Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Regionais de Santa Catarina promovem Encontro de Jovens

07/08/2012

Notícias

Renato Pezenti

No final de semana, dias 04 e 05 de agosto, 83 jovens estiveram reunidos no Centro de Formação da Paróquia Imaculada Conceição de Curitibanos, para o Encontro Regional de Jovens das Frentes de Evangelização da Província. Os dias de formação, convivência e partilha, foram promovidos pelos regionais Vale e Alto Vale do Itajaí e Planalto Catarinense.

O Encontro, iluminado pelo tema Francisco de Assis: um Jovem para hoje, teve sua programação diversificada e dinâmica e contou com a incrível disponibilidade e prontidão dos jovens. No sábado (04) os trabalhos iniciaram às 17 horas e se estenderam até às 23h30. Houve a acolhida, abertura, teatro, uma primeira reflexão sobre o tema O Jovem Francisco de Assis, conduzida por Frei Evaldo Ludwig, trabalhos em grupos, partilha e uma caminhada de oração que mergulhou na noite do dia e da juventude e parafraseou a oração de São Francisco, fazendo da postura franciscana uma luz e um grito de Paz e Bem para a atualidade. O domingo iniciou às 7 horas com alvorada, oração e café. Boa parte da manhã foi dedicada ao filme São Francisco, apreciado e aplaudido pelos jovens. O filme deixou no ar uma série de propostas, impressões e questionamentos, que foram partilhados.

Já perto do meio dia, fez-se uma dinâmica de ilustração da vida fraterna, a partir do texto das fontes franciscanas: Como descreveu o frade perfeito, do Espelho da Perfeição, 85. Depois do almoço, Frei Gilberto da Silva fazendo eco as impressões dos jovens e aos traços da atualidade, aprofundou o tema, Francisco de Assis: Um jovem para hoje. Em grupos, os participantes puderam continuar os trabalhos e partilhar em plenária. Já às 16 horas o encontro foi encerrado com uma celebração de envio e entrega de Taus franciscanos aos participantes. Os jovens levaram consigo a marca de São Francisco, pra marcar o mundo com o franciscanismo.

No encontro, estiveram presentes Jovens das Paróquias Santa Inês de Balneário Camboriú; Nossa Senhora Aparecida de Blumenau; São Pedro de Gaspar; Santo Estêvão de Ituporanga; Navio e Convento de Lages e Imaculada Conceição de Curitibanos.

Esta iniciativa responde a uma provocação da Província Franciscana na Imaculada Conceição do Brasil que realiza estes encontros em nível provincial e lançou o desafio para que os regionais o promovessem também em nível local. Os grandes objetivos foram a aproximação dos jovens da riqueza do carisma franciscano, oferecendo Francisco como luz capaz de iluminar os caminhos da juventude nos dias de hoje e, também a aproximação dos frades do mundo dos jovens, a fim de que estes também possam oferecer luzes para caminhada Franciscana junto à juventude.