Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Retiro dos aspirantes à Ordem Franciscana Secular de Florianópolis

27/05/2013

Notícias

ofsNo último dia 18, os aspirantes à Ordem Franciscana Secular da Fraternidade São Francisco das Chagas do Centro de Florianópolis se reuniram em um retiro preparatório para a profissão, juntamente com a Ministra Ione Rodrigues de Menezes e o Frei Vanderley Grassi, OFM.

O retiro iniciou-se com um momento forte de oração, em seguida foram discutidas e planejadas as atividades do dia. A manhã foi marcada por uma reflexão profunda, conduzida por Frei Vanderlei Grassi, que abordou o tema: “Os Discípulos de Emaús”, trecho bíblico narrado por São Lucas em seu Evangelho (Lc 24, 13-35).

O relato dos discípulos nos descreveu a experiência de dois seguidores de Jesus durante o caminho de Jerusalém para a pequena aldeia de Emaús após a crucificação. Quando Ele morreu, morreu também a esperança que ele havia despertado em seus corações. Sem Jesus não tinha sentido continuar reunidos.

É neste ambiente de tristeza que Jesus revelou o projeto de Deus e se aproximou dos discípulos, ouviu-os atentamente e, em seguida,  resgatou o entusiasmo daqueles que estavam sentindo-se abandonados. Refletiu-se ainda o fato de que muitas vezes em nossas vidas deixamos morrer a fé em Jesus, voltamos para Emaús e não percebemos que Ele está sempre ao nosso lado, mesmo nos momentos de desilusão, dor ou sofrimento. Por isso, somos chamados a reavivar fortemente a nossa fé em Cristo ressuscitado.

O intervalo do almoço foi marcado por uma alegre confraternização entre todos, e o período da tarde, reservado para uma discussão e reflexão sobre os problemas enfrentados pela Ordem Franciscana Secular e a necessidade de sermos membros atuantes e dispostos ao serviço dentro da fraternidade e na sociedade. O encontro foi finalizado com a celebração da Santa Missa na Igreja São Francisco, localizada no Centro de Florianópolis.