Under Ten: Custódia Imaculada Mãe de Deus de Angola-CIMDA
10/12/2025

De 24 a 28 de novembro do ano corrente, decorreu o encontro dos frades que se encontram entre 1 e 10 anos de profissão solene, a nível da Custódia, fase esta que é comumente conhecida como “Under Ten”.
O mesmo encontro aconteceu no Zango 3, Município de Calumbo, Província Do Icolo e Bengo. Foi um período não só formativo, mas também de lazer, diversão, entre outros acontecimentos que motivaram a convivência entre irmãos que somos.
Refletiu-se sobre os seguintes temas: Fraternidade franciscana; Consistência e inconsistência vocacional e o Desenvolvimento Psicossocial na perspectiva Psicológica e Erik Erikson.
Durante a abordagem dos temas, viu-se que mais do que falarmos em crises, devemos é pensar na inconsistência Vocacional, isto é: falta de aceitação, falta de liberdade, falta de firmeza, falta de equilíbrio emocional e afectivo, falta de equilíbrio sexual, falta de alegria e a tendência de só enxergar a negatividade em tudo. Coisas estas que muitas das vezes nos levam a não a se desenvolver e a um não crescimento em meio a fraternidade como um todo, ou como bem apresenta um dos temas, em meio à fraternidade Franciscana. A inconsistência nos levaria a nunca estar contente com nada, sem capacidade de resolver e enfrentar conflitos; a não ter espírito de cooperação; a não ter abertura para com a realidade que se vive; a não ter a capacidade de passar de um projecto pessoal para comunitário.
Diante de tudo refletido acima, foi possível analisar alguns pontos positivos que serão mencionados abaixo, que advenham quando de facto vivemos a fraternidade franciscana, quando temos a consistência vocacional e quando a gente desenvolve de facto a dimensão psicossocial:
1- Ter senso de identidade e aceitação de si mesmo;
2- Ter senso de liberdade pessoal, iniciativa, transcender;
3- Superar o egocentrismo;
4- Assumir compromisso fraterno;
5- Ter abertura a novos valores, novos desafios novas experiências, abertura a formação, capacitar-se;
6- Inscrever-se em um curso;
7- Ter sentido de justiça, bem estar, saúde etc;
8- Cuidado com os empobrecidos, dialogar, conhecer culturas diferentes; respeitar a etnia do outro.
Portanto, tudo isso são desafios que nos levam a se aproximar e a estar com Deus, a dar testemunho com palavras e atitudes e a não termos incertezas na vivência da vocação.
Se você quiser servir a Deus, Faça poucas coisas, mas as faça bem.
Luanda aos 28 /11/2025








