Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Regional Sudeste II promove encontro com iniciantes

04/11/2013

Notícias

ofsO Conselho Regional Sudeste II da Ordem Franciscana Secular promoveu na Catedral de Santo Antônio, de Duque de Caxias (RJ), o seu encontro anual com os irmãos que ingressaram na etapa de iniciação. O encontro foi realizado pela equipe de formação regional e reuniu os iniciantes das Fraternidades Apóstolo São Pedro (RJ), Santo Antônio do Largo da Carioca (RJ), Santo Antônio (Duque de Caxias), Nossa Senhora das Graças (São Gonçalo), São João Batista (São João de Meriti).

O encontro contribuiu para integrar os iniciantes das diversas fraternidades, aprofundar aspectos importantes da espiritualidade franciscana e esclarecer como se estrutura e organiza a Ordem Franciscana Secular (OFS) nos seus diferentes níveis. A formadora regional Daysi Lúcia ressaltou a importância de se fortalecer a identidade franciscana aproveitando as etapas de formação para aprofundar o estudo da Regra e Vida, dos documentos da OFS, e, sobretudo, das fontes franciscanas que possibilitam conhecer em profundidade o manancial que é a espiritualidade franciscana.

A formadora finalizou destacando que a formação do franciscano secular é um processo permanente e recomendou ser oportuno que desde as etapas iniciais de formação os franciscanos assinem a Revista Paz e Bem, órgão da Ordem Franciscana Secular do Brasil, que traz notícias de interesse geral e artigos próprios para formação individual e em fraternidade.

ofs1No encerramento, o ministro regional Arion Silva agradeceu aos organizadores do encontro e afirmou que é possível seguir o ideal de São Francisco nos dias de hoje, ressaltando a importância da vida em fraternidade e do testemunho de cada irmão para a formação dos iniciantes. O ministro destacou ainda a importância dos formadores que devem receber os novos irmãos como presentes de Deus para que cada vocação cresça e amadureça dando bons frutos de amor e devoção à São Francisco, Santa Clara e à Ordem Franciscana Secular.

Breve história da Ordem Franciscana Secular

A Ordem dos Frades Menores (OFM) nasceu em 1210, e a Ordem de Santa Clara (as Clarissas), em 1212. Foi também nessa época que nasceu a Ordem Franciscana Secular (OFS), tendo como ideal viver o Evangelho em todos os lugares onde se encontravam. Homens e mulheres, casados e solteiros, em meio às famílias, buscando viver o mesmo ideal que tanto atraiu Francisco de Assis. A Ordem foi aprovada pelo Papa Honório III em 1221. Luquésio e Buonadona são considerados os primeiros franciscanos seculares, pois, segundo a tradição, esse foi o primeiro casal que São Francisco aceitou na Ordem Secular daquele tempo.

Hoje, mais do que nunca, os Franciscanos Seculares sentem-se comprometidos a viver o Evangelho cada dia e em toda circunstância, segundo a própria vocação e os dons recebidos. A OFS apresenta-se como uma experiência de vida cristã, partilhada por mulheres e homens sem discriminação, sendo hoje um verdadeiro exército franciscano de Deus espalhado por todo o mundo.

“A Ordem Franciscana Secular é a mais antiga forma de organização de Leigos que, guiados pela Igreja, unidos em fraternidade e inspirando-se no ideal de São Francisco de Assis, se empenham em testemunhar com a vida o Evangelho de Jesus Cristo e se dedicam ao apostolado no estado laical”. (beato João Paulo II)