Universidade São Francisco tem novo reitor
01/02/2018
O comunicado de atribuições foi realizado pelo chanceler da Universidade, Frei Fidêncio Vanboemmel, OFM. A nova gestão realizou encontros, em janeiro, nos campi Bragança Paulista, Itatiba e Campinas. “Uma grande honra ter sido convidado a voltar a USF, uma instituição em que pude aprender muito sobre gestão acadêmica. Fico feliz de reencontrar a Universidade, depois de 8 anos, com vigor acadêmico e administrativo. Voltar para essa casa em uma situação tão favorável só me dá otimismo e vontade de compartilhar as lições aprendidas nos últimos anos”, afirmou o novo reitor, durante encontro com a comunidade no Campus Campinas.
Professor Gilberto Garcia foi reitor da USF de 2002 a 2010. Foi presidente da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias ABRUC e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras CRUB. Foi presidente Conselho Nacional de Educação (CNE), onde atualmente é membro conselheiro da Câmara de Educação Superior, da qual também foi presidente. Exerceu igualmente funções de reitor em instituições de ensino como a FAE – Centro Universitário, no Paraná e a Universidade Católica de Brasília (UCB), no Distrito Federal.
No período em que vem atuando no CNE, presidiu e ainda preside diferentes comissões sobre normatizações do ensino superior brasileiro, criou outras delegações regulatórias e atualmente é o relator de comissões importantes como: marco regulatório dos cursos de pós-graduação lato sensu, marco para a extensão, para o voluntariado na educação, diretrizes para o ensino religioso no ensino básico e diretrizes curriculares de propaganda e publicidade. O Conselho Nacional de Educação é um órgão de Estado com funções normativas, consultivas e deliberativas, composto por 24 membros, divididos entre as Câmaras de Educação Básica e Superior. Os membros do CNE são nomeados pela Presidência da República.
Durante o encontro com a comunidade acadêmica, o novo Reitor comentou as principais transformações no ensino superior brasileiro nos últimos 8 anos, destacando o progresso da Educação a Distância (EAD), a regulação da extensão no Brasil e as mudanças no stricto sensu. “As mudanças recentes nos marcos regulatórios da educação trouxeram profundas mudanças para o planejamento das Instituições de Ensino Superior e, certamente, irão impactar sobre as estratégias da USF”, comentou o professor Gilberto.
FONTE: Universidade São Francisco