Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Sefras se reúne em Assembleia pela 19ª vez

26/09/2023

Notícias

O Sefras – Ação Social Franciscana, reuniu-se em Assembleia, em Tanguá (RJ), frades e trabalhadores que atuam na Frente da Solidariedade para com os Empobrecidos. A reunião foi realizada entre os dias 18 e 22 de setembro. Pelo Governo da Província, participou o Frei Gustavo Medella, que é também Secretário para a Evangelização. Esta foi a 19ª edição da Assembleia anual e teve como tema: “Sonhar, Acreditar, Favorecer” para guiar a organização em caminho formativo e estratégico social para o próximo ano.

Na mística de abertura, destacou-se o viés das dificuldades que perpassam a vida das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e como tal realidade impacta em sua capacidade de sonhar com o futuro.

A mística foi marcada por uma apresentação teatral e músical onde um jovem que desacredita no em qualquer mudança da realidade e desiste de buscar o novo inicia uma conversa com uma senhora que ainda em suas dificuldades é capaz de atualizar as resistências histórias de nosso país e propor uma esperança firme ao jovem descrente. Entre uma conversa e contra dos personagens,  os trabalhadores do Sefras cantavam e rezavam pelo mundo. Frei José Francisco, diretor presidente do SEFRAS, destacou: “A gente quer olhar para história do SEFRAS e as profundas marcas que a pandemia nos deixou. […] Essa Assembleia deseja ser o final de uma transição de tempo de dificuldade e de tantos desafios que nós vivemos. […] Nós atuamos diariamente com o sofrimento humano mas a cada dia somos provocados a sonhar e perceber que até aqui o Senhor nos acompanhou e nos cabe a terra prometida depende de quanto nos colocamos a caminho”.

A Assembleia foi dividida em três parte, primeira foi dedicada a análise de conjuntura com dois especialistas convidados. José Correia Leite, filósofo, professor universitário e integrante do coletivo 660, e Allan Coelho, professor e participante do movimento Laudato Si’.

Os temas debatidos perpassaram desde questões ambientais, os desafios políticos da sociedade civil, racismo estrutural e o novo momento político brasileiro. José Leite trouxe para o debate questões de geopolítica internacional, como a guerra entre Rússia e Ucrânia, e os conflitos econômicos entre Estados Unidos e China, enquanto Allan alertou sobre a comercialização das condições básicas de vida, e as contradições entre desenvolvimento, produtividade e consumo dentro do debate ambiental.

Na segunda parte da assembleia foi dedicado a trabalhos em grupo para discutir e pontuar o futuro da organização, com temas que irão ser mantidos ou excluídos do planejamento de 2024.

No último dia da discussão da Assembleia Anual de 2023 houve a apresentação do Frei Gustavo Medella. Ele apresentou o contexto no qual o Sefras está inserido dentro da missão evangelizadora da Ordem dos Frades Menores.

Frei Gustavo iniciou sua fala remontando a história de São Francisco de Assis desde seu nascimento. “Francisco foi revolucionário e reformista sem fazer nenhuma ruptura judicial ou institucional com a igreja”, disse.

Outro ponto levantado foram os jubileus, cujo primeiro é a celebração dos 800 anos da regra bulada da ordem dos Frades Menores.

“A vida e a regra da ordem dos frades menores é viver de acordo com que ensinou e viveu o nosso senhor Jesus Cristo, sem possuir nada, em obediência e castidade”, afirmou.

O segundo jubileu é a representação plástica do presépio. E o terceiro foi a impressão das chagas de Jesus na cruz em Francisco mostrando a profunda ligação do Santo com Jesus.

“Em cada um desses jubileus nós vemos uma figura de Francisco que mudou a igreja de dentro para fora[…] Francisco pede para que os frades vivam com os sarracenos como irmão sem briga mas confessando sua fé cristã”, disse o Frei Gustavo.

O religioso também falou sobre a importância do Sefras na missão franciscana, de solidariedade, acolhimento e fraternidade.

“De que maneira nós, pleiteando o novo, conseguimos voltar às nossas raízes. [….] então nosso desejo é que cada vez mais fazer parte da província franciscana seja mais explícito, cultivado e aprofundado”

Após a Fala do Frei Gustavo , Frei Marx Rodrigues fez uma exposição abrangendo a fraternidade e amizade social (Fratelli tutti), a vida do franciscano no dia de hoje.

A Fratelli Tutti é um documento da igreja, escrito pelo Papa Francisco, que fala sobre a missão social da Igreja para colocar fim à violência no mundo.

“Nós franciscanos estamos em um tempo oportuno para evangelizar em fraternidade e na busca do bem comum”, disse Frei Marx.

Também foi dito sobre a Laudato Si’ numa segunda edição que falará sobre a justiça socioambiental.

“Não temos como falar dos pássaros e da água sem entender a exploração que  acontece dos bens naturais. Então o que o Laudato Si’ 2 trará será a Justiça Social no centro do debate”. Por fim, Frei Marx apresentou as orientações e mandatos do Plano de Evangelização da Província e quais são os temas que serão abraçados para os próximos anos.

Com o fim da fala do Frei Marx, os participantes da Assembleia se debruçaram na elaboração de um tema para nortear o do planejamento franciscano, político e de captação de recursos  de 2024, unindo carisma e intuição.

Na sexta-feira foi a mística de encerramento, onde se recordou as palavras de São Francisco de Assis: “irmãos recomecemos pois até agora pouco ou nada fizemos”. Na celebração foi recordado todo o empenho dos envolvidos e na esperança de um tempo novo, que deverá povoar nosso coração.


Comunicação do Sefras