Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Postulantado de Angola começa com 27 candidatos

11/02/2019

Notícias

A etapa do Postulantado começou no dia 9 de fevereiro, na Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA). Durante a Santa Missa (6h30), na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, o presidente da Fundação, Frei José Antônio dos Santos, acolheu 27 candidatos para fazerem esta experiência durante um ano. Estavam presentes o mestre dos Postulantes, Frei Laurindo Lauro, e Frei João Bunga, o mestre dos Aspirantes.

Foram admitidos os seguintes candidatos à etapa do Postulantado: Abel Ernesto Nené, Alberto Joaquim Manuel Gamba, Bartolomeu Kapena Moisés, Borracha Raimundo Eduardo, Dionísio Kapitango Uyombo Muhele, Escovalo Gabriel Domingos, Fernando Camaxilo Victor, Francisco Pedro Kapapelo Chitacumula, Gualter Filipe João Pascoal, Ilário Kaleka Gonçalves Barros, Januário Mendonça Barreto de Carvalho, João Garcia Isaac Lucoqui, José Kapundi, Luís José Fernandes, Manuel Coloi Armando Camongua, Manuel Katchingangu Singue, Mário Catimba Dumba Baptista, Paulino Salamba Candando, Paulo Camuanguina Alexandre, Paulo Kapindali, Paulo Ngungo Ngumbe Gabriel, Raul Dumbo Bondua Muquinjina, Silva Kawia Ngueve Tchimo, Simão Albino Katenha Kakinta, Simeão Capingala Jamba, Tomás Gaspar Joaquim, Vicente Chocolate Barros.

Na sua homilia, Frei José contou uma história. “Conta-se que havia uma loja de Deus, onde os Anjos vendiam os seus produtos. E, nas prateleiras, havia produtos como amor, humildade obediência, caridade, simplicidade… Um dia, um homem se viu dentro desta loja e pediu ao anjo uma grande quantidade de amor e outros produtos. O anjo, então, colocou tudo num saco pequeno e entregou ao homem, que, decepcionado, perguntou: ‘Só isso?’ O anjo respondeu afirmativamente, explicando: ‘Nós só damos mudas. Cada um faz a sua própria plantação’.”

Com essa pequena história, Frei José afirmou que a muda é a nossa vocação e só poderá crescer e dar frutos com nosso esforço para regar, podar e esperar a colheita. “Na vinha do Senhor cada cristão possui um pedaço de terra para trabalhar dia e noite. Portanto, nada recebemos pronto”, explicou.

Segundo as Constituições Gerais da Ordem dos Frades Menores, a formação inicial à vida religiosa franciscana é feita em três etapas: postulantado, noviciado e tempo de Profissão temporária: “O Postulantado é o período durante o qual o candidato pede para abraçar nossa vida, com a intenção de preparar-se convenientemente para o Noviciado; e a Fraternidade Provincial, depois de oportuno e conhecimento, amadurece sua resposta sobre a admissão do postulante ao Noviciado”, define o documento.

Neste tempo, a Fraternidade formadora terá a missão de ajudar o candidato a conhecer a si mesmo, completar sua primeira formação cristã, se for necessário, analisar as motivações íntimas de sua própria vocação e adquirir gradual conhecimento e experiência da vida franciscana. A Fraternidade Franciscana da Porciúncula tem como guardião Frei Laurindo Lauro da Silva Júnior, que também é o mestre dos postulantes; Frei Valdemiro Wastchuk, vigário da casa e pároco; e Frei João Alberto Bunga, orientador dos aspirantes e responsável pelos projetos sociais.

Os mestres Frei Laurindo e Frei João Bunga comemoram o “florescer vocacional” que vive a Fundação Imaculada Mãe de Deus. “As expectativas são sempre as melhores, mas a certeza é que teremos um longo e desafiador itinerário”, acreditam os orientadores, adiantando que a equipe de formação procurou garantir o espaço físico adequado para essas duas etapas, no entanto, as obras se estenderão ao longo do ano.

“A casa está sendo reformada para receber os postulantes, mas também deve ser levado em conta que os 12 aspirantes com o Ensino Médio completo neste ano fazem, aqui, a sua etapa de Aspirantado”, adiantou Frei Laurindo Lauro, o mestre dos postulantes.

Frei Elias H. Luís e Frei Pedro Vitangui