Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Comissão se reúne em Rodeio e anuncia etapa final do processo

31/08/2015

Notícias

frei-Bruno-820

A fase de pesquisa e elaboração do processo de beatificação de Frei Bruno Linden, frade franciscano que atuou em Gaspar entre 1904 e 1909 e também em outras cidades catarinenses, caminha para as etapas finais. Nesta semana, a Comissão  que conduz os trabalhos se reuniu em Rodeio, cidade em que Frei Bruno trabalhou por 19 anos. No município de raízes italianas, o grupo discutiu os próximos passos do processo e avaliou relatos de milagres atribuídos a Frei Bruno.

Segundo o Frei Alex Sandro Cianorscki, pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, de Xaxim, no Oeste Catarinense, e que integra a comissão do processo pela causa de beatificação de Frei Bruno, a expectativa é encerrar a fase diocesana do processo, que envolve a vida e as virtudes cristãs do Servo de Deus, até março, quando acontece a tradicional Romaria Frei Bruno, em Joaçaba. Paralelamente, uma comissão especial está iniciando os trabalhos em busca de relatos de milagres alcançados por meio de orações a Frei Bruno, segunda fase do processo e necessária para a beatificação.

Foram mapeados 24 casos de curas e graças alcançadas em Joaçaba, Rodeio e Xaxim, mas devem ser escolhidos quatro ou cinco casos mais consistentes e com documentação vasta para serem apresentados ao Vaticano. “Já tínhamos relatos com muita consistência e, após a inauguração do Museu de Frei Bruno, em Joaçaba, recebemos ainda mais casos de pessoas que dizem ter sido abençoadas com milagres, então estamos muito confiantes”, afirma Alcione Weiss, 66 anos, integrante da Comissão de Milagres e ex-presidente da Associação Amigos de Frei Bruno.

Trabalhos começaram em 2013

Os trabalhos para a beatificação começaram em outubro de 2013 e são realizados ao mesmo tempo pela comissão central, que tem seis membros, pelo tribunal eclesiástico, com quatro integrantes, e pela comissão de milagres, com seis. Em novembro do ano passado, uma biografia de Frei Bruno escrita por Frei Clarêncio Neotti. O livro é parte da pesquisa feita para reunir materiais a serem entregues ao Vaticano. Fiéis que tenham relatos de milagres, curas ou conquistas alcançadas por meio de orações a Frei Bruno e quiserem incluir o relato no processo de beatificação podem entrar em contato com a Cúria Diocesana (Av. Santa Teresinha, 69 – 89600-000 – Joaçaba – SC Fone: (49)3522-1294; (49)3522-0848 – freibruno@franciscanos.org.br) ou em Gaspar com o sr. Luiz Gadotti (tel. 9210-4545 e  luizinhogadotti@yahoo.com).

Frei-Bruno-coroinhaCoroinha de Frei Bruno

Hoje com 82 anos, o aposentado Antônio Benvindo Depine guarda com carinho recordações da infância em Rodeio. Entre as memórias está a imagem de um padre benevolente, que caminhava quilômetros para levar a palavra de Deus. Seu Antônio chegou a ser coroinha de Frei Bruno e recorda que a figura do padre já arrastava multidões de fiéis às igrejas da região. “Meu pai, Germano, era muito amigo de Frei Bruno, uma espécie de braço direito dele. Eles sempre saíam juntos para fazer visitas e distribuir correspondências, já que durante um tempo Frei Bruno ajudava a entregar cartas para fiéis, sempre andando a pé. Ele era um homem muito bom, sempre disposto a ajudar”, recorda.

As etapas da canonização

Servo de Deus – a partir do momento em que o Vaticano aceita o processo de beatificação. É o estágio atual no caso de Frei Bruno;
Venerável – após o Vaticano aceitar o processo de virtudes cristãs, primeira das duas partes do processo de beatificação;
Beato – a partir do reconhecimento da realização de milagres, a segunda etapa; conhecida como beatificação;
Santo – somente quando for comprovada a realização de um segundo milagre, que precisa ter ocorrido após a beatificação; Também conhecida como canonização.

Texto e fotos: Jornal Cruzeiro do Vale, Gaspar (SC)

VEJA COMO FOI A ROMARIA FREI BRUNO DESTE ANO

REZE PELA BEATIFICAÇÃO DE FREI BRUNO