Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

USF recebe Leonardo Boff para palestra “Qual é o caminho para a fraternidade universal”

09/11/2022

Notícias

A Universidade São Francisco (USF), Editora Vozes e a Arquidiocese de Campinas promoveram, no dia 07 de novembro a palestra “Qual é o caminho para a fraternidade universal”, com Leonardo Boff, no anfiteatro do Câmpus Campinas (Swift).

O autor abordou o caminho para fraternidade universal possível, por meio da Encíclica Fratellli Tutti e a revolução paradigmática do dominus (dono) ao frater (irmãos). De forma realista, Leonardo Boff apresenta as possibilidades de realização da fraternidade universal, proposta por Francisco de Assis e por Francisco de Roma, e considera os entraves que a nossa cultura atual apresenta; que, mantida, a torna impossível. “O Papa está na ponta da discussão ecológica Mundial, efetivamente é então a Fratelli Tutti tem uma importância enorme porque ele enfrenta as crises pelas quais está passando a humanidade”, explicou durante o evento.

Leonardo Boff (1938) foi por mais de 20 anos professor de Teologia Sistemática no Instituto Franciscano de Petrópolis e, posteriormente, professor de Ética, Filosofia da Religião e de Ecologia Filosófica na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Foi também professor-visitante em várias universidades estrangeiras. É membro da Iniciativa Internacional da Carta da Terra, da qual é um dos corredatores. Em 2002 foi galardoado pelo Parlamento Sueco com o Prêmio Nobel Alternativo da Paz por associar ecologia com justiça social e espiritualidade. É autor de mais de cem livros, em sua maioria publicados pela Editora Vozes.

Estiveram presente no evento o Reitor da USF, Frei Gilberto Garcia, o vice-reitor da USF, Thiago Alexandre Hayakawa, o Arcebispo Metropolitano de Campinas, Dom João Inácio Müller, o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi, o coordenador do Núcleo de Pastoral Universitária, Frei Vitorio Mazzuco Filho, o diretor do Câmpus Campinas, professor Paulo Silveira, a Diretora do Câmpus Bragança Paulista, professora Patrícia Teixeira Costa, o diretor do Câmpus Itatiba, professor Renato Adriano Pezenti, além de coordenadores de curso, docentes, estudantes e público externo.


Ao fim da palestra o autor promoveu uma sessão de autógrafos. O evento foi transmitido também no canal oficial da USF no Youtube. Clique aqui para assistir.