Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Preparação do conclave começa segunda

01/03/2013

Papa Francisco

No primeiro dia da Sé vacante, e segundo se estabelece a Constituição Apostólica “Universi Domini Gregis”, o decano do Colégio Cardinalício do Vaticano, cardeal Angelo Sodano, convocou esta manhã (01/3) os cardeais que elegerão o novo papa para estarem no Vaticano  no dia 4 de março, próxima segunda-feira, para a primeira reunião preparatória visando o conclave.

Esta primeira reunião está prevista para começar às 9h30 na Sala Nova do Sínodo dos Bispos. A segunda reunião geral será também na segunda, às 17 horas, no mesmo lugar.

O evento deverá definir os últimos detalhes para a escolha do novo pontífice, incluindo a data de início do conclave. As primeiras reuniões são chamadas de congregações gerais e nelas se discutirão os problemas da Igreja Católica e que servirão para definir o perfil do papa que substituirá Bento 16.

Dentre os temas que serão abordados, deverão estar a reforma na instituição e a investigação interna do vazamento de documentos do agora papa emérito, conhecido como Vatileaks.

O anúncio foi feito após o decano do Colégio de Cardeais, Angelo Sodano, ter enviado cartas aos cardeais da Igreja Católica, e deverá contar com a participação de todos.

Abaixo a carta: