguém, – é um caminho cheio de fascínio e temores, de desejos e dúvidas, de esperanças e incertezas, sob a orientação de uma estrela que aparece e desaparece. Se permanecermos imóveis, seremos como Herodes, que quer matá-lo, ou como os escribas e sacerdotes, cujo saber serve apenas para ajudar com as suas indicações a quem o quer matar. Afirma S. Agostinho: “a alma está mais presente onde ama do que no próprio corpo”. O caminho dos Magos é o caminho do amor, que, através da busca, da inteligência, da revelação, da alegria e da adoração, alcança o dom de si mesmo.

A Epifania é também a festa da missão universal. Quem encontra o Senhor não o pode guardar para si. Sua vida muda. Após o encontro com o “rei dos judeus”, os Magos voltaram por outro caminho (cf. Mt 1,12), sinal de sua conversão interior, que os leva a explorar caminhos novos, porque são pessoas novas. Como no caso dos Magos, também a nossa vida mudará com o encontro com Jesus e seremos capazes de tomar outros caminhos, dando testemunho do que vimos com nossos olhos, tocamos com nossas mãos, daquilo que ouvimos (cf. 1 Jo 1, 1-2). A Epifania mostra-nos este itinerário missionário:

• ver a estrela, para isto é necessário estar na disposição de busca como mendicantes de  sentido;
• pôr-se a caminho com coragem, sem medo das dificuldades que possam surgir;
• deixar que nosso coração se encha de alegria, pois é necessário ter sede de plenitude;
• abrir nossos cofres, que Mateus são nossos corações (cf. Mt 6,21), para oferecer ao Senhor o que temos (ouro), nossos desejos (incenso) e as nossas necessidades (mirra), isto é, para oferecer-lhe o que somos e o que temos. É assim que Deus nasce no homem e o homem em Deus;
• testemunhar com a vida e com nossas palavras, que só Ele é o Salvador, Aquele que apascentará a todos os povos da terra (cf. 5.1).

Irmãos e irmãs perguntemo-nos:

• Estamos dispostos a pormo-nos a caminho para encontrar também nós, o Rei dos Judeus, assumindo as atitudes próprias daqueles que se põem a caminho, despojando-nos de nós mesmos, não temendo nenhuma dificuldade, acolhendo a novidade do Senhor?
• Que estrelas vejo em minha vida?
• Como posso ser estrela para os outros?

Fr. José Rodríguez Carballo, ofm
Ministro geral OFM

Tradução: Irmãs Clarissas da Federação da Sagrada Família

Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
download udemy paid course for free
download huawei firmware
Free Download WordPress Themes
udemy free download

Conteúdo Relacionado