Província inicia celebrações oficiais do Centenário do Cântico das Criaturas
30/01/2025
No próximo dia 2 de fevereiro, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil iniciará oficialmente as celebrações do VIII Centenário do Cânticos das Criaturas. Todas as Fraternidades foram convidadas a fazer desta data um marco das celebrações, orações e atividades evangelizadoras voltadas a esta temática do Louvor a Deus pela Criação e pelo dom de dela fazer parte.
As celebrações dos Centenários Franciscanos definidos pela Conferência da Família Franciscana, foram iniciadas em 2023 e tiveram como objetivo articular os 800 anos de momentos marcantes da vida de São Francisco de Assis e, consequentemente, da história da Ordem dos Frades Menores. Até 2026, teremos celebração o centenário da Regra Bulada e do Natal de Greccio (2023), dos Estigmas (2024), do Cântico das Criaturas neste ano e da Páscoa de São Francisco em 2026.
No dia 11 de janeiro, os superiores da Família Franciscana e outros representantes celebraram a abertura do VIII Centenário de Composição do Cântico das Criaturas em Assis, na Itália. Foi uma belo momento orante que permitiu aos participantes recordar a narrativa da composição deste Louvor a Deus segundo os biógrafos mais antigos, além de louvar e render graças a Deus pela intuição dada a São Francisco de Assis que nos alcança até os dias atuais.
“Este evento lançou luz à ideia de também estabelecermos um dia para que iniciássemos as celebrações na Província. Assim, os irmãos terão a oportunidade de rezarem juntos nesta intenção, e unirem-se também ao povo nas celebrações comunitárias”, disse Frei Rodrigo da Silva Santos, Moderador da Formação Permanente. Na mesma data será celebrado o dia da Apresentação do Senhor e o Dia Mundial da Vida Consagrada. Será uma boa ocasião para somarmos as preces por esta dimensão tão característica de nossa espiritualidade franciscana.
Celebrações integradas
Indiretamente, tudo o que fizermos neste ano estará ligado com o jubileu dos 350 anos da criação da Província. Não há como desvincular nossa história e carisma do que fizermos, pois tudo terá sua origem em quem somos. Neste ano especial, as preces das celebrações, assim como os comentários e motivações iniciais farão memória desta data importante para a Província, com o propósito de recordar que esta celebração só tem sentido se fundamentada na longa história, testemunho e dedicação dos frades, comunidades e eventos que a antecederam.
Além das celebrações que envolvem a Província e a Família Franciscana, também estamos vivendo na Igreja o Ano Jubilar da Esperança. Essas datas compõem o todo de um importante momento que deve ser percorrido em unidade evangelizadora e catequética.
A Igreja do Brasil escolheu como temática da Campanha da Fraternidade a Ecologia Integral e assumiu São Francisco de Assis como eixo espiritual da reflexão. “São muitas as motivações e marcos celebrativos que se unem numa oportunidade de vivermos um tempo forte de renovação e revigoramento de nossa consagração e compromisso com a missão, de adesão à nossa forma de vida e ao projeto de evangelização em unidade com a caminhada da Igreja. Penso que, assim, nós revelaremos um sentido de gratidão pelo que já ocorreu em nossa história e de esperança pelo que há de ser vivido e testemunhado no amanhã. Não seria esta uma bela forma de celebrar o dom que Deus tem nos concedido viver neste ano?”, salientou o frade.
Celebrando a Esperança, o passado e o futuro
Quando a Igreja lança mão da virtude da esperança é preciso identificá-la à luz de nossa fé. A esperança cristã refere-se à salvação em Cristo e ao encontro definitivo com o Pai na eternidade. É para esta direção que toda a Criação e a humanidade se dirigem e é a partir dela que a nossa vida no presente deve ser entendida e vivida.
A consciência de que não são os condicionamentos do presente, as fragilidades pessoais do agora, as tragédias pessoais e globais que determinam o sentido da existência de cada ser vivente, mas o próprio Deus que nos chama à vida junto de si, e ao Amor em si. Segundo Frei Rodrigo, o que ainda não está alinhado com este convite, os contravalores da Boa Notícia trazida por Jesus são as aparas que precisam ser ajustadas, na jornada de cada um e cada comunidade, em um processo contínuo de conversão, para nos aproximarmos sempre mais d’Aquele que nos chama.
“Celebrar um marco histórico da jornada de uma entidade que, em verdade, é um recorte formado por vidas de homens que se consagraram a Deus e à sua Boa Notícia, pelo testemunho e dedicação de cada um deles que os levou a, junto com o povo, erguerem obras de solidariedade, de promoção da dignidade humana no campo da educação, da cultura e da informação, além do ânimo na fé e compromisso com o Reino, é inserir este tempo caminhado em uma trajetória que é maior que o da própria Província: que é da Igreja e de toda a Criação. É reconhecer o que já foi possível fazer e nos tornar e olhar adiante para o que o mundo e a Igreja precisa que nos tornemos sem perder de vista o objetivo final e o sentido do que hoje somos e fazemos que é o próprio Deus”, concluiu.
Texto: Adriana Rabelo