Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Tudo pronto para o Conclave nesta terça

10/03/2013

Papa Francisco

Vaticano – O Conclave se iniciará nesta terça-feira (12/3), como ficou decidido durante a 8ª Congregação Geral do Colégio Cardinalício, na última sexta-feira.

No primeiro dia, os cardeais se transferirão da Domus Sanctae Marthae ao Palácio Apostólico às 15h45. Às 16h30 terá lugar a procissão da Capela Paulina com entrada na Capela Sistina.

Quando entrarem na Capela Sistina, às 16h45min, os Cardeais farão o juramento e, em seguida, terá lugar o ‘extra omnes’, quando se fechará a Capela Sistina e os Cardeais seguirão a meditação do Cardeal Grech, realizando a eventual primeira votação prevista na Constituição. Às 19h30 recitarão as Vésperas na Capela Sistina, na conclusão dos trabalhos do dia e, às 19h30, retornarão à Domus Sanctae Mathae, para jantar às 20 horas.

Nos dias seguintes está programado o café da manhã entre as 6h30 e às 7h30; às 7h45, os cardeais se transferirão ao Palácio Apostólico e, das 8h15 às 9h15, concelebrarão a Santa Missa na Capela Paulina, o que deverá ocorrer diariamente. Às 9h30 entrarão na Capela Sistina, recitarão a Hora Média e farão as votações da manhã. Às 12h30 retornarão à Casa Santa Marta, para almoçar às 13 horas. Às 16 horas se transferirão novamente para a Capela Sistina, onde estarão previstos os escrutínios da tarde para as 16h50. A Oração das Vésperas, às 19h15, concluirá o dia de votações. Às 19h30, se transferirão à Casa Santa Marta, para jantar às 20 horas. Estes são horários indicativos dos dias do Conclave.

As cédulas são queimadas ao final das votações da manhã e da tarde e não após cada votação particular. Assim, os horários normais do final das votações seriam às 12 horas para as votações da manhã e às 19 horas para as votações da tarde. É apenas uma indicação, segundo o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi. No entanto, se o novo Pontífice vier a ser eleito na primeira votação da manhã ou da tarde, a fumaça branca sairá da chaminé instalada no telhado da Capela Sistina no meio da manhã ou no meio da tarde. Assim, todos devem estar atentos entre 10h30 e 11 hs e entre 17h30 e 18 hs. A eleição do Papa Ratzinger ocorreu na primeira votação da tarde e assim, a fumaça apareceu após as 17 horas.

Segundo a Constituição Apostólica, parágrafo nº 74, que trata do número de escrutínios sem a eleição de um Papa. Ou seja, se após 3 dias de votações não se chegar a um consenso, deve-se fazer uma parada e, após, realizar mais 7 escrutínios. Não se chegando a um consenso, para novamente e se realiza mais sete escrutínios e, posteriormente, nova parada e mais sete escrutínios e, por fim, a escolha fica entre os dois mais votados.