Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

USF integra ranking dos 10 melhores cursos de Educação a Distância do Brasil

08/08/2019

Notícias

O Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais na modalidade Educação a Distância (EAD) da Universidade São Francisco (USF) foi destaque no EAD Ranking, realizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

A USF ficou entre as 10 melhores Instituições de Ensino, sendo que foram avaliados 200 cursos em diversos níveis (regulares, graduação ou pós) e áreas de interesse. O Curso Tecnologia em Processos Gerenciais da USF recebeu em 2017 o conceito 5, avaliação máxima do Ministério da Educação (MEC), que analisa corpo docente, instalações físicas e projeto pedagógico.

O EAD Ranking é calculado com base em quatro indicadores: avaliação de tutores e coordenadores de cursos (40% da pontuação), popularidade entre empregadores (20% da pontuação), efetividade dos recursos tecnológicos oferecidos pelo curso (20% da pontuação) e quantidade de alunos por tutor (20%). O ranking é uma parceria entre o Canvas, a Rede Rankintacs, a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e o Grupo Gestão RH traz uma classificação inédita na educação a distância.

Para o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi, o Curso da USF está entre os melhores do ranking devido a excelência nos indicadores avaliados. “Ser destaque neste ranking inédito demonstra o compromisso da USF em consolidar os cursos de EAD com qualidade. Temos polos de EAD com estrutura física invejável, além das próprias unidades, para receber o aluno e oferecer ensino a distância, mas também um ensino personalizado”, afirmou o Pró-Reitor.

A cada cinco estudantes de ensino superior no Brasil, um utiliza a modalidade a distância. Dados do Censo Superior, divulgado pelo Inep, indicam que 1,8 milhão de universitários estão na EAD. O ensino superior tem 8,3 milhões, segundo último Censo, divulgado ano passado.

Para o coordenador do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), Renato Adriano Pezenti, o bom desempenho também é resultado da maneira como a USF atua no ensino superior brasileiro. “A oferta de EAD responde, de modo muito feliz, à própria missão da USF de promover e difundir o conhecimento, sendo a EAD uma plataforma para isso. Oferecemos um ensino com forte traço de acessibilidade e democratização”, afirmou o coordenador.

Para a coordenadora do Curso, professora Simone Cristina Spiandorello, o bom desempenho se deve, entre outros itens, o envolvimento do corpo docente. “Para nós essa conquista reflete o grande envolvimento do corpo docente que elaborou cuidadosamente os conteúdos e as avaliações do curso, seu engajamento na tutoria, o compromisso da equipe técnica com prazos e qualidade, tudo isso articulado pelo grande profissionalismo de toda comunidade acadêmica na USF e que nos permitiu ganhar a confiança de nossos alunos para sua formação profissional”, afirmou a docente.

O Curso

O Curso de Educação a Distância (EAD) Tecnologia em Processos Gerenciais da USF conta com uma série de atividades, que vão desde a indicação de textos para a leitura, vídeo-aulas, discussões em fóruns, realizações de tarefas individuais e em grupo, entre outras. Os estudantes têm ainda encontros presenciais durante o semestre e, ao final do curso, poderão atuar na administração de pequenas e médias empresas, fomentando o empreendedorismo por meio da utilização de técnicas e métodos de gestão, além de promover o crescimento efetivo das organizações.

A USF oferta mais de 30 cursos de Graduação e Pós-Graduação a distância, com polos nas cidades de Bragança Paulista, Campinas, Atibaia, Itatiba e Petrópolis. São cursos nas áreas de saúde, humanas, exatas e superiores de tecnologia. Os interessados podem se inscrever em usf.edu.br/vestibular.