Vocacional: Jovens lotam Seminário de Ituporanga
16/06/2014
Frei Rodrigo da Silva Santos
O Seminário São Francisco de Assis de Ituporanga, em Santa Catarina, reviveu uma de suas experiências mais antigas nos dias 13 a 15 de junho: se viu repleto de crianças e jovens que buscavam conhecer um pouco mais a vida e o ideal franciscano. Somados aos seminaristas, tínhamos 93 vocacionados em nossa fraternidade!
Para nos atermos à realidade, este não foi um dos encontros vocacionais típicos de nossa Província. Ele se tratava mais de uma animação vocacional, de modo que nem todos os participantes já são vocacionados, não obstante a participação de alguns que já estão se preparando para ingressar no seminário no próximo ano. Tratou-se, portanto, da continuidade de um trabalho que está sendo desenvolvido pelo Serviço de Animação Vocacional Provincial, que juntamente com os animadores vocacionais locais está realizando visitas às nossas fraternidades e aos colégios. Mas, Deus queira, quem sabe alguns destes alunos se tornem fortes vocações entre nós.
Para atender à grande demanda, os quartos recém-reformados da casa, assim como alguns outros espaços da casa foram ocupados pelos colchões dos vocacionados. Eles já fizeram a estreia da ala nova do Seminário. Uma criançada alegre, barulhenta e interessada em conhecer tudo que podiam da fraternidade.
O encontro promoveu um tour pela casa, explicando o porquê de tudo aquilo que temos no seminário: Gruta de Nossa Senhora, campo e ginásio esportivo, bosque e ilha; jardins, pomar e hora; museu, salas de aula, capela e refeitório. Também foi exibido um curto filme sobre São Francisco de Assis e os jovens puderam preparar trabalhos sobre as diversas vocações. Uma tarde de esportes não poderia ficar de fora, é claro, e, no final do dia do sábado, tivemos uma alegre Noite Cultural, com apresentações artísticas dos seminaristas e vocacionados.
Agradecemos aos esforços e apoio das diversas fraternidades que enviaram seus jovens para a participação do encontro: Balneário Camboriú, Gaspar, Blumenau, Angelina, Lages, Concórdia e Coronel Freitas. Percebe-se, cada vez mais clara, a adesão dos frades neste trabalho de cuidado do dom da vocação o que se traduz na quantidade de vocacionados que temos acolhido. Que este espírito continue a crescer entre nós e que estejamos à altura dos jovens que Deus nos confia!



